Entrevista com Maria Aguiar
Entrevista com autor convidado WeMystic: Maria Aguiar
Maria Aguiar
Mapa Astral: Decoração conectada com a sua essência
A proposta é simples, mas na prática muito enriquecedora. Maria Aguiar, arquitecta apaixonada por astrologia, propõe uma decoração única e personalizada com base no local, dia e hora do seu nascimento. O Mapa Astral é usado como uma ferramenta de auto-conhecimento aplicada para a criação de uma casa à sua medida. E nas empresas, pergunta você? É possível sim. Maria Aguiar explicou ao Wemystic nesta #flashinterview.
1
Como arquiteta e astróloga, nos diga um pouco sobre como surgiu seu interesse em unir ambas as atividades. A partir de que momento você percebeu que esse casamento poderia proporcionar poderosas transformações?
A astrologia entrou em minha vida em 1992, durante um período em que trabalhei em uma empresa de engenharia consultiva, onde conheci meu marido, que na época estudava astrologia e fez meu Mapa Astral. Desde então me apaixonei pelo assunto, que fez todo sentido pra mim, mas só fui realmente começar a estudar em 2006.
Mas foi somente em 2014, inspirada em um livro que falava sobre “a influência dos astros nos ambientes”, que resolvi me aprofundar no assunto e fazer uma pesquisa sobre como podemos usar as informações obtidas com a interpretação do Mapa Astral, na hora de fazer escolhas para a decoração da casa, surgindo então o Astral da Casa.
2
Quais as principais vantagens que você vê, como profissional, em utilizar o mapa astral para a decoração da casa? Quais são as principais motivações das pessoas que buscam personalizar seus espaços de acordo com o guia astrológico?
O Mapa Astral é uma ferramenta voltada ao autoconhecimento e se conhecer é o melhor caminho para criar uma decoração alinhada com a própria essência. A proposta do Astral da Casa – Guia Astrológico de Decoração é justamente essa, feito à partir da análise do Mapa Astral ele revela o estilo pessoal, indica os gostos e preferências e pode ajudar a criar ambientes originais, que combinem com a personalidade, o jeito único de ser de cada um. A principal motivação tem a ver com essa ideia, dever refletida a própria personalidade através da decoração.
“O Mapa Astral é uma ferramenta voltada ao autoconhecimento e se conhecer é o melhor caminho para criar uma decoração alinhada com a própria essência.”
3
É possível utilizar esse mesmo processo para decorar outros ambientes, como um escritório ou uma área externa, por exemplo? Nesses casos, onde os espaços são frequentados por várias pessoas (e nem sempre por moradores), qual seria o critério mais adequado para a disposição de cores, móveis, etc?
Podemos sim pensar em utilizar o Guia Astrológico de Decoração para decorar os espaços destinados as atividades de uma empresa. O Mapa Astral pode neste caso revelar o “clima”, o “jeitão” da empresa para seus clientes através da decoração. Os critérios utilizados para análise do Mapa serão os mesmos dos utilizados para a decoração de uma casa.
4
Qual é a importância da presença dos 4 elementos na decoração da casa? Eles possuem alguma ordem ou critério de equilíbrio de acordo com cada mapa astral?
Na astrologia utiliza-se os 4 elementos como forma de classificar os signos astrológicos de acordo com o temperamento, que pode ser mais extrovertido (fogo), controlado (terra), sociável (ar) ou sensível (água).
A ideia de utilizar elementos do decor que tenham a ver com cada temperamento é meramente no sentido de trazer identificação com as características atribuídas a ele e com isso contribuir para que a pessoa se sinta “em casa”.
“O Mapa Astral pode, no caso das empresas e negócios, revelar o “clima”, o “jeitão” da empresa para seus clientes através da decoração.”
5
Considerando alguém cujo Sol e Lua estejam em Leão (Fogo), mas tanto seu Ascendente quanto mais de 50% do seu Mapa Astral se encontrem em signos de Terra. Qual elemento teria maior relevância na hora de trazer a essência dessa pessoa para a decoração? A escolha pode variar de acordo com o ambiente analisado?
Tudo é relevante, o resultado final da decoração vai ser um “mix” de todos os elementos do Mapa utilizados para “construção” do perfil da pessoa. A essência da pessoa vai estar presente na casa, independente do ambiente, mas pode ocorrer de algumas qualidades e associações relacionadas aos signos serem um pouco mais relevante para a pessoa.
6
No caso de duas ou mais pessoas que moram juntas, mas apresentam mapas astrais completamente incompatíveis. Qual é o processo adotado para equilibrar gostos e personalidades, especialmente nos espaços comuns?
Não é necessário haver compatibilidades nos Mapas para fazer a decoração de um ambiente ou casa. É comum se observar em qualquer boa decoração, a preocupação do profissional em satisfazer as necessidades, os interesses, os gostos e preferências de todos independente de fazer o Mapa Astral. Na maioria dos casos o profissional qualificado busca chegar a um denominador comum ou colocar um detalhe que atenda a cada um nos espaços comuns ou a personalizar totalmente os espaços reservados, se for da vontade e do consenso dos envolvidos.
“É bom esclarecer que a astrologia não é adivinhação, vidência, crença ou religião, mas sim um conhecimento milenar que se baseia na observação dos astros e que se utiliza de uma linguagem simbólica própria, para relacionar o posicionamento dos astros a situações e fatos que vemos corresponder”
7
É possível personalizar e enriquecer a decoração da casa com pequenas modificações ou existem casos ondes grandes mudanças são necessárias — como a troca de mobiliário ou até mesmo mudanças estruturais?
Ambas as situações podem ocorrer e isto independe do Mapa Astral, trata-se mais de uma questão de adequação de projeto ou disponibilidade financeira, do momento de vida, ou até mesmo dos ambientes envolvidos.
8
Quando o assunto é cozinha, é inevitável pensar em aconchego, reuniões em família e certamente algumas boas lembranças — um conceito bastante canceriano, por assim dizer. Pensando nessa associação, existe sempre um signo ou planeta regente representando cada espaço da casa?
Sim existe, mas isto não quer dizer que o ambiente será decorado em função das qualidades deste signo ou regente. A decoração é feita com base na análise do Mapa Astral do(s) usuário(s) e é isso que determina as escolhas para trazer este “aconchego” a qualquer ambiente.
O Astral da Casa – Guia Astrológico de Decoração é feito à partir da análise do Mapa Astral: ele revela o estilo pessoal, indica os gostos e preferências e pode ajudar a criar ambientes originais, que combinem com a personalidade, o jeito único de ser de cada um.
9
O processo de decoração seguindo o guia astrológico pode ajudar uma pessoa a descobrir novas habilidades, ou a revelar determinada característica?
A interpretação do Mapa Astral pode com certeza revelar/confirmar habilidades e características individuais, que podem se aplicar a decoração e isto, caso seja interessante para compor a decoração será descrito no Guia Astrológico de Decoração.
10
Quem é ligado em astrologia, muito provavelmente tem um lado místico em sua essência — e faz questão de ter um cantinho sagrado dentro de casa. Como o guia astrológico de decoração pode orientar na hora de posicionar e montar um altar ou espaço transcendental para meditação ou oração, por exemplo?
Em primeiro lugar é bom esclarece que a astrologia não é adivinhação, vidência, crença ou religião, mas sim um conhecimento milenar que se baseia na observação dos astros e que se utiliza de uma linguagem simbólica própria, para relacionar o posicionamento dos astros a situações e fatos que vemos corresponder aqui e portanto nada tem a ver com “misticismo”. O Mapa Astral é a representação gráfica do posicionamento dos planetas no céu, no momento do nascimento de algo ou alguém. Para fazer o Mapa é preciso conhecer a data, a hora e o local deste nascimento. O astrólogo é um intérprete dos signos e símbolos representados no Mapa.
Mas é da natureza humana buscar se conectar com algo maior, “místico”, para buscar explicações para suas incertezas, alguns mais, outros menos. Para aqueles que sentirem esta necessidade não há problema algum em criar um espaço em casa para estas práticas e o Guia Astrológico de Decoração pode contribuir com este ou outro ambiente qualquer que seja do desejo do usuário, pois revela o estilo pessoal, indica os gostos e preferências que certamente podemos ver refletidas nos ambientes.
Biografia
Arquiteta formada em 1998 pela Universidade de Guarulhos, com experiência em projetos e obras para construções e reformas residenciais.
Astróloga formada em 2008 pela Escola Gaia de Astrologia, com experiência em Mapa Astral e Previsões. Autora do blog Maria Lua Astrologia no ar desde 2009, que atualmente faz parte do site Maria Lua Astrologia.
Atualmente desenvolvendo uma nova proposta de trabalho com o Astral da Casa, um guia astrológico de decoração, que visa orientar escolhas para a decoração da casa, através da interpretação do Mapa Astral, que estejam alinhadas com a personalidade do cliente.