Descubra qual é o significado simbólico e metafísico da cor roxa
O roxo é uma das cores mais significativas no espectro invisível. Ao longo da história da humanidade, foi vista como uma cor especial, a tonalidade da realeza e das roupas das viúvas. Além disso, é uma cor mística, enigmática e carregada de definições metafísicas. Se você deseja saber o significado simbólico e metafísico da cor roxa, continue lendo este artigo.
“Violeta roxa sobre o rochedo nu. Em nuvens cor de opala, gotas de sereno…E nos meus sonhos tu”
A temperatura da cor roxa
O roxo é criado pela mistura de azul com vermelho. O vermelho é uma cor quente e robusta e o azul uma cor fria e intensa. Como as duas cores são fortes, o roxo contém os traços das cores quentes e frias. Isso quer dizer que, apesar da energia feroz da cor vermelha, mantém a segurança e estabilidade da cor azul. Isso mostra como essa cor pode ser enigmática.
A realeza e a raridade
O roxo é uma cor rara na natureza e apenas algumas plantas são capazes de produzir o pigmento roxo. Existe uma suspeita que esta é razão pela qual a realeza da Europa usava a cor roxa como um sinal de nobreza. Neste contexto, o tom representa riqueza, autoridade e conexão com a mente aberta e transcendental.
Capacidades metafísica e psíquica ligadas à cor roxa
O roxo é uma cor intimamente ligada à espiritualidade. Os roxos ajudam na prática espiritual e em particular, na prática de meditação e cura do chakra do terceiro olho. Também se trata de um tom poderoso para empregar o propósito de usar habilidades psíquicas.
Os praticantes psíquicos normalmente usam roupas roxas e pedras preciosas como safira, ametista e tanzanita, além dos aromas derivados das poucas plantas que são naturalmente roxas – como violeta, lavanda e orquídeas.
Clique aqui: Classic Blue: o que você precisa saber sobre a cor Pantone de 2020
Imaginação e criatividade
Um dos significados mais interessantes ligados ao roxo é a imaginação e criatividade. Para muitas pessoas, os tons de roxo abrem os olhos da mente e ajudam a fazer fluir as correntes criativas. Caso você tenha um espaço criativo, adicione objetos com a cor roxa ou um vaso de flores de lavanda ao local para trazer sua criatividade a outro nível.
Os tons de roxo e seus significados
Os diferentes tons de roxo podem ter significados diversos. Os roxos leves normalmente representam feminilidade e o divino feminino. Isso não quer dizer que é ligado apenas às mulheres, porque todos temos um pouco de feminino e masculino. Os roxos suaves podem ajudar a destacar e nutrir os traços femininos.
Os roxos escuros por sua vez, representam depressão, tristeza e frustração. Evite usar roxos escuros sempre que for possível.
Roxos vívidos e vibrantes tendem a representar riqueza e extravagância, além de autoridade e poder. Porém, evite o uso excessivo deste tom, porque pode trazer elitismo, arrogância e emoções frias.
Clique aqui: Significado da cor dourado: a visão da cromoterapia
A cor roxa e o sono
Os roxos são frequentemente utilizados em tratamentos de insônia. A lavanda contém propriedades indutoras do sono e os roxos mais claros e opacos são conhecidos por ajudar mentes inquietas. Isso pode estar relacionado com a natureza espiritual da cor púrpura, pois permite mais facilmente transportar seu eu metafísico para o plano astral, induzindo sonhos e sono.
Estes são alguns dos significados metafísicos principais da cor roxa. Podemos chegar à conclusão de que é uma cor maravilhosa para se ter por perto e aproveitar os seus benefícios.
Saiba mais :