Dez de Ouros e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A série de pentáculos narra a jornada de amadurecimento pelo elemento Terra, um elemento orientado pelo sentido de edificação. O ciclo fecha com Mercúrio em Virgem. O Dez de Ouros é uma carta de consolidação. A promessa no elemento Terra se cumpriu, se materializou, e deixou uma descendência.
O Dez de Ouros no Tarot
Vários símbolos na carta evocam essa conquista. A cena se dá dentro de um castelo ou pátio protegido, onde três gerações parecem celebrar – um ancião, um casal jovem e sua criança. O brasão no arco de sustentação reverencia os antepassados, indicando boa relação com ancestralidade. O patriarca, em primeiro plano, veste um traje suntuoso, ornado por uvas (símbolo recorrente de prosperidade na série de Ouros).
Ele vê com satisfação seus descendentes desfrutando da segurança material que seu trabalho e fortuna proporcionam. Sua idade sugere o longo tempo investido e a sabedoria adquirida até se chegar a essa configuração – porque desde o Ás de Ouros o caminho contou com desafios e adversidades.
A carta é um testemunho de que essa jornada pelo elemento Terra não pode ser feita de forma rápida ou inconsequente, ela requer planejamento e comprometimento com a empreitada. O resultado vem a longo prazo – até chegar a esse ponto não pode haver distração, não se pode perder os objetivos de vista.
Numa tirada, essa carta é um recado de que o sacrifício e a disciplina valem a pena. Diz respeito à segurança material e emocional. Não apenas de quem puxa a carta, mas todas as pessoas envolvidas na vida familiar parecem gozar de boa saúde.
Financeiramente, sugere uma família de bons recursos e continuidade da fortuna. Pode ser um negócio, um bem imobiliário, um empreendimento que é passado como legado para outros.
A tradição familiar é forte, os laços geracionais são cultivados, os mais velhos são reverenciados pela linhagem que deixaram no mundo. O presente está garantido, o futuro das gerações novas é promissor. Também pode se referir a uma aposentadoria tranquila e sem preocupações.
Diante de um impasse, esta carta propõe que se opte pela solução que proporcione um resultado duradouro – ainda que leve tempo e dê trabalho. Não sugere inovação, mas confiança no modo que já provou dar certo. Diante de uma intenção de amor, sugere vínculo tradicional, estável, casamento – possivelmente voltado à constituição da família.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo