Dez de Copas e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Em comparação com o arcano anterior, no Dez de Copas a trajetória no elemento Água é “atualizada com sucesso”. Marte dá o empurrão de Fogo; Peixes oferece a sensibilidade da Água, e um ciclo se completa.
O Dez de Copas e seu Significado no Tarot
A mensagem da cena desta carta depende totalmente da perspectiva. Trata-se de uma família que, ao fazer uma pausa e observar “de fora” o que haviam conquistado juntos, perceberam- se abençoados. O homem e a mulher se abraçam e contemplam juntos. As crianças dançam felizes.
Objetivamente falando, nada mudou: a casa que veem ao longe é sua própria casa. A terra, o rio e as árvores – toda aquela paisagem já existia. Os filhos também. Porém, de dentro da casa eles perdiam a dimensão de como tudo isso junto compunha algo maravilhoso. Foi necessário se afastar e ajustar a perspectiva, reavaliando a noção de sucesso. Quando deram conta disso, um arco-íris com as dez taças coloriu o céu. Eles estavam sob proteção desse arco o tempo todo, mas não sabiam.
O que acontece depois do “foram felizes para sempre”? A rotina pode ser o preço da felicidade, mas paradoxalmente acaba embaçando nosso olhar. Com o tempo só enxergamos a rotina, mas não as alegrias a que ela dá suporte.
Esta noção se aplica a qualquer contexto que está “dando certo”. Enquanto continuamente realimentamos e reconstruímos as bases da nossa felicidade, nem sempre abraçamos quem está ao lado. Nem sempre agradecemos. Nem sempre curtimos – porque o dia-a-dia fica saturado de si mesmo. Fazer as coisas funcionarem requer sair do palco onde tudo brilha, e atuar também nos bastidores. Isso é mais desgastante do que divertido.
Neste sentido, é maravilhoso ter filhos, mas é difícil criar filhos. É difícil fazer um casamento continuar dando certo. É difícil estruturar uma carreira. É difícil manter nossos bens, e mesmo nossa boa saúde dá trabalho.
Numa leitura, o recado do Dez de Copas é para você sair do piloto automático. Coloque as questões emocionais num novo foco. Vai perceber como tudo está em ordem, caminhando bem. Talvez você esteja precisando de férias, ou participar de atividades que permitam conhecer outras realidades, para poder retornar à sua com outro olhar.
Por ora, abra-se à magia que costura todas as partes de sua vida juntas. Reviva a ternura pelos que estão ao seu lado: abrace, diga mais uma vez o quanto são importantes. Admitir a presença do amor e da felicidade é a chave para que eles aumentem. A bem-aventurança não é uma fotografia estática, um recorte destacado da vida, é uma percepção de como tudo junto faz sentido por estarmos juntos imersos nestas Águas.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo