Dinacharya: conheça a rotina diária ayurvédica
Sob uma perspectiva ayurvédica, seguir o Dinacharya, ou rotina diária, alinha nosso corpo, mente e espírito aos ritmos da natureza todos os dias. Há novas evidências que demonstram que nossos genes podem, com o tempo, perder sua capacidade de ouvir os ritmos circadianos naturais — e só agora a medicina está começando a compreender com exatidão como é importante mantê-lo.
Em nosso mundo moderno de altas tecnologias, é realmente um desafio alinhar nosso corpo às leis da Natureza. Nossas prioridades mudaram de existenciais para muito preocupadas com listas de tarefas, horários de trabalho, finanças, etc.
E muitas vezes, estamos tão empenhados em nossas atividades diárias que ignoramos a saúde e o bem-estar para alcançar nossos objetivos externos. Com a mídias sociais nos permitindo ter acesso instantâneo a qualquer pessoa no mundo, essas “distrações” podem nos desequilibrar, e assim perdemos o alinhamento com os ritmos da natureza.
Mas e então, como realinhar nossas rotinas e esses ritmos? Responsabilidades diárias e estresse à parte, seguir o Dinacharya de forma simples (como iremos ensinar a seguir) nos ajudará a encontrar o caminho correto.
Podemos avançar devagar, implementando nossa rotina da maneira menos estressante possível, seja para nós mesmos ou para nossa programação diária. Se estiver fácil, você pode, eventualmente, implementar algumas técnicas de Yoga a ela, usando-as como ferramentas para manter o equilíbrio da mente, do corpo e do espírito.
Dinacharya, a rotina diária do Ayurveda
Quando a instabilidade invade nosso ciclo energético, podemos nos sentir visivelmente “abatidos” e, com o tempo, o desequilíbrio de nossos corpos físico, mental e emocional passam a gerar doenças.
Os benefícios do Dinacharya podem ser percebidos quase imediatamente e atuam como ferramentas de vitalidade por muitas décadas, quando respeitados adequadamente.
Os componentes do Dinacharya podem ser incorporados praticamente a qualquer hora do dia e podem ser bastante extensos, se você procurar segui-lo à risca. De acordo com o Dr. Vasant Lad, há dezenove etapas que compõem o despertar matinal apenas dos corpos físico e mental.
Muitas práticas tradicionais de Dinacharya aplicáveis a horas específicas do dia podem ser adaptáveis e se tornarem insumos para um auto-ritual mais consistente. Sendo assim, por enquanto vamos nos ater apenas às recomendações gerais e principais para você começar a praticar o quanto antes.
Lembrando que você não precisa seguir à risca todos os passos a seguir. O Dinacharya é uma rotina basicamente flexível, que deve ser adotada de forma leve, sem que você se imponha a forçar ou mudar hábitos abruptamente. Siga seu ritmo, respeite seu dosha predominante, adapte o que for necessário e vá integrando os novos hábitos gradativamente.
-
Acorde antes do nascer do Sol
Acredita-se que essa hora do dia seja o momento de fazer uma conexão silenciosa. Quando o Sol está no céu, o relógio do Ayurveda marca o início de Kapha, sinalizando que é hora de se mover e ser produtivo.
Acordar mais cedo do que você normalmente acorda pode lhe oferecer uma chance de se conectar energeticamente consigo mesmo, e não com o seu celular. Mesmo que durante apenas 3 minutos, dedique um tempo para agradecer à vida.
-
Faça sua rotina de higiene
Também entre as 5h30 e 8h, lave o rosto, escove os dentes e não se esqueça de limpar a língua com o auxílio de um raspador metálico. Segundo o Ayurveda, também é recomendado lavar os olhos — tradicionalmente isso é feito com um colírio à base de ervas e ghee, mas você pode usar apenas água em temperatura ambiente.
-
Beba água
Assim que acordar e finalizar seu ritual de higiene, beba um corpo de água morna ou em temperatura ambiente, ainda em jejum. Caso sinta que está sem fome, pingue cerca de 10 gotas de limão. Esse é um processo importante para estimular o movimento peristáltico, bem como o trabalho dos rins e limpeza do trato gastrointestinal.
Se você deseja ingerir cafeína logo ao acordar, aguarde pelo menos 1 hora após beber água.
-
Evacue
Para muitas pessoas, esse pode ser o processo mais difícil, mas é altamente necessário. Lembrando que a evacuação deve ser suave e sem esforço; não fique muito tempo sentado.
Se você tem dificuldade em evacuar logo pela manhã, tenha esse processo como um treinamento para o seu intestino. Beba água e vá ao banheiro sempre no mesmo horário; com o tempo, seus hábitos tendem a se regular.
-
Limpe o nariz e realize o Gandush
Comece sustentando uma colher de chá de óleo de gergelim na boca por 5 minutos. Essa técnica, chamada Gandush, busca fortalecer a gengiva e a raiz dos dentes, além de eliminar o mau hálito. Depois de cuspir o óleo, massageie as gengivas com o dedo.
Agora, com o auxílio de um Lota (ou Neti Pot), lave as narinas com uma solução de água morna e um pouco de sal. Depois, deite-se e aplique 3 gotas de óleo de gergelim morno em cada narina.
-
Faça uma automassagem e tome banho
Conhecida como Abhyanga, essa massagem consiste em uma oleação corporal, responsável por melhorar a circulação, manter a pele saudável e fornecer mais energia. Você pode utilizar óleo de coco ou gergelim, passando inclusive nos cabelos. Em seguida, tome um banho sem que a água esteja muito quente.
-
Pratique exercícios físicos
Lembre-se que a esse horário você ainda está em jejum, então não atinja sua capacidade máxima. O Ayurveda recomenda a prática até escorrer suor pela testa, nariz e axilas. Algumas pessoas preferem praticar suas atividades com o óleo ainda no corpo, mas a escolha é sua.
Esse também é um bom momento para praticar Yoga e Pranayamas, caso a academia não seja o seu forte. Pratique as posturas e respirações que favoreçam o seu dosha. Ao final, medite por cerca de 15 minutos — esse tempo pode ser superior, se preferir.
-
Tome o café da manhã e vá para suas atividades
Antes das 8h, tome seu café da manhã. Aposte em refeições leves, incluindo frutas da estação. Se o tempo estiver frio e você precisar de algo mais substancial, busque alimentos nutritivos. Em seguida, trabalhe, estude ou realize suas atividades diárias.
-
Almoce
Entre as 11h e 13h, você deverá almoçar, apostando em uma refeição mais elaborada e nutritiva, sempre em consonância com seu dosha predominante. Descanse entre 10 a 15 minutos antes de voltar ao trabalho.
Entre as 15h30 e 16h30, é possível fazer um lanchinho com chá, água morna, frutas ou algum outro snack saudável.
-
Pratique um exercício físico
Escolha uma atividade para praticar durante 20 a 30 minutos. Dê preferência saudações ao Sol, posturas de Yoga, natação ou caminhadas. Aguarde meia hora antes de jantar.
-
Jante e relaxe
Procure jantar ou fazer um lanche até no máximo um pouco depois do pôr do Sol (a recomendação é que se faça até às 19h). Busque por alimentos leves, de acordo com seu dosha, dando preferência a sopas e Kichadis.
Caminhe por 15 a 20 minutos (pode ser dentro de casa mesmo) e se permita realizar algumas atividades relaxantes, como ler um livro, assistir a um filme, conversar com seus familiares ou jogar videogame, por exemplo.
-
Prepare-se para dormir
Caso opte por se entreter na TV, computador ou celular, procure desligar os dispositivos pelo menos uma hora antes de se deitar. Vá apagando algumas luzes na sua casa e buscando por atividades mais suaves, como escutar música.
Antes de ir para a cama, tome um chá de camomila e, se estiver com fome, opte por alimentos leves, como um copo de leite vegetal com uma colher de mel.
-
Antes de adormecer
Já na cama, preferencialmente entre 21h30 e 22h30, procure ouvir áudios de meditação guiada ou realize você mesmo esse processo de relaxamento e introspecção. Dessa forma, você permite que o sono venha naturalmente e seja, de fato, restaurador.
Os horários de cada dosha
O Dinacharya é baseado na filosofia de que os seres humanos correm em um relógio biológico ditado pelos padrões do Sol e da Lua; diferentes horários do dia aderem a diferentes tipos de energia.
Essas energias, também conhecidas como doshas, conectam as funcionalidades do corpo e da mente. E quando ambos se encontram em equilíbrio com esses ciclos, experimentamos uma sensação de satisfação em todas as áreas de nossas vidas.
A seguir, você terá um panorama mais esclarecedor a respeito de como cada um dos doshas se manifesta ao longo do dia — e assim poderá alcançar o equilíbrio estabelecendo uma rotina de Dinacharya de acordo com as suas necessidades.
Horários Vata (das 2h às 6h e das 14h às 18h)
Períodos de movimento e inconstância, nesses horários há um maior favorecimento das atividades mentais e criativas. O trabalho aqui deve ser leve, às vezes até mesmo artístico. Caso prefira, também é um bom momento para meditar, ler ou estudar.
Esses horários não são favoráveis para exercícios físicos, nem para a ingestão de alimentos pesados, que exigem muito da digestão. Por aqui também nos deparamos com o Brahma Muhurta (horário do Criador), considerado o período ideal para acordar. Ele ocorre 1h36 antes do nascer do Sol.
Clique Aqui: O melhor da estação – alimentação ayurvédica de verão para o dosha Vata
Horários Pitta (das 10h às 14h e das 22h às 2h)
Nos horários Pitta, estamos diante de ímpeto e transformação. São períodos ideias para desempenhar atividades que exijam motivação e organização. Pode ser uma boa ideia estudar, ministrar aulas e palestras ou fazer uma refeição completa (entre 10h e 14h).
Ao longo do segundo período (das 22h às 2h), o corpo se recolhe para uma digestão mais branda, metabolizando nutrientes. Durante esses horários, devemos estar dormindo profundamente.
Clique Aqui: Aproveite o verão! Como equilibrar o Pitta com alimentação ayurvédica
Horários Kapha (das 6h às 10h e das 18h às 22h)
Estáveis e estruturados, os horários Kapha são ideais para se estabelecer uma rotina e trabalhar relacionamentos. Pela manhã, aposte nas atividades físicas e Yoga e, em ambos os períodos, valem passeios ao ar livre.
Uma das recomendações principais aqui é para que não se acorde durante os horários Kapha, pois pode ocasionar letargia ao longo do dia — por isso o incentivo para praticar atividades físicas nesse período.
Passe mais tempo com a família e os amigos durante os horários Kapha, pois o momento favorece conversas que requerem tolerância e compreensão. Também é possível realizar refeições leves à noite, preferencialmente líquidas.
Durante a segunda parte (18h às 22h), desacelere seu corpo e mente, se preparando para descansar. Procure ir para a cama antes das 22h.
Clique Aqui: Dosha Kapha e sua alimentação ayurvédica de verão
Quais os benefícios do Dinacharya?
O Ayurveda recomenda um estilo de vida saudável, ou seja, uma rotina diária de hábitos que promovam a saúde em sua totalidade. Neste sentido, o Dinacharya consiste em uma rotina de saúde integral, capaz de equilibrar, vitalizar, fortalecer e desintoxicar corpo e mente. Com base nessas propostas, podemos dizer que a rotina ayurvédica promove os seguintes benefícios:
- Mais clareza aos órgãos dos sentidos;
- Manutenção da boa higiene;
- Aumento na força e vitalidade do corpo físico;
- Otimização da saúde física e mental;
- Longevidade;
- Envelhecimento saudável;
- Aprimoramento no processo de autoconhecimento;
- Promoção de paz e harmonia internas.
Só não se esqueça que esse estilo de vida é recomendado para pessoas saudáveis. Caso você possua algum distúrbio ou doença física e/ou mental, seu Dinacharya deverá ser individualizado por um terapeuta ayurvédico competente.
Saiba mais :