Entenda o conceito de Chi– a energia universal no Feng Shui
Assim como na Medicina Chinesa, no Feng Shui o Chi é o termo utilizado para designar a energia universal ou a energia que permeia tudo ao nosso redor. Este conceito se aplica tanto à energia dentro de nosso corpo, como a energia dentro e fora de qualquer estrutura feita pelo homem.
A energia Chi manifesta-se nas características yin e yang em uma variedade de formas, de acordo com a teoria dos cinco elementos do Feng Shui. Os cinco elementos são Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. Eles possuem várias maneiras diferentes de interagir, chamados ciclos. Os ciclos mais básicos dos cinco elementos são os produtivos e destrutivos.
A energia Chi também é expressa em diversas cores e formas. Cada cor e forma é uma expressão de um elemento Feng Shui específico. Por exemplo, o elemento Fogo do Feng Shui é expresso em vermelho, bem como em formas triangulares. Uma vez que uma pessoa saiba qual elemento é necessário para um bom Feng Shui em sua casa, ela pode decorar com cores e formas específicas para trazer uma qualidade energética específica para seu espaço.
A importância da qualidade do Chi em sua casa
O principal objetivo do Feng Shui é atrair, direcionar e nutrir o fluxo de Chi dentro de sua casa, de uma forma que suporte um bom fluxo de energias dentro do seu corpo. A qualidade da energia que você sempre deve ter ao seu redor é viva, vibrante e fresca, também chamada de Sheng Chi no Feng Shui. A qualidade de energia que deve ser evitada em sua casa, escritório ou em qualquer outro lugar, é o Sha e o Si Chi – que são energias agudas e atacantes ou baixas e deprimentes.
Os bloqueios mais comuns de Feng Shui em uma casa estão na entrada principal, como quando a porta se abre em uma parede, por exemplo, bem como os bloqueios em garagens desordenadas e armários domésticos. O vazamento mais comum do Feng Shui Chi (perda de energia) ocorre quando há um alinhamento direto da porta em uma casa, especialmente da porta principal com a porta traseira, assim como um alinhamento direto de uma grande janela com uma porta.
Para identificar o fluxo Chi em sua casa, imagine as energias fluindo como água no ambiente. A água fluiria suavemente para dentro de sua casa e nutriria todas as áreas, ou ficaria bloqueada e estagnada? Faça o melhor que puder para criar uma casa com um fluxo suave de energias, porque o fluxo de energia onde você vive, mais cedo ou mais tarde, se refletirá no fluxo de Chi em seu corpo. Quando a energia do seu está bloqueada, você não pode sustentar uma boa qualidade de vida.
Saiba mais :