Eclipses 2025: como se preparar para esses eventos?
Eclipses são eventos bem importantes para a Astrologia, e costumam chamar a atenção de muitas pessoas. Porém, enquanto alguns aguardam esse fenômeno com entusiasmo e empolgação, outros o veem com um certo receio. Saiba tudo sobre os Eclipses de 2025!
E isso não é um fato de agora. Desde os tempos antigos, eclipses já eram vistos com apreensão: imagine que você está vivendo seu dia normalmente, e, de repente, “algo” bloqueia a luz solar e o dia vira noite por alguns minutos. Ou, numa noite tranquila, você está observando a Lua e ela repentinamente “some” do céu. Assustador, não é mesmo? Hoje temos todas as informações ao nosso redor para nos tranquilizar, mas no passado não era assim.
Além disso, eclipses geralmente são associados com eventos turbulentos, catástrofes e mudanças bruscas. Afinal, implicam na ocultação de um dos luminares, Sol e Lua, nossas fontes de luz. São mais importantes a nível coletivo, mas podem trazer reflexões profundas a nível pessoal – como tudo na Astrologia (e na vida), eclipses também trazem suas lições!
Antes de vermos as datas dos Eclipses de 2025, vamos entender melhor o que é um eclipse e qual sua importância para a Astrologia?
Qual o significado de um Eclipse?
A palavra “eclipse” vem do latim e significa desaparecimento. Esse fenômeno envolve, de fato, o desaparecimento momentâneo de um dos luminares (Sol ou Lua), e acontece quando temos um alinhamento entre a Terra, o Sol e a Lua.
Os eclipses acontecem todos os anos, quando uma lunação (Lua Nova ou Lua Cheia) ocorre próxima dos nodos lunares – pontos não visíveis que marcam o cruzamento entre a órbita da Lua e a eclíptica (o caminho aparente do Sol). Assim, um eclipse pode causar um escurecimento total ou parcial do Sol ou da Lua.
Eclipses de 2025: Eclipses Solares x Eclipses Lunares
Um Eclipse Solar acontece na Lua Nova, quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, ocultando o astro rei de forma parcial ou total!
Importante saber: nem toda Lua Nova é um Eclipse Solar, mas todo Eclipse Solar acontece numa Lua Nova!
Já um Eclipse Lunar acontece na Lua Cheia, quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, projetando a sua sombra sobre a Lua e assim, ocultando-a, total ou parcialmente.
Importante saber: nem toda Lua Cheia é um Eclipse Lunar, mas todo Eclipse Lunar acontece numa Lua Cheia!
Qual é o efeito de um Eclipse e como isso pode afetar a sua vida?
Os eclipses são mais importantes a nível coletivo, e possuem relação com eventos turbulentos e complexos. Questões políticas e ambientais, por exemplo, estão quase sempre associadas com esses fenômenos.
Outro ponto interessante é que os eclipses são mais importantes nas regiões onde são visíveis, podendo assim, ter um maior ou menor impacto num determinado continente, país ou região, de acordo com sua visibilidade.
A nível pessoal, acho muito importante avaliar a conexão desses eventos com o mapa natal. O mais importante é verificar se há algum ângulo ou planeta no mesmo grau em que o eclipse acontece – nesse caso, o eclipse será mais importante. Porém, vale também ver os signos envolvidos para avaliar em qual casa astrológica o eclipse vai “cair”, e com quais assuntos e áreas da vida irá se envolver.
De forma geral, eclipses podem trazer muita intensidade e remexer com algumas questões importantes – principalmente internas. Também podem simbolizar a dificuldade em obter clareza ou de enxergar algo importante em nossas vidas – pedindo ainda mais consciência e reflexão da nossa parte.
Em dias de eclipse é recomendado evitar rituais, inícios de atividades, lançamentos de projetos, mudanças e até mesmo diálogos importantes. O ideal é investir em introspecção, momentos mais tranquilos e silenciosos, protegendo a nossa energia.
Por fim, eclipses podem ter relação com fins de ciclos: algo pode ser apagado ou encerrado nesses períodos!
Eclipses de 2025: confira todas as datas e significados!
Agora que você já sabe a importância e os significados de um Eclipse, vamos ver as datas desses eventos em 2025 e o que podemos esperar de cada um?
Por fim, eclipses simbolizam sim períodos mais turbulentos e intensos, mas podem trazer questionamentos profundos. Além disso, trazem oportunidades de avaliar o que não está nos eixos e, se necessário, investir em mudanças e encerramentos!
Ah, e não esqueça de se aprofundar ao conectar as datas, graus e signos com o seu mapa natal! 🙂
Saiba mais :