Os doshas no trabalho: esteja em harmonia com seu prakriti
O trabalho pode nos completar ou nos esgotar. E como passamos facilmente metade de nossas vidas trabalhando, nossa ocupação naturalmente afeta nossa saúde e longevidade. Se aprendermos a explorar todo o potencial dos doshas, responsáveis pela nossa constituição (prakriti), poderemos projetar nosso estilo de vida de acordo, colhendo o máximo do sucesso profissional e aumentando nossos níveis de energia, alegria e vitalidade.
Clique Aqui: Ayurveda e Pranayama: aprenda a respirar para equilibrar os doshas
Os doshas no trabalho: como se revelam?
Nossa prakriti é composta de três doshas — Vata, Pitta e Kapha. A seguir, listamos algumas das principais formas em que os doshas atuam no trabalho, bem como conselhos ayurvédicos sobre como recuperar o equilíbrio se o seu trabalho é agravante de determinado dosha.
Pessoas de Vata
Pessoas de Vata são frequentemente encontradas em profissões criativas. Artistas, músicos, fotógrafos, designers gráficos, escritores, designers de moda, pesquisadores, dentre outros, provavelmente têm um dosha Vata bastante proeminente em seu biotipo.
Vatas se entediam facilmente dentro de um escritório e, se forem encontrados dentro de um, é porque possivelmente a política dentro dessa empresa vive organizando comemorações, aniversários e atividades extracurriculares. É isso ou a empresa permite explorar e alçar voos com seu lado criativo.
Além disso, têm propensão a criar uma forma de trabalho mais autêntico, sem se importar demais com regras e protocolos. Entretanto, se sentem demasiadamente ansiosos diante de projetos de longa duração ou quando estão próximos de tomar grandes decisões.
No ambiente corporativo, conseguem apresentar resultados e se sentem confortáveis tanto sozinhos quanto em equipe. Por outro lado, encontram dificuldades para seguir ou até mesmo compreender as regras do meio profissional.
Inovadores e com a mente sempre fora da caixinha, contornam problemas com certa facilidade e são capazes redefinir todo um sistema ou ponto de vista em uma empresa.
Devido a sua mente dispersa, os Vatas não conseguem ficar parados por muito tempo, e podem ter uma certa dificuldade em manter o foco em apenas um projeto — ou permanecer em um mesmo emprego por muito tempo. A menos que, é claro, seu trabalho esteja alinhado com seu dharma ou missão, e eles estejam fluindo. Quando isso acontece, eles esquecem de comer ou até mesmo de amigos e familiares.
Diante de conflitos e situações de crise, buscam a diplomacia ou, mais frequentemente, saem sorrateiramente de cena para não se envolver.
Os Vatas têm total aversão ao ar condicionado (frio + seco é agravante para o dosha). Portanto, se você ouvir alguém reclamando da temperatura do ar, será o Vata.
3 dicas para o Vata dosha no trabalho
- Faça uma pausa para o almoço, sempre! Essa é a refeição mais importante do dia;
- Planeje com antecedência e trabalhe com listas para organizar sua mente, permitindo que a criatividade flua livremente;
- Não deixe para resolver as coisas muito perto do prazo. Talvez você consiga trabalhar bem sob estresse, mas as pessoas com quem trabalha talvez não.
Clique Aqui: Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Vata
Pessoas de Pitta
Os Pittas são líderes natos. Você os encontrará em cargos de gerência, trabalhos com grande responsabilidade ou empreendendo em seus próprios negócios. Também tendem a escolher carreiras voltadas às áreas de exatas, pois desde muito cedo apresentam uma certa facilidade com números e planilhas.
As pessoas com esse dosha predominante são altamente focadas, amam a precisão e colocam a mão na massa. Isso os torna excelentes engenheiros, arquitetos, cientistas, ou até mesmo membros das forças armadas.
Quando empregados, são pessoas que sobem facilmente de cargo, ganhando destaque no meio em que se encontram e promoções mais frequentes que o usual. Sabem exatamente como alcançar seus objetivos, e ai de quem entrar no caminho deles.
São pessoas organizadas com senso crítico apurado. Muito eficientes, buscam constantemente atingir as metas propostas por si mesmos. Caixa de entrada limpa e organizada? Sim, é um Pitta.
Os Pittas adoram fazer listas e checar as coisas. Entretanto, essa quase obsessão com objetivos pode fazer com que eles ignorem o aspecto “humano”. Para ser um grande líder, você também precisa entender as pessoas e colocá-las ao seu lado.
Devido ao excesso de determinação, podem facilmente se tornar pessoas gananciosas e prejudicialmente competitivas. São profissionais (e até mesmo estudantes) com muita dificuldade em delegar tarefas; acreditam sempre que outras pessoas não serão capazes de realizar determinado trabalho corretamente.
Mesmo quando se permitem dividir ou delegar tarefas, geralmente refazem o trabalho dos outros. Especialmente por essa característica, os Pitta têm muita dificuldade no relacionamento e trabalhos em equipe.
Seja na vida profissional ou acadêmica, as pessoas de Pitta dosha tendem ao excesso de trabalho, geralmente não conseguem se desligar nem mesmo quando estão em casa. Fazem o estilo workaholic.
3 dicas para o Pitta dosha no trabalho
- Lembre-se de que você não está somente fazendo listas e planos bonitos, mas também executando-os;
- A comunicação é importante. Mostre apreço por seus colegas de trabalho e ajude-os a entender por que você deseja que algo seja feito de uma certa maneira. E esteja aberto a diferentes opiniões;
- Tire uma folga. Seu hiper foco pode levar à obsessão pelo trabalho. Os Pittas são mais sensíveis ao desgaste.
Clique Aqui: Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Pitta
Pessoas de Kapha
Kaphas são encontrados nas profissões que oferecem suporte e cuidado. Geralmente desempenham papeis que nem sempre não valorizados (financeiramente) em nossa sociedade, como enfermeiros, professores e assistentes sociais. O elemento terra de Kapha e a sua natureza carinhosa os levam a cargos voltados à saúde ou chefia, nos quais se sobressaem.
Quando os Kaphas se encontram em um caminho, é ali que eles permanecerão por toda a vida. Se uma pessoa desse dosha precisa fazer uma mudança, será com muito mais dificuldade que o necessário.
Naturalmente, são pessoas que preferem trabalhar em áreas onde o contato com o público, o cuidado de pessoas e o ensino são prioridades. Por isso, costumam ter grande facilidade para trabalhar em equipe, e conquistam a empatia das pessoas facilmente, trazendo um maior senso de humanidade ao ambiente.
Quando empregados, são muito leais às empresas e chefes que lhe transpareçam estabilidade e confiança. Já quando um Kapha é seu próprio patrão, dificilmente desiste perante as dificuldades.
São pessoas muito focadas, e conseguem manter a rotina mesmo em momentos de dificuldade. Gostam da previsibilidade de todos os dias. Simpáticos e carismáticos, também se dão muito bem em áreas como vendas, pois sabem como conquistar e fidelizar seus clientes.
Sentem grandes dificuldades para manter a eficiência caso seu horário de descanso ou alimentação seja prejudicado (atrasar ou pular refeições, por exemplo, ocasiona considerável irritação).
São pessoas extremamente influenciadas pelas relações humanas ou pelo ambiente profissional em si; se está em harmonia, ou se o clima está pesado. Quando recebem críticas negativas ou precisam entrar em conflito com um chefe ou superior, podem se tornar estáticos, sem reação.
As pessoas de Kapha costumam se esforçar para estabelecer uma zona de conforto. E quando atingem esse estado na forma e no espaço de trabalho, dificilmente permitem que alguma influência externa atrapalhe ou mude o que ficou definido. Também não sabem lidar muito bem com mudanças bruscas de ambiente ou formas como seu trabalho decorre.
A vida familiar é mais importante para os Kaphas que o trabalho, e essas pessoas geralmente demonstram pouca ambição na vida.
3 dicas para o Kapha dosha no trabalho
- Misturar um pouco as coisas pode te fazer bem. Mude a rotina, inscreva-se em um curso ou experimente um novo restaurante na hora do almoço;
- É importante defender aquilo que você acredita, Kapha. Seja claro sobre seus limites;
- Faça uma limpeza regular em seu escritório, armário ou cozinha. Os Kaphas são notórios acumuladores.
Clique Aqui: Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Kapha
Saiba mais :