Dormir mais quer dizer que estamos dormindo melhor?
Com todos os acontecimentos que estamos vivemos graças ao novo coronavírus e mudança inesperada de rotina causada pelo home office, muitas coisas em nossas vidas ficaram desreguladas, como alimentação, imunidade, e principalmente o nosso sono. Agora, com a liberdade de poder dormir mais um pouco — afinal, não é necessário perder o tempo de transporte —, nós estamos dormindo por mais tempo. Porém, isso não significa que a qualidade do nosso sono melhorou, muito pelo contrário.
Devido a toda situação estressante que estamos passando por causa da quarentena, as diversas mudanças em nossas vidas podem ser enxergadas como “pequenos traumas” para nossas mentes, já que além dos problemas de casa, quando ligamos a televisão ou vemos o jornal, os problemas tomam proporções maiores ainda. Assim, mesmo dormindo por mais tempo, devido ao estresse a qualidade do nosso sono piora, a ponto de até algumas pessoas estarem com sonhos ruins cada vez mais.
Quando essa situação se torna crônica, ela começa a afetar tanto nosso sistema imunológico quanto nossa saúde mental. Contudo, é mais que natural a ansiedade nesse momento e é bem difícil a impedir. A solução seria buscar algo que melhore a qualidade do sono, já que controlar a ansiedade é ainda mais complexo.
Então, segue algumas dicas para aumentar a qualidade do seu sono de princesa:
Clique Aqui: Você tem sonhado mais na quarentena?
Evite cochilos à tarde e mantenha seus horários regulados
A maneira mais simples de desregular o sono é quando não se tem horários definidos para dormir e para acordar. Então, tente definir os horários de se levantar e de deitar. Além disso, não tire cochilos à tarde, pois além de te deixar mais alerta à noite, na hora de dormir você não terá mais sono. E mesmo que dê vontade, o ideal é que até no final de semana você siga esses padrões.
Tente pegar mais sol durante o dia
Pegar sol durante o dia (além de dar aquele bronze top) faz com que o nosso corpo entenda que é o momento de ficar acordado. Assim como na hora de dormir, a escuridão total também ajuda, já que nossos olhos captam a luz como um sinal para adiar o sono. Por isso, outro conselho também é reduzir o tempo com “telas” perto da hora de dormir já que isso faz com que nosso corpo entenda que “é o horário de ficar acordado”.
Faça exercícios físicos
As atividades físicas, além de nos deixarem mais cansados, ela também regula o ritmo cardíaco. Porém, algumas pessoas acreditam que praticar exercícios à noite tem o efeito oposto, aumentando a energia (mas isso varia de pessoa para pessoa).
Crie um ritual para dormir
Os rituais nos ajudam a relaxar antes de dormir e com isso, a qualidade do nosso sono melhora. Você pode fazer o seu de acordo com o que lhe agrada: tomando um banho quente, bebendo um chá, lendo um livro, etc. O mais importante é que você entre em um ritmo de tranquilidade.
Muitas pessoas também sentem dificuldade em dormir pois estão focadas em pensamentos negativos. Nesses casos, uma sugestão é anotar frases positivas antes de dormir ou ler mensagens positivas também pode ajudar. O lugar que você dorme também influencia na qualidade do sono, então tente manter sempre travesseiros e roupa de cama confortáveis e limpas.
Além disso, apenas vá para a cama quando estiver realmente pronto para dormir, pois senão você pode começar a “desvincular” a relação da sua cama com o sono. Caso não consiga dormir dentro de 20 minutos, se levante da cama e vá fazer outra coisa até se sentir com sono o suficiente para dormir.
Pequenos rituais para induzir o sono
Além de todas as dicas acima, pingar algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro ou até mesmo colocar em um difusor de aromas também ajuda a promover o sono, já que a lavanda possui efeito calmante.
Existem duas pedras semipreciosas que você pode colocar embaixo do seu travesseiro para ajudar no sono: a ametista e a lepidolita. Além de ajudar com o sono, a ametista alivia o estresse, traz tranquilidade e ainda ajuda na cura de doenças do trato respiratório. Já a lepidolita, dissipa a negatividade e ajuda a diminuir o estresse e a indisposição.
Saiba mais :