Entenda porque as cores afetam seus chakras
Você sabia que pode equilibrar seus chakras através da terapia das cores? Praticada por chineses, gregos, hindus e egípcios séculos antes de Cristo, a cromoterapia trabalha a conexão entre as cores, o espiritual, o divino e a terra.
Com ajuda dessa ferramenta, você pode atingir o alinhamento dos seus chakras, sem gastar com terapias caras ou ineficazes. Na antiguidade, a cromoterapia era baseada no princípio de que a cor define a existência das coisas para os olhos, nossa principal porta para o mundo físico.
Este é um ritual sensorial, ou seja, você utiliza seus sentidos para se conectar com os seus chakras. Tudo que precisa saber é o seguinte: a cromoterapia trabalha com a aplicação das vibrações, suprindo a ausência ou corrigindo o excesso de cor, ou energia, no organismo. A utilização da vibração das cores lhe trará bem-estar espiritual, mental, emocional e físico.
O que é a vibração de cor?
É algo que não se pode ver, mas que está presente em diversos aspectos da vida cotidiana. Por exemplo, são atribuídas cores aos 7 chakras e, por isso, há alimentos naturais que contém efeitos benéficos e poderosos no balanço dos chakras, porque alimentam a cor (energia) destes.
Também é possível expor-se a lâmpadas coloridas, para absorver luz e calor diretamente durante a sua meditação. Você pode fazer isso com folhas de papel ou plástico colorido transparente e uma lâmpada acesa. Basta acender a lâmpada com a cor dos chakras que quer alinhar.
Quando você sente que algum chakra em especial está fora de equilíbrio, pode buscar vestir-se da cor do chakra, comer alimentos naturais da mesma cor e assim por diante. Você se cerca daquela energia, curando seu corpo e alma eficazmente, sem terapias invasivas.
Leia Também: Conheça os templos de despertar dos 7 chakras
As cores e os chakras
- Muladhara – Vermelho, cor quente. Representa: saúde, fogo, coragem, paixões, sexualidade, conquistas, movimento, violência, poder e ira. Atua: no fígado e no sistema muscular. Ajuda na congestão e relaxa os músculos. Usada: em anemias, doenças do trato respiratório, doenças sanguíneas e depressão.
- Svadhisthana – Laranja, cor quente. Representa: prosperidade, alegria, sabedoria, ambição, criatividade, egoísmo e luxúria. Atua: na circulação do sangue, no metabolismo cálcio, na tireoide e nos hormônios. Ajuda a estimular a circulação e o metabolismo. Usada: no tratamento da vesícula, tireoide, rins, doenças respiratórias, bexiga, pâncreas e ovários.
- Manipura – Amarelo, cor quente. Representa: luz solar, sabedoria, intelecto, alegria, diversão, percepção, comunicação, covardia, traição e riqueza. Atua: nos nervos motores, na digestão, na bílis e no pâncreas. Ajuda a purificar o trato digestório. Usada: no combate a diabetes, problemas de pele, esgotamento e depressões, hemorroidas, indigestão e paralisias.
- Anahata – Azul, cor fria. Representa: o céu, a paz, a verdade, a intuição, a meditação, a calma, a sinceridade e o plano mental. Atua: como anti-inflamatório, antisséptico e analgésico. Ajuda a regenerar tecidos e aumentar defesas. Usada: no combate a febre, dores, gastrites, cóleras, insônias, palpitações, reumatismos e estados emocionais alterados.
- Visuddha – Verde, cor neutra. Representa: começo da vida, a vegetação, a juventude, a deterioração, a germinação e as emoções. Atua: no combate de infecções, alivia tensões e estimula a fertilidade. Ajuda a estimular o crescimento. Usada: em doenças respiratórias, dores de cabeça, problemas no fígado e na coluna, hipertensão, úlceras, infertilidade e irritabilidade.
- Ajna – Roxo, cor fria. Representa: devoção, fé e percepção. Atua: na corrente psíquica, em corpos sutis, na visão, audição e olfato. Ajuda a emergir um contato entre planos físico e espiritual. Atua: nos olhos, nas dores, na apatia, na asma, nas convulsões, cólicas e reumatismos em geral.
- Sahasrara – Violeta, cor fria (ou Branco, cor neutra). Representa: transmutação, sobriedade, alquimia, meditação e elevação da consciência. Atua: na cicatrização, na corrente sanguínea, no coração e na região superior do cérebro. Ameniza irritações, desinfeta e purifica. Usada: nas dores de coluna, meningites, perturbações mentais e nervosas, rins, alcoolismo, vícios em geral, indigestão e queda de cabelo.
Leia Também: Cristais: Veja como podem atuar nos seus chakras