Empatia: o que é?
A empatia e a apatia são dois estados ou conceitos psicológicos onde todo o nosso corpo se lança a agir de tal forma. Estas duas palavras exprimem significados completamente opostos, entretanto com uma similitude essencial: ambos são vividos através da relação de um ser humano com outro.
Hoje vamos ver o que é empatia e apatia e quais são as virtudes de pessoas empáticas e os perigos de ser apático.
Empatia: a chave da compreensão
Quando pensamos em empatia, logo vem à mente a palavra “compreensão”, isto porque a empatia já pressupõe que estamos compreendendo alguém ou que fazemos um esforço para tentar ver pelos olhos dos outros.
Ser empático e doar um pouco de suas energias mentais para imaginar a dor ou o que o outro pensa. Isto não é útil apenas em situações físicas ou mentais de extremo sofrimento, mas também num diálogo de ideais e pensamentos.
Quando discutimos políticas, futebol ou visões de mundo, às vezes não conseguimos nos desprender de nossa visão já delimitada. Desta forma, colocamos em mente que a opinião do outro é sempre a errada e que estamos sempre certos. Quando doamos um pouco de nosso tempo para tentar entender o outro, tentar compreendê-lo, a nossa empatia está sendo trabalhada.
Quando somos empáticos, não apenas desenvolvemos o nosso espírito de maneira saudável, como também crescemos e ganhamos enquanto seres humanos. Procurar entender a dor do outro, o pensar do outro, a vida do outro. Estas são virtudes infinitas!
Clique Aqui: Aviso aos empatas: 4 tipos de narcisistas que você pode atrair
Apatia: como podemos defini-la?
Já a apatia é o completo contrário de empatia. Ela já pressupõe um apagamento de preocupação para com o outro. Assim, se você já está acostumado à pobreza, ver uma criança passando fome na rua não moverá nada em seu coração. Se você não sente mais empatia por moradores de rua, por exemplo, significa que a sua apatia já está em altos níveis, você é muito apático.
A apatia vem quando não queremos ou apenas ignoramos a visão e vida do outro. Quando o outro sofre e não acreditamos, ou quando o nosso próximo está chorando e você o consola com o coração frio, dizendo que tudo vai ficar bem, mas dizendo tudo apenas de maneira automática.
A apatia deve ser combatida com boas doses de empatia. Precisamos estar sempre em conexão com a nossa espécie humana e nunca deixarmos ela de lado. Assim, a frieza não gera nada para nós, apenas nos destrói deixando a nossa alma pálida e pobre.
Saiba mais :