Descubra os 5 sinais que mostram que o seu inconsciente quer chamar sua atenção
Em algum momento da sua vida você já experimentou sentimentos arrebatadores? Uma alegria inexplicável ou uma tristeza que surge sem qualquer lógica. Conheceu alguém pela primeira vez e naquele mesmo momento criou antipatia? Foi a partir da percepção da existência desses comportamentos que fogem à nossa razão que surgiu a noção teórica do inconsciente.
A nossa mente é ainda um grande mistério a ser desvendado. Freud, considerado o pai da psicanálise, defendia que nossa mente é como um iceberg: onde a pequena parte externa do bloco de gelo, a que conseguimos enxergar, corresponde ao nosso consciente e que todo o resto que se esconde embaixo da superfície, seria o nosso inconsciente.
Cada um de nós possui ideias preconcebidas sobre muitas questões e pessoas. Nutrimos sentimentos de medo, ansiedade que não sabemos de onde vêm. Desejos sem razão lógica, mas que habitam o nosso inconsciente. Não é racional, não pensamos sobre, apenas agimos, sentimos.
Estes momentos significam que o nosso inconsciente nos quer passar alguma mensagem importante, algo que estamos deixando de lado, mas que precisamos dedicar atenção. Podem ser lembranças que não demos atenção ou ainda sentimentos que tentamos evitar, mas que precisamos enfrentar.
Está disposto a ouvir o seu inconsciente? Então fique atento a estes 5 sinais de que sua mente está querendo falar com você!
“A voz do seu inconsciente é sutil, mas ela não descansa até ser ouvida”
5 sinais de que sua mente está querendo falar com você!
-
Lampejos de ideias
Você se considera uma pessoa intuitiva? Acredita em sua intuição e a segue quando ela lhe “fala” ao ouvido? Por muitas vezes, este sentimento invade o nosso mundo racional com força para nos transmitir mensagens que podem nos auxiliar na resolução de um problema, ou para nos fazer enxergar as situações através de um outro ângulo. Muitas dessas mensagens podem representar um marco em nossas vidas já que proporcionam revelações poderosas que nos sugerem a agir e pensar de uma maneira que o nosso consciente não havia nos indicado. Isso faz com que possamos descobrir caminhos diferentes, mais criativos que nos levam com mais rapidez ao nosso destino pretendido.
-
Pensamentos momentâneos
O nosso inconsciente funciona como uma grande bagagem. Dentro desta bagagem podemos encontrar o resultado de todas as nossas experiências. Imagine ter de carregar absolutamente tudo o que experimentamos e aprendemos até aqui, no nosso dia a dia? Seria um verdadeiro caos. Por isso a nossa mente guarda toda essa bagagem no compartimento do inconsciente e nos fornece sinais e informações relevantes sempre que precisamos. Essa interação entre nossas consciências pode ser algo muito positivo ou negativo. Tudo depende de como reagimos ao recebermos esses “recados”.
Algumas mensagens podem conter informações realmente impressionantes enquanto outras trazem apenas “dicas” de como agir em determinado momento. Quantas vezes nos deitamos para dormir, mas a nossa mente parece insistir em permanecer acordada? Em nossas mentes, surgem pensamentos sobre experiências passadas, pessoas que nos marcaram, situações agradáveis ou até mesmo traumáticas! Não temos qualquer controle sobre isso, mas de fato existe algum motivo pelo qual a mente resolveu trazer esses assuntos à tona. Esta é a forma encontrada pelo nosso cérebro para nos alertar sobre questões emocionais não resolvidas e que precisamos enfrentar para conseguir seguir em frente.
-
Sonhos recorrentes
No passado os sonhos eram tratados como verdadeiras mensagens enviadas pelo divino. Seria a forma encontrada por nossos anjos protetores para nos alertar sobre fatos que iriam acontecer em nossas vidas. Portanto, os sonhos eram encarados como uma espécie de premonição. Hoje sabemos que nossos sonhos são resultado das informações armazenadas em nosso inconsciente. Quando uma associação entre fatos experimentados em nossas vidas é muito forte, mas ainda assim as reprimimos, esta é a forma da nossa mente tentar transmitir de maneira direta ou indireta esses sentimentos que tentamos de todas as formas ignorar.
Os sonhos podem trazer vontades que não foram concretizadas e até mesmo comportamentos que nos habituamos a repetir e que podem prejudicar nosso emocional ou nosso corpo físico. Preste atenção aos sonhos que se repetem e tente encontrar uma correlação com a mensagem que este sonho nos envia e fatos do nosso dia a dia.
-
Sintomas físicos
Quando dores físicas aparecem, logo as relacionamos com problemas da saúde física. Mas nem sempre a origem dos sintomas é esta. A nossa mente também utiliza o corpo para nos dar sinais de que algo está errado e que precisa ser curado. São situações em que as pessoas se queixam de dores, mas ao ir ao médico, nada é detectado. Como as dores não são inventadas e realmente as sentimos, por vezes ficamos com medo de estarmos com alguma enfermidade grave que ninguém consegue descobrir.
Mas estes sintomas podem ser reflexo de um desequilíbrio energético que faz com que o nosso corpo passe a funcionar de forma “errada”. Dores nas costas, dores de cabeça, nas articulações ou dores no estômago, aquele cansaço que vem e não parece ir embora, por mais que não façamos muito esforço.
Pare e reflita: existe alguma coisa acontecendo em sua vida que pode estar lhe causando essas dores? O trabalho está consumindo muito da sua energia? Alguma relação tóxica está tirando suas forças? O inconsciente quer que você analise o que lhe aflige para que encontre uma forma de cessar esses fenômenos.
-
Falta de Livre Arbítrio
Querer é poder, certo? Mas querer e conseguir é muito diferente. Por vezes tentamos realizar nossos desejos, vontades, mas somos impelidos por algum motivo. Sabemos o que queremos, mas não temos a força necessária para realizar. É como se esperássemos que a solução “caísse do céu” e tudo se resolvesse sem qualquer esforço.
Isto pode ser um sinal de que o seu livre arbítrio, sua capacidade de decidir o que quer, sofresse uma espécie de censura. Se queremos tanto uma coisa, por que não conseguimos executar o que é necessário para conseguir atingir nosso objetivo?
Perseguir e conquistar os sonhos é tarefa árdua. Não é apenas a realização obtida através de um simples desejo. O livre arbítrio existe para que possamos decidir quando, onde e como agir para alcançarmos a linha de chegada. Mas se atualmente você sente que sua capacidade de decisão sobre a sua própria vida se encontra fora das suas mãos, atenção. Esta é a forma que seu inconsciente encontrou para alertar sobre possíveis problemas de saúde mental. Se a mente não vai bem, como todo o resto fluirá da maneira desejada?
Saiba mais :