Dosha Kapha e sua alimentação ayurvédica de verão
Cada um dos doshas – somando três ao total – pede por uma alimentação ayurvédica específica destinada a fortalecer deficiências e apaziguar o que está em excesso; tudo isso para atender o equilíbrio entre as energias. Afinal, esse equilíbrio é um dos grandes princípios da Ayurveda e da alimentação que segue os princípios da mesma.
Alimentação ayurvédica Kapha para o verão
A alimentação ayurvédica para o dosha Kapha deve seguir alguns cuidados, igualmente importantes aos demais doshas. A primeira e fundamental recomendação é que se mantenha uma alimentação leve e o mais natural possível.
Não seja tímido na seção de orgânicos no supermercado e procure por alimentos que sejam provenientes diretamente de um bom produtor. Outra boa opção e frequentar feiras de orgânicos, onde encontramos alimentos que acabaram de chegar frescos de alguma horta local.
Segundo as orientações da alimentação ayurvédica, ao ingerir alimentos mais frescos e que recebam muita luz, pode-se manter o Kapha em seu estado natural, mais belo, feliz e saudável. O verão é uma grande estação para esse dosha, uma vez que seus elementos de terra e água são frios, pesados e lentos. O verão é uma estação que venera o fogo com muita luz e calor, fatores que afetam diretamente a capacidade de digestão do Kapha. Ao ingerir mais “alimentos luminosos”, você estimula o agni Kapha e ajuda a mantê-lo queimando e brilhante.
Evite todo tipo de refeições muito grandes e pesadas, como carnes fortes e laticínios sempre que possível. Busque inserir mais sabores picantes, amargos e adstringentes nas refeições, pois eles vão ajudar a estimular a centelha de agni do Kapha.
O sabor picante em especial vai dar mais suporte digestivo e circulatório ao Kapha, ajudando a eliminar a umidade excessiva desse dosha; o sabor mais pungente também se comporta como um bom expectorante, o que é muito conveniente para esses indivíduos. A picância pode ser introduzida através de alimentos como pimentas, cebola crua, rabanetes e muitas especiarias, incluindo pimenta preta, cominho, gengibre e mostarda.
O amargo e o adstringente ainda contribuem como bons redutores e ótimos catabólicos nos tecidos para retirar o excesso de umidade para baixo e para fora através do cólon. Essas propriedades são encontradas na maioria dos vegetais verdes, bem como na romã, hibisco, crisântemo, aloe vera, milho, chá preto, café e chicória.
Leia também: O melhor da estação – alimentação ayurvédica de verão para o dosha Vata
Saiba mais :