Por que dormir cedo é impossível para algumas pessoas?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Eu sou uma dessas pessoas, confesso.
Desde muito pequena, sofria – fisicamente inclusive, devo dizer – em ter que acordar cedo para ir à escola. Era um tormento, um incômodo imenso essa história de acordar enquanto ainda está escuro. Sempre estudei no período da manhã desde que me lembro por gente. E sempre foi um grande problema, pois, eu simplesmente não conseguia dormir cedo e então acordava cansada, indisposta, irritada.
Cresci, mas esse problema continua. Acordar para trabalhar muito cedo ou para fazer exercícios físicos, por exemplo, é muito sofrido para mim. E por mais que eu sinta sono durante o dia, especialmente durante a tarde, na hora de dormir em um horário decente meu sono simplesmente desaparece. Parece que meu corpo recarrega as baterias depois das 21h00 e eu fico completamente disposta e desperta. Posso correr uma maratona!
E lá vou eu, fritar na cama ou adentrar a madrugada tentando me entreter enquanto o sono não chega. Sempre me culpei por isso e também me culparam por isso, como se essa rotina de dormir estivesse sob meu controle e, é claro, eu estivesse fazendo tudo errado. E, após dormir tarde, quando acordamos mais tarde, também somos duramente julgados.
Eu realmente gosto da manhã. Sempre desejei ser como algumas pessoas, que despertam às 6h ou 7h, antes mesmo do despertador. Mas nunca consegui… Agora vejo que não havia nada de errado comigo! Que o motivo desse meu relógio biológico alterado pode estar na minha genética. E você? Acorda cedo sem sofrer? Como é a sua rotina de sono?
Clique Aqui: Dicas para dormir melhor (parte 1), por Gabhishak
Relógio biológico alterado – a culpa é dos genes
Foi descoberta recentemente uma mutação genética que pode alterar, e muito, nosso relógio biológico. A pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostrou que uma mutação genética pode causar um distúrbio chamado Síndrome do Atraso das Fases do Sono. Só pelo título, já me identifiquei muito!
“O sono liberta parcialmente a alma do corpo. Quando o homem dorme, momentaneamente se encontra no estado em que estará de maneira permanente após a morte”
Em função da síndrome, as pessoas enfrentam muita dificuldade para acordar cedo e também para dormir cedo. Isso porque sabemos que o nosso ciclo de sono é todo controlado por hormônios e interações celulares, que enviam ao cérebro mensagens como “é hora de descansar” ou “é hora de acordar. Mas, quando existe uma mutação genética que altera esse ciclo, todo o ritmo da nossa rotina de sono fica diferente do que consideramos “comum”. E essa alteração pode resultar em ciclos de sono mais curtos, fazendo com que a pessoa tenha necessidade de dormir muito cedo e acordar mais cedo também (aqueles de quem tenho uma invejinha do bem), ou, como no meu caso, fazer com que o corpo fique desperto até a madrugada e só queira despertar mais tarde também.
A mutação afeta as proteínas criptocromo, responsáveis por regular nosso relógio biológico. Duas das quatro proteínas presentes no ciclo do sono formam um complexo que ativa os genes das outras duas, que se combinam para reprimir a atividade do primeiro grupo, desligando-se e reiniciando o ciclo. A mutação faz com que um pequeno segmento na “cauda” da proteína criptocromo seja deixado de fora e, segundo os estudos, isso muda a forma como o criptocromo se liga ao complexo de proteínas. O resultado dessa falha é um ciclo de sono que simplesmente não condiz muito com a vida moderna funcional. Dormir muito cedo após um dia de trabalho exaustivo parece bom, mas, a longo prazo, causa uma sensação de que simplesmente não há tempo livre, para o lazer. A pessoa chega em casa e logo depois já sente muita necessidade de descansar. O contrário também é muito desgastante e pode gerar até outros problemas de saúde, em função da privação do sono. A pessoa não consegue adormecer a tempo de descansar por pelo menos 8 horas, e então acorda cansada, irritada e indisposta. Isso pode resultar em quadros de depressão, ansiedade, diabetes, obesidade e outras doenças que afetam nossa qualidade de vida.
A boa notícia é que, uma vez descoberto o problema, fica mais fácil estruturar um tratamento que seja efetivo, sem precisar envolver medicamentos pesados como aqueles usados para quem sofre de insônia. Se você é uma dessas pessoas, há uma luz no fim do túnel! Agora é esperar que a ciência evolua nesse aspecto e nos apresente um tratamento.
O que fazer para uma boa noite de sono?
Se seu problema é adormecer, existem algumas técnicas que podem te ajudar enquanto esse tratamento não aparece!
Cuide das suas energias durante o dia
Tudo que pensamos e sentimos durante o dia vai se intensificar a noite. Um dia tenso resulta em uma noite mal dormida, um dia agitado dificulta o adormecer. Cuidar da nossa energia, da nossa aura, é um trabalho constante que devemos fazer desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir. Muita coisa espiritual acontece ao longo do dia e precisamos prestar atenção em tudo, especialmente no que pensamos e sentimos. Isso ajuda muito a dormir melhor e a ter uma conexão espiritual mais intensa durante a noite.
Crie uma rotina espiritual antes de dormir
Usar a espiritualidade para dormir melhor é uma ótima dica. Antes de dormir é o momento perfeito para aquietar a mente e acalmar o coração. Uma oração, uma meditação, reiki, enfim, podemos escolher entre muitas práticas para criar essa rotina antes de dormir. Além disso, todas elas ajudam a desenvolver a mediunidade, aguçar a sensibilidade e atenuar sintomas de transtornos como a depressão e ansiedade.
“Vencer a si próprio é a maior das vitórias”
Selecione o que consome na internet e televisão
Se você costuma alterar seu estado emocional consumindo notícias ou algum outro tipo de conteúdo, você pode ajudar seu cérebro a se acalmar antes de dormir não assistindo esse tipo de coisa. Evite ver notícias, vídeos, séries ou filmes com histórias emocionantes, de suspense ou terror. Reserve as últimas horas do seu dia para relaxar.
Evite usar o celular antes de dormir
Segundo especialistas, exposição à luz emitida pelos celulares, computadores e tablets comprometem a qualidade do sono e dificultam o adormecer. O corpo quer dormir, mas o cérebro acaba estimulado pela luz e pelo que estamos vendo. Pelo menos uma hora antes de deitar evite usar esses dispositivos.
Saiba mais :