Dieta espiritual: verdade ou mito?
A alimentação é importante para nós. Podemos ser vegetarianos, veganos, comer apenas alimentos holísticos ou sem glúten, entre outros. A nossa dieta está sempre mudando e evoluindo, e há uma enorme quantidade de informações online sobre alimentos e bebidas ‘espirituais’ que supostamente o elevam espiritualmente. Nesse artigo, vamos desmistificar se é possível ou não fazer uma dieta espiritual.
O alimento afeta a nossa espiritualidade?
Esta é uma boa pergunta e você ouvirá opiniões diferentes sobre isso, dependendo de quem ouve ou do que lê. Pode haver muitas respostas e estilos de vida diferentes para escolher. Existe uma maneira absoluta, ou todos estamos procurando a melhor dieta que nos convêm?
Com dieta espiritual ou não, existem dietas que podem ser muito fisicamente ruins ao nosso corpo – assim como fumar cigarros, beber em excesso e falta de exercício. Tudo isso definitivamente afeta nossos níveis gerais de energia. Mas você certamente pode fumar, beber e não se exercitar e ainda ser uma pessoa espiritual. Como?
Para começar, muito do que está escrito sobre dieta espiritual é, de fato, referência aos seus efeitos físicos sobre nós, mas a comida não afeta o modo como nos comportamos. E existem muitos mitos convincentes por aí, por exemplo, que comer carne nos torna mais agressivos ou ainda mais zangados. Este é um mito assustador, baseado consumir as vibrações negativas que são armazenadas na carne.
Outro mito é que viver de vegetais e nozes nos afeta em termos de progresso espiritual. Não há dúvida de que isso nos afeta fisicamente, mas isso faz alguma diferença em nossa vida ou nas crenças espirituais?
Clique Aqui: Como usar a criatividade para explorar a sua espiritualidade
O que comer e o que não comer?
Uma pessoa não deve viver sem vegetais e frutas, pois dão energia e ajudam na digestão. Qualquer refeição que consumir que não contenha alimentos frescos ou verdes é difícil de digerir. Enquanto que quando comemos comidas pesadas ou “junk food” podemos nos sentir mal.
Enquanto a pessoa tiver um lado espiritual, as suas crenças não mudam se comer mal. Você teria que dizer não à comida que nunca o afetou espiritualmente, apesar das informação que sugerem que sim. No entanto, comer de forma descuidada pode diminuir não apenas a saúde do corpo físico, mas também a saúde do corpo etérico.
Uma pessoa deve cortar carboidratos? Talvez isso não tornará ninguém mais espiritual. Outra opção bastante comum é cortar laticínios. Claro que você pode o fazer, mas isso não significa que você está mais perto de Deus. O ideal é experimentar e ver qual dieta é pessoalmente mais benéfica para você.
A influência cultural na sua dieta espiritual
Em alguns países e culturas, além do lado financeiro, somos impactados por diferentes limites quanto ao que está disponível ou ao que é acessível consumir. De uma forma geral, somos todos os seres espirituais, não importa o que aconteça, mesmo aqueles que comem junk food todos os dias.
A conclusão a que chegamos é que nossas dietas mudam com o passar dos anos, mas, desde que acreditemos no que fazemos, tornando-nos gentis e amorosos, nunca poderá mudar com a dieta. Qualquer artigo ou livro que lista determinados alimentos que são melhores para consumir para a melhorar a sua espiritualidade provavelmente não pode fazer essa afirmação, pois não há maneiras de provar esse fato.
Pode ser simplesmente um conselho muito bom para nós, no sentido físico, mas a comida por si só nunca nos deixará mais próximos de Deus ou de qualquer outro líder espiritual que você tenha em sua vida – que vem do nosso coração e da nossa alma.
A sugestão é que tente ser uma pessoa saudável e desfrutar de um estilo de vida espiritual com tantos alimentos frescos quanto possível, conforme a natureza pretender. Não se preocupe muito com os artigos que dizem que você precisa comer mais disso ou daquilo para ser usufruir de uma dieta espiritual.
É verdade que os alimentos contêm energia e queremos ingerir a melhor energia para os nossos corpos. Mas se você não puder se dar ao luxo de comer de forma saudável o tempo todo, não se preocupe com o seu lado espiritual.
Saiba mais :