Estaremos passando para as 4ª e 5ª dimensões?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
O processo evolutivo compreende a passagem por diversas experiências e múltiplas dimensões de evolução, sendo a vida infinitamente maior do que o breve espaço compreendido entre o nascimento e morte de um espírito.
Em resumo, temos historicamente a primeira dimensão onde tudo é estático. A 2º dimensão possibilita o movimentos dos corpos sendo a 3º dimensão a densidade que dá às formas a capacidade de extrapolar o campo bidimensional. A Geometria, onde o conceito de espaço começa, é um ótimo exemplo para explicar a diferença entre a segunda e a terceira dimensão: o triângulo está na 2D e a pirâmide na 3D.
Na segunda e na terceira dimensão as formas precisam de espaço e do tempo para “existir” e o tempo é o elemento que permite o processo que leva ao “vir a ser”. Porém, quando removida a noção de tempo, cria-se uma realidade de quarta dimensão, não sujeita à passagem de tempo.
Um universo sem tempo não aceita a Lei do Karma, do aprendizado individual através dos ciclos reencarnatórios. Portanto, as dimensões possuem faixas vibratórias que indicam que, quanto maior a frequência, maior a dimensão e, quanto maior a dimensão, mais evoluídos são os seres que nela habitam. Então para chegar a quinta dimensão por exemplo, o espírito precisa ter expandido muito sua consciência e vibrado muito amor, alcançando a clareza espiritual, a humildade e o amor incondicional e não precisando mais reencarnar.
Compreender os conceitos científicos básicos de dimensão nos ajudam muito a conceber as dimensões astrais que o esoterismo nos apresenta, como funcionam e a possibilidade de acessá-las.
As dimensões na filosofia
A filosofia grega é a mãe das ciências, portanto, berço de muitos conceitos científicos que hoje utilizamos. Considerado o pai da Geometria, o filósofo grego Euclides tinha uma noção interessante de que tudo que nos cerca, questionava o universo e chamou de “espaço” o lugar que os corpos ocupam, trazendo à humanidade o conceito de “espaço euclidiano” expresso em sua Geometria.
Essa conceituação sobrevive até a Idade Média que, somente em seu fim, teve o início do processo de quebra dos paradigmas astronômicos com a encarnação de consciências como Copérnico, Galileu, Giordano Bruno e mais tarde Kepler e Newton.
As dimensões na matemática e na física
A passagem do conceito de espaço da filosofia para matemática antiga é feita por René Descartes, um filósofo, físico e matemático francês por vezes chamado de o “pai da matemática moderna”, considerado um dos pensadores mais influentes da história do pensamento ocidental. Ele associa a Aritmética à Geometria, criando a Geometria Analítica, a base da ciência moderna.
Porém, utilizando somente o plano cartesiano, não é possível localizar um objeto utilizando as coordenadas padrão. É necessário dizer quando aquele objeto está, juntamente com as coordenadas de onde ele está.
Então, físicos modernos criam um sistema referencial que adiciona a coordenada temporal à localização de um objeto, especialmente Albert Einstein, que deu uma contribuição importantíssima para a ideia de espaço quando percebe que os elementos espaço e tempo são dependentes e não existem um sem o outro, criando o espaço-tempo, conceito que passa a ser usado para descrever o universo.
As dimensões no mundo esotérico
O sistema de espaço-tempo é o alicerce para a compreensão da realidade dos planos espirituais. Reencarnação, a invisibilidade do universo astral e materialização de fenômenos só são passíveis de explicação lógica quando consideramos a densidade da matéria e as condições temporais que limitam a 3º dimensão, especialmente o conceito de espaço-tempo. A chave é perceber que, para “existir” na 3º dimensão, é necessário um adensamento de matéria enorme e estar inserido no espaço-tempo. Porém, o universo astral é o adensamento mais sutil da matéria, que permite a transcendência do espaço-tempo e não está submetido às suas regras, nos passando a falsa sensação de dimensões separadas.
As cidades astrais por exemplo estão onde? Os planos evolutivos estão em outra dimensão?
A resposta é provavelmente não. O conceito de dimensão vem sendo, como vimos, compreendido parcialmente e induzindo a ideia de “outros mundos”, não transmitindo o conceito de vibração e dimensão da matéria. Apenas a densidade da matérias separa os planos espirituais, e, por isso, o acesso à eles está intimamente ligado à expansão consciencial e a vibração que emanamos. Quanto mais denso, mais materializado é o espírito e mais baixa será sua dimensão. Quanto mais sutil, mais elevada será a dimensão que corresponde a esta vibração.
O universo esotérico atribui às essas esferas seres além de formas, consciências que integram esses universos e que ressoam suas condições energéticas e saber um pouco mais sobre as esferas de evolução, suas características e frequências energéticas significa nos munir de mais informação sobre nossa origem e também destino.
São, conforme acreditam muitas doutrinas, 7 as esferas evolutivas:
- 1ª esfera: minerais, água, átomos, moléculas, seres unidimensionais que se comunicam através de sensações de frio e calor são os habitantes dessa densidade.
- 2ª esfera: reino vegetal e animal, seres bidimensionais onde não existe a consciência de si e do todo.
- 3ª esfera: mundo tridimensional, físico. São seres que se comunicam pelas sensações, sentidos e conceitos elaborados como a linguagem, cultura e religiões. É um estado de consciência mais elevado que percebe a si mesmo, interage com o todo e tem a capacidade da significação espiritual.
- 4ª esfera: é habitada por seres quadridimensionais como os elementais da natureza. São nobres, ligados ao amor incondicional e, portanto, não geram karma. Essa dimensão é também conhecida como dimensão astral, última densidade que requer um corpo físico.
- 5ª esfera: é o plano da consciência experiencial do EU e está além do tempo. É nela que podemos descobrir fatos do passado e do futuro usando o corpo astral. Os seres desse plano não precisam assumir forma física. É considerada a Dimensão da Luz onde todos são Mestres, multidimensionalmente conscientes.
- 6ª esfera: esfera da Consciência Crística ou Búdica e está além da eternidade. Muitos estudiosos dizem que este é o plano da consciência que existia Jesus quando ele se tornou Cristo.
- 7ª esfera: pura luz, a sétima dimensão tem também sons puros, geometria sagrada, criatividade e expressão divinas perfeitas. É nela que mora O Criador, sem forma, indescritível, infinito e eterno. Chegamos à sétima dimensão através eliminação do ego e expansão total da consciência.
Clique Aqui: Noite escura da alma: um caminho de evolução espiritual
A passagem para a 4º e 5º dimensão
Estamos atravessando uma mudança planetária, um processo de ascensão da Terra à dimensões superiores. O planeta foi durante milhões de anos a morada de consciências da terceira dimensão, mas está transitando para a quarta e quinta dimensões, o que significa que as formas de vida também terão de vibrar nessa frequência.
Hoje na Terra temos seres em diferentes estágios de consciência e muitos se mantêm na consciência de terceira dimensão, preso às ilusões do ego. Porém, a Terra está elevando sua frequência e, ao fazer isso, está neutralizando as frequências mais baixas e forçando a transformação do espírito, estruturas e instituições.
Estamos vendo cada vez com mais frequência pessoas “despertando” e se alinhando à iluminação espiritual, largando hábitos, vícios e antigos padrões emocionais e energéticos, promovendo profundas transformações e crescimento em suas vidas. Há quem transforme radicalmente inclusive a alimentação e rotinas de consumo e costumes também estão se tornando mais tolerantes.
Quem escolheu estar aqui nesse momento se ofereceu para ajudar nessa transformação, principalmente utilizando a própria mudança para inspirar a mudança coletiva, ajudando a crescer os demais pelo próprio crescimento. É um momento cósmico único e muito privilegiado, mas que exige muita dedicação espiritual para aproveitar as oportunidades que esse evento oferece diariamente.
Saiba mais :