Dois de Copas e o Significado nas Cartas do Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Uma vez tendo viabilizado a abertura emocional pelo arcano anterior da série do elemento Água (Ás de Copas), no Dois de Copas Vênus atua em Câncer. A energia de amor é compartilhada e nutrida. Uma bela emoção.
O Dois de Copas e seu Significado no Tarot
Esta carta lembra muito o arcano maior Os Enamorados, mas aqui o significado está claramente contextualizado na sequência de Água. Na figura, sob um céu azul e sem nuvens, uma mulher e um homem estão frente a frente. Olham-se nos olhos. Representam as polaridades Yin e Yang se atraindo. A posição de seus pés sugere que estão em pleno movimento de aproximação: a postura do homem está no meio do passo adiante, tomando iniciativa, e o sapato da mulher desponta vermelho sob seu vestido, indicando seu desejo de contato.
O interesse é mútuo. Ambos estão coroados – parece um casamento: o homem tem uma coroa de flores (sugerindo ternura, abertura à sensibilidade, à beleza), a mulher tem uma coroa de folhas verdes (honra). Seu traje é branco (pureza) e azul (lealdade). Um está entregando o próprio cálice para que o outro beba, compartilhando simbolicamente o conteúdo de seu coração.
Sobre eles, um caduceu alado – o instrumento de Mercúrio, regente de Gêmeos e senhor da dualidade – abençoa a união. A cabeça de leão com asas significa forças físicas e espirituais em ação aproximando as duas polaridades. Ao fundo, no horizonte, a casa entre as árvores nas montanhas sugere intenção de edificação de um futuro – um lar, concretizando um desdobramento deste encontro.
Oferecer o coração com generosidade requer muita confiança, porque assim se entrega a alguém a chave de todos os seus segredos e mistérios. Isso não é possível sem coragem de se despojar de sua resistência. Essa vulnerabilidade, que pode ser assustadora, nos prepara para sermos recipientes do amor que podemos e queremos receber – e no processo também termos acesso aos segredos no coração do outro. Tudo o que o outro tem de mais profundo – inclusive suas dores, seus medos, e todas as emoções que fazem parte de seu íntimo.
Numa tirada, esta carta indica que você pode se encontrar na primeira fase de um relacionamento baseado no amor e na confiança. Isto pode se aplicar a um relacionamento entre você e outra pessoa em particular – um vínculo especial. Vontade de compartilhar de si mesmo, de dizer “sim” para alguém.
Mesmo numa relação não romântica, pode encontrar uma conexão que proporcione enriquecimento emocional e acolhimento.
Como a carta também fala de anulação de forças opostas, pode ser também que se aplique a uma fase de entendimento entre várias pessoas de todo um contexto, em que as semelhanças passam a falar mais alto que as diferenças.
E, finalmente, já que é uma energia de união onde antes havia separação, pode ser um lindo momento de reconciliação consigo mesmo, reconhecendo e aceitando todas as suas partes e aspectos, honrando sua história, a partir de uma disposição espiritualmente amorosa e compassiva.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo