Salmo 121 — Encontrando a graça e a proteção divina
A popularidade desta forma de oração faz com que a grande maioria das pessoas já tenha ouvido algo a respeito do Salmo, possivelmente até mesmo recebendo recomendações sobre algum deles. Neste artigo iremos nos debruça sobre o significado e a interpretação do Salmo 121.
Os Salmos consistem em uma das formas mais populares de contato divino, o que se deve em partes à forma como são construídos; seus versos ritmados permitem que todos os textos desse livro bíblico sejam praticamente cantados. Tal formato tem uma função que vai além de popularizar os Salmos, pois ainda atua na sintonia da oração com as energias celestiais, realizando um contato mais íntimo com o divino e transmitindo com mais força a devoção e os pedidos dos fiéis.
Cada Salmo composto e anunciado em sua maioria pelos reis Davi e Salomão representa determinado momento do povo hebreu e, por esse motivo, abrangem seus desgostos, necessidades e demais adversidades. Sendo assim, é possível encontrar Salmos que falam sobre justiça, medos individuais e coletivos que acometem o povo e até mesmo preces para estabelecer a harmonia dentro de seus próprios lares.
Adaptado às nossas realidades, mesmo que um Salmo não tenha surgido especificamente para promover mais sucesso profissional, por exemplo, ainda é possível utilizar dos poderes neles contidos para tal fim. E por essas e outas que o livro dos Salmos se tornou sinônimo de uma leitura versátil, popular e sempre atual para as questões cotidianas.
Salmo 121 – Palavras de conforto e proteção divina
O Salmo 121 é um dos “poemas” mais apreciados de toda a obra hebraica, transmitindo mensagens que firmam a confiança e a segurança do povo nas mãos de Deus. Acredita-se que tais versos teriam sido escritos pelo Rei David no deserto de Parã ao sul de Israel logo após se dar conta que seu amigo Samuel havia partido deste mundo.
Então, sob a emoção da perda de seu último amigo terreno próximo, David expôs seu coração à Deus e produziu assim tal Salmo, capaz de proporcionar conforto à milhares de almas através dos planos cósmicos.
Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
Interpretação do Salmo 121
As palavras contidas nesta oração vêm sendo utilizadas por muitos fiéis em busca da graça divina, principalmente com o intuito de fortalecer sua espiritualidade e encontrar a luz em momentos de tensão espiritual, incluindo o auxílio com o carma.
Versículo 1
“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro”
O Salmo 121 tem início ao enaltecer a proteção Divina, uma vez que se crê no poder do Senhor em sua vida. Como consequência, aquele que não teme as armadilhas e obstáculos do destino, segue seu caminho de cabeça erguida, pronto para enfrentar o que quer que seja; pois sabe que Deus estará sempre pronto para ouvir e socorrê-lo.
Versículo 2
“O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”
Novamente, reforçamos a certeza de que o socorro surgirá por meio das mãos Divinas.
Versículos 3 e 4
“Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará”
Nestes versículos, além de socorro, temos o amparo constante d’Aquele que protege e nunca o abandonará, nem ao menos por um segundo. Por isso, siga firme em seu caminho, pois o Senhor não permitirá que seus passos vacilem ou desistam da jornada.
Versículo 5
“O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita”
No versículo 5, temos a sombra como um elemento que representa proteção e alívio em meio a uma adversidade. Além disso, há um enfoque ao posicionamento à direita, que demonstra importância, honra e respeito.
Versículo 6
“O sol não te molestará de dia nem a lua de noite”
Aqui temos algumas alusões aos incômodos e mazelas que podem surgir com a presença do Sol (que queima) e do anoitecer (como o frio e a neblina). Portanto, há de se saber que Deus é Aquele que provém tudo o que é necessário para mantê-lo seguro e perseverante.
Versículo 7
“O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma”
Lembremos aqui que a proteção Divina não se limita apenas aos prejuízos físicos, como doenças e acidentes, por exemplo. As mãos do Senhor também repousam sobre você impedindo que pensamentos e energias ruins tomem conta da sua mente e espírito.
Versículo 8
“O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”
Por fim, encerramos o Salmo 121 com a certeza de que, não importa onde você esteja, enquanto houver fé, Ele o protegerá com todo Seu amor e misericórdia.
Saiba mais :