Dez de Espadas e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
No último arcano da sequência de Ar, o Sol entra em Gêmeos. Finaliza o ciclo na décima posição, o que também significa que um novo ciclo começa. Confira tudo sobre o Dez de Espadas!
O Dez de Espadas no Tarot
Ao contrário dos demais elementos, em que as séries se desenvolvem num sentido de construção, no reino de Ar, por se tratar da mente, é preciso dar um “reboot” e reinicializar o programa. Porque a angústia mental não deve ser propagada. Você precisa de uma bagagem mais leve para continuar. Assim, para encerrar propriamente o aprendizado pelo Ar, o motivo do seu desassossego acaba. O desafio é o que você vai colocar no lugar.
Veja bem: na carta, uma pessoa morre, sucumbindo sob dez espadas. Atrás dela, no horizonte, as nuvens escuras se dissipam e as águas estão calmas. Essa morte é metafórica: na verdade, foram as questões que morreram. Quando as aflições de sua mente deixam de existir, não há mais porque agonizar a respeito delas. Aqui começa um novo enredo. Por isso é tão importante aprendermos a nos des-identificarmos de nossa mente.
Porque as inquietações “morrem”, e nós continuamos para o próximo ciclo.
Numa tirada, esta carta indica que você encerra uma fase difícil de sua vida porque chega ao final definitivo de uma condição ou situação. Algo que provavelmente já vinha caminhando para um fim há algum tempo (como foi anteriormente sinalizado pelo Oito e pelo Nove de Espadas).
Analisando bem, parte do sofrimento vem de antecipar o final que não desejamos, e que duvidamos se sermos capazes de suportar. O medo de sofrer potencializa e antecipa nosso sofrimento.
Sua situação caminha para fora do problema. A partir daqui você pode relaxar a sua atitude mental. Focar em outras coisas.
Por onde recomeçar? Você conta com três outros elementos. Pode recorrer a qualquer um deles.
Por Terra, atente de novo para sua base física: sua saúde, sua casa. Veja o que pede renovação, o que pede cuidado. Cuide de sua alimentação, nutrindo-se do que fortalece seu sistema. Componha-se. Preserve com amor tudo o que é seu. Mexa na terra, conviva com um animal de estimação, procure uma atividade física que permita ao corpo responder à atenção que recebe. A natureza é sempre receptiva ao cuidado.
Por Fogo, aceite um desafio criativo qualquer: aprenda a tocar um instrumento ou a fotografar, talvez algum trabalho artesanal. Aulas de improvisação teatral também ajudam a extravasar e recriar. Participe de alguma competição. Artes marciais e esportes radicais – montanhismo, surf, escalada – também podem trazer a adrenalina e a sensação de vitória que você está precisando.
Por fim, por Água, permita-se ter sentimentos. Você vai fluir – de emoções tristes, às vezes, a emoções belas, em outras. Há uma vastidão de emoções que você não vivencia há muito temo, aguardando para serem trazidas à tona. Permita-se sonhar. Deixe seu coração aberto.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo