Deusa Ísis: protetora da natureza e da magia
Se você gosta de magia, provavelmente já ouviu falar da deusa Ísis. Se gosta do tema mas não a conhece, essa é sua chance!
“A magia da linguagem é o mais perigoso dos encantos”
A mitologia, seja grega, egípcia, romana ou nórdica, é encantadora. Muito antes das próprias religiões, a única narrativa metafísica que existia sobre a vida e a existência era contada através dos mitos. Quando eles deixaram de fazer sentido, esse lugar foi preenchido pela filosofia, que nasce na Grécia Antiga com os primeiros pensadores (chamados naturalistas) investigando sobre o funcionamento das coisas. Depois de alguns séculos é que religiões como o cristianismo, por exemplo, surgem no mundo.
A mitologia egípcia deixou um rico legado para a humanidade, e uma das figuras mais interessantes dessa concepção de mundo é a Deusa Ísis, a “grande mãe”, protetora da magia e dos iniciados.
Quem é Ísis
A deusa Ísis foi uma das principais divindades do Antigo Egito, que acabou extrapolando as barreiras desse império e chegou até o mundo greco-romano. Ela foi mencionada pela primeira vez no Império Antigo, como uma das personagens principais do mito de Osíris, irmão que se torna marido e com quem Ísis concebeu Hórus ísis e Osíris eram as divindades mais veneradas do panteão mitológico do Antigo Egito.
O outro irmão do casal, Seth, fica com muita inveja de Ísis e Osíris e se torna um grande inimigo dos dois. Esse conflito termina com a morte terrível de Osíris pelas mãos de Seth: esquartejado, Osíris deixa a vida na frente de Ísis. Desesperada, Ísis consegue reunir os membros do marido, com exceção do genital, que acaba sendo substituído por um órgão de ouro. Ísis consegue ressuscitar o marido graças aos seus dotes mágicos, habilidades de cura e poder sobre o mundo dos mortos. Por isso, quando um egípcio morria, acreditava-se que era Ísis quem ajudava a alma a entrar no pós-vida, uma espécie de governanta do mundo dos mortos. Ísis também era considerada a mãe divina do faraó, o representante de Deus na Terra.
Feitiços evocando suas virtudes maternas eram comuns, pois ela era tida como a mãe primordial. Como patrona da magia, muitos livros mágicos são dedicados e ela, especialmente os que carregam a cura na essência dos feitiços. O poder mágico atribuído a Ísis era maior que o de todos os outros deuses: ela protegia o reino dos inimigos, governava os céus, a morte, a natureza, e tinha também grande poder sobre o destino. Alguns de seus adoradores afirmavam que ela reunia todos os poderes divinos femininos do mundo.
A veneração a Ísis acabou com a ascensão do cristianismo nos séculos IV e V, embora existam traços do culto denunciados pelo sincretismo entre as duas crenças; é possível que sua adoração tenha influenciado algumas práticas do cristianismo, como por exemplo, a veneração a Maria. Para além do cristianismo, na cultura ocidental Ísis é muito presente no esoterismo e escolas iniciáticas que trabalham com as forças da natureza e os aspectos femininos do divino.
Clique Aqui: 5 deusas que ajudam a resgatar o Sagrado Feminino
Sincretismo: semelhanças entre Ísis e Maria
Apesar de se tratarem de religiões totalmente diferentes, sendo uma egípcia e a outra romana, existem semelhanças impressionantes entre as narrativas que contam a história da deusa Ísis e as de Maria, a mãe de Jesus. São resquícios do paganismo incorporado pela igreja católica ao longo dos anos de história.
“As religiões são todas iguais – fundadas sobre fábulas e mitologias”
-
Geradoras
Ísis é a mãe universal, chamada mut, enquanto Maria é considerada pelos cristãos a mãe divina da graça.
-
Grandes mães
Na tradição egípcia, Ísis é mãe de Hator e Hórus, os grandes deuses. Maria é a mãe de Deus, que se faz homem na forma de Jesus.
“Salve ó Senhora Santa, Rainha Santíssima, Mãe de Deus, ó Maria… Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem”
-
Castidade
Ísis é a primeira virgem, a criadora, a primeira mulher pura e também uma mãe virgem. Maria também é concebida como a eterna virgem, sendo sua própria gravidez e parto um milagre através do qual a castidade de Maria é preservada.
-
Virtuosas
Para os egípcios, a deusa Ísis era a personificação de todas as virtudes. Maria, por sua vez, é a mãe imaculada, inviolada, amável, misericordiosa, abençoada e admirável.
-
Simbologia
A representação de Ísis é o lótus sagrado, e de Maria a rosa mística.
-
Rainhas
Ísis é tida como a rainha do universo e Maria é a grande rainha do céu.
Orações e rituais de Ísis
-
Oração de socorro e proteção
Deusa do amor e da magia hoje me volto a ti em busca de teu auxílio. Conheces meu coração e anseios, sabes de minha alegrias e mazelas, de ti nada é escondido, em ti encontro meu refúgio! Conceda-me, oh Rainha dos Deuses, a tua benção, acolhe-me em teus braços tal qual teu filho Hórus, guia-me pelas estradas do deserto a tua fonte de águas cristalinas. Liberta-me, oh Grande Mãe, das amarras do tempo e dores do passado, cobre com tuas areias os olhos de quem me quer o mal, afasta de mim os ímpios. Oh Deusa Ísis,
saúdo-te hoje e sempre em meu coração e alma, clamando a ti pelo equilíbrio de meus caminhos.Conhecer-te é a bênção das bênçãos e hoje de coração aberto sinto tua presença em minha energia. Sei que comigo estás e que posso vencer todos os obstáculos sem a ninguém derrubar! És meu oásis na vastidão do deserto, oh Grande Deusa!
Que assim seja!
-
Ritual para proteger e fortalecer o amor
Esse ritual é ideal para fortalecer o amor, naqueles momentos em que o casal se encontra distante, desconectado, talvez enfrentando dificuldades. Para ter os efeitos esperados, esse ritual deve ser realizado em uma sexta-feira.
Para realizar o ritual, é necessário ter uma vela vermelha, incenso de rosas, papel branco sem linhas e um lápis. Para começar, acenda a vela e o incenso. Depois, usando o lápis escreva seu nome completo – e do do seu amor – no papel. Feche os olhos, tranquilize a mente e tente relaxar por alguns minutos, para elevar um pouco a vibração. Pegue o papel e passe sobre a chama da vela e da fumaça do incenso, dizendo:
“Pela chama do fogo e o poder da deusa serpente,
Rogo a deusa Ísis que fortaleça nosso amor,
Que se dissipem todas as nuvens que possam atrapalhar a nossa união,
Que o nosso relacionamento seja unido agora e para sempre.
Agradeço a poderosa Deusa Ísis por suas bênçãos. ”Feito isso, deixe cair algumas gotas de cera no papel para selar os nomes e pronto. Ísis receberá seu pedido e irá interceder por você.
-
Ritual das 6 noites para reaproximação com a pessoa amada
Sabemos que o amor não é fácil, e que alguns desencontros da vida podem nos afastar de quem amamos. Se você perdeu um amor e deseja conquistá-lo, esse ritual pode te ajudar a atrair a atenção de quem está distante. Para o ritual, você precisa ter óleo de rosas, vela azul celeste, 7 pedaços de papel branco sem pauta e um lápis. Aguarde uma sexta-feira de Lua crescente para iniciar o ritual.
Quando estiver próximo das 23:45, prepare um banho para você e passe o óleo de rosas no corpo. À meia-noite em ponto, comece a banhar-se, dizendo:
“Deusa Mãe Ísis, Mãe de Amor que me ampara, vem a mim pelo aroma das rosas, para realizar minha vontade nesta hora de magia, trazendo satisfação, alegria e poder em minha vida”.
Saia do banheiro e faça 7 entalhes sobre a vela azul. Escreva o nome completo de quem você gostaria que te amasse nos pedaços de papel, acenda a vela e queime um papel após o outro, dizendo 7 vezes:
“Ísis, Deusa de Amor, traz (nome da pessoa) aqui em meus braços. Que seja acesa a chama do desejo e o meu amor seja o que o inspira. ”
Visualize por um tempo a pessoa amada, imagine a união acontecendo e a harmonia envolvendo o casal. Depois apague a vela sem soprar, e repita o ritual por 6 noites consecutivas usando a mesma vela. Havendo permissão, Ísis dará uma mão e a aproximação entre você e quem você ama irá acontecer.
Saiba mais :