Dez de Paus e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A sequência de Fogo culmina com Saturno em Sagitário. As tendências consumptivas do Fogo podem ser moderadas por Terra. Mas nesta instância o Fogo é praticamente exaurido pelas determinações do elemento Terra. Saturno converte toda a disposição e entusiasmo de Sagitário em opressão – para se apagar o fogo, basta jogar terra em cima. Saiba mais sobre o Dez de Paus!
Dez de Paus e seu Significado no Tarot
Um homem vem carregando uma carga diante de seu rosto. Suas as mãos abraçam a carga com cuidado – talvez até certo apego – não sabemos há quanto tempo. Ele se curva sob esse peso. A carga vem antes, sua vida vem depois.
Ele se dirige a uma aldeia onde há desenvolvimento (a estrutura das casas, o campo arado). Esses elementos sugerem o retorno positivo na lei do karma, ao qual ele teria direito. Mas está imerso de tal forma nos deveres e responsabilidades, que nunca desfruta do que preparou. Está exausto, mas sente que não pode parar.
Veja bem: é o que acontece se a tendência a não delegar tarefas, nem solicitar ajuda, já assinalada no arcano anterior (Nove de Paus), não for modificada a tempo. A tendência da série de Fogo escala nessa direção.
Você certamente conhece pessoas assim, para quem o trabalho nunca acaba. Apenas encadeia mais trabalho e responsabilidades, sem pausa, sem descanso. Competência é algo positivo. Estresse, não.
Se você puxou esta carta, pode estar imprimindo essa dinâmica à sua vida. Por que você sente que não pode parar? Se você dividir a carga, “a casa cai”? O que isso significa?
Também pode ser que você, por algum motivo – consciente ou inconsciente – tenha optado por se esconder atrás das obrigações. Cumpriu com várias metas, mas nunca mais deu um passo que não fosse voltado à manutenção do próprio trabalho. Pode até amar o que faz, mas isso consome sua vida. Talvez, como o homem da figura, abraça o trabalho para fugir à realidade de que não se sente aberto para abraçar mais ninguém.
Em algum momento as coisas se moldaram assim. Foi uma decisão, ou teria sido karma? Quando foi a última vez que você fez algo desvinculado de finalidade objetiva? Como você compreende as pessoas que se orientam por outro sentido – você tem um julgamento de valor sobre a escolha por outro modo de viver?
O mundo continua a girar – tal como era antes, e como será depois de você.
Saiba mais :
- Como um cartomante pode mudar a sua vida
- Cartas de Tarot: a personalidade e engenhosidade do Rei de Paus
- Novo Tarô de Marselha – uma versão ainda mais bonita e interativa