Nino Denani – Magia é Conhecimento. Conhecimento te promove alteração da realidade, pelo poder da Vontade.
Entrevista com autor convidado WeMystic: Nino Denani
Nino Denani
Magia é Conhecimento. Conhecimento te promove alteração da realidade, pelo poder da Vontade.
Mago Hermetista há quase 15 anos, 20 anos de bagagem na Umbanda e com uma extensa jornada no campo da Magia e da Neuropsicologia, Nino Denani é o nosso entrevistado de hoje. De uma maneira leve e informativa, Nino respondeu às perguntas da nossa editora, esclarecendo algumas dúvidas que separam um curioso de um Mago — e tudo o que você precisa saber antes de julgar ou tirar conclusões precipitadas.
1
Para começar o nosso bate-papo, como você definiria Magia, em seu mais puro contexto? Podemos dizer que todos nós, independentemente da crença, doutrina ou religião, praticamos Magia em algum grau ou sentido? No que ela se difere de esoterismo, por exemplo?
Não há como negar que o processo de autoconhecimento é um processo de vida toda. Porque exatamente no momento que você se conhece, você se torna outro.
2
Você é muito conhecido não apenas pela profundidade em que aborda a Magia, mas por falar abertamente sobre o seu ceticismo. Mesmo depois de 20 anos na Umbanda e 15 anos no Hermetismo, você ainda se considera cético? Como se deu o seu interesse pela Umbanda, inicialmente, e o que te fez permanecer tanto tempo no terreiro e em uma Ordem iniciática?
3
Ainda falando um pouco mais sobre a sua jornada, qual foi o “estalo” que fez com que você resolvesse abandonar a sua vida profana e se dedicar exclusivamente à Magia e espiritualidade?
A Magia é uma cadeira de busca, então a primeira coisa que a Magia te faz, é com que você se perca — até um ponto em que você entende que nunca se encontrará.
4
Hoje, mesmo como Mago Hermetista e Grão Mestre em uma Ordem iniciática, você acredita que a busca pela Verdade e a plenitude espiritual sejam processos constantes de uma vida inteira (ou mais, caso acredite em reencarnações)?
5
Em meados dos anos 90, início dos anos 2000, houve uma certa “explosão” de adeptos da Wicca e doutrinas pagãs, em geral — muito disso alavancado pelas revistas nas bancas de jornais, personagens da cultura pop (como Harry Potter) e até mesmo uma certa liberdade religiosa e de expressão que vivenciamos naquela época. Pautado nisso, como você enxerga a difusão do paganismo nos dias de hoje? Acredita que esse tipo de “incentivo” cultural seja positivo para que um curioso se aprofunde na Magia ou que, pelo contrário, gere confusão, superficialidade e aversão com o passar do tempo?
6
Dentre as difusões “mágicas” da citada cultura pop, fomos de elixires para o amor a invocação de espíritos e demônios. E, a partir daí, cada adepto tomou seu rumo. Alguns se direcionaram à bruxaria natural, enquanto outros se focaram em vertentes mais transcendentes, como a Ayahuasca; “obscuras”, por assim dizer, como a Goétia, dentre tantas outras. Como você enxerga e abraça todas essas discrepâncias de crenças e pontos de vista sob um único viés, que é a Magia em sua essência?
O Mago é livre, mas não existe liberdade em grupos, e isso é fabuloso!
7
Quando a Magia esbarra na Ciência tradicional, você se arriscaria em dizer qual é a linha que separa um tratamento ou solução espiritual/energética de um encaminhamento psicológico, psiquiátrico ou outra fonte de conhecimento médico? Até em que ponto é possível direcionar um indivíduo, tratá-lo ou casar ambas as abordagens?
8
Magia e Alquimia são dois termos que andam de mãos dadas; praticamente inseparáveis na teoria e na prática (ainda que muitas pessoas insistam em separar as duas coisas). Considerando que Alquimia também abrange áreas como Química, Física, Biologia, Medicina e Matemática, no seu ponto de vista, como profissionais desses setores podem contribuir para a difusão da Magia no cotidiano, sem apelos ou afrontas religiosas?
9
Particularmente, sempre estive conectada a terapias holísticas, oráculos e astrologia, desde a infância, mas, após uma fase de ceticismo, me deparei com o hermetismo; o que passou a fazer muito sentido na minha vida — para além da espiritualidade. Você acredita que a compreensão e aplicação das Leis Herméticas no cotidiano pode servir de alento espiritual/psicológico, resultados práticos e/ou orientação livre de quaisquer amarras religiosas?
Filosofia é a observação do mundo, que vai compreender fenômenos religiosos, mas não pode ser cerceado por eles.
10
Ao contrário do que o imaginário coletivo supõe, uma Ordem iniciática vai muito além de uma hierarquia uniformizada. Como você já introduziu para nós, uma ordem discreta também consiste em ações sociais, aconselhamentos, dentre outras formas de agregar conhecimento e proporcionar o bem-estar a toda uma sociedade. Como funciona o processo de admissão de um Ordem, àqueles que se interessam em se tornarem membros, e quem pode se beneficiar dos projetos e iniciativas que ela oferece?
11
Além do seu envolvimento com a Ordem, você também possui uma vida pública bastante ativa, seja no seu canal do YouTube, Instagram ou mesmo em redes sociais como o TikTok. Como é para você falar sobre Magia com públicos tão diferentes? Especialmente considerando o TikTok, que tem um apelo bem mais “geração z” que as demais mídias. Como é a relação dos mais jovens com o seu conteúdo? Você acha que existe alguma apreensão ou repreensão por parte dos pais?
12
E, por fim, por onde começar a estudar Magia? Existe alguma leitura, curso ou identificação “obrigatória” nesse processo?
Biografia
Meu nome é Nino Denani, sou Mago Hermetista há quase 15 anos, Grão Mestre da Ordem do Grande Oriente Místico e host do canal do Nino Denani no Youtube, que atualmente conta com mais de 60 mil inscritos e também passei por um tempo na umbanda, quase 20 anos de trabalhos.
Sou organizador do simpósio anual chamado OCULTARIA, que reúne Magos e Ocultistas do Brasil todo em São Paulo. Além disso, organizo a iniciativa On the Road, que já levou palestras, cursos e simpósios sobre Magia e Hermetismo a 6 estados brasileiros e sou o responsável pelo curso Teoria da Magia, uma das maiores iniciativas neste sentido do Brasil, que reúne professores de diversas áreas e especialidades da Magia, todos pertencentes a Ordens de Mistério e Colegiados Místicos.
Tenho 6 livros publicados de forma independente: Se meu pai é Ogum 1 e 2, O Livro de Pontos do ArteFolk, Magia, Filosofia do Fogo e Doutrina Ritualística, Práticas de Magia 1 – Magia de Cura e Herbologia Mística e Magia Vegetal.
Faço participações em diversos canais do Youtube como o Caça Fantasmas Brasil, Conhecimentos da Humanidade e Spooky Houses , além de ser consultor do canal Assombrados.