Entrevista com Alice Mendonça
Entrevista com autor convidado WeMystic: Alice Mendonça
Alice Mendonça
“Yoga não nos torna melhores do que os outros e sim melhores para os outros. Isso transforma qualquer vida.”
Falamos com Alice Mendonça e ficamos com vontade de levar o tapetinho de Yoga para todo o lado. A advogada, hoje também professora de yoga com certificação Internacional da @yogaalliance, conversou com o Wemystic Brasil e revelou o seu profundo processo de transformação e a descoberta do seu propósito de vida. Numa conversa descontraída mas profunda, Alice falou de Yoga e Meditação como um todo e da consciencialização das práticas e benefícios gerais e para o trabalho. Vale lembrar que “O yoga é para todos. Qualquer pessoa pode praticar. O único requisito é TER UM CORPO. Se você tem um, já pode começar.”
1
Depois de 14 anos dedicados a advocacia, como foi sua transição para o Yoga, de aluna a profissional? Como você diria que a prática das posturas e a filosofia de vida deram o start para transformar a sua vida?
Antes do yoga eu vivia de forma reativa, em um meio onde se cultiva muita vaidade, concorrência, aparência. Além disso, envolvia-me de corpo e alma nos casos levados ao escritório, passava dias e noites acordada remoendo cada problema como se fosse meu. E tudo isso reverberava na minha saúde. Enxaqueca e insônia eram minhas companheiras inseparáveis. Até que eu tive um AVC aos 27 anos e fui diagnosticada com depressão. Entre tratamentos e exames, o médico psiquiatra me indicou a prática de yoga.
Levei algum tempo para ceder à prescrição médica. Desde quando tive meu primeiro contato com o yoga, as práticas me despertaram para um estudo mais aprofundado. Passei de uma escola para outra, conheci diversos professores e métodos. Quando procurei um curso de formação, a minha intenção era unicamente mergulhar nos estudos da filosofia. Tomei conhecimento de que era um curso de formação de professores somente após o início. Logo no primeiro módulo eu senti uma presença muito forte do yoga na minha vida e senti que eu estava exatamente onde deveria estar: um curso para formação de professores de yoga.
A transição de uma profissão para a outra tem sido um processo natural. Quando me vi, já estava dando aulas de yoga, me afastando cada dia mais da advocacia e sendo cada vez mais feliz e verdadeira comigo.
O melhor da prática de yoga é quando incorporamos a filosofia na nossa vida. Yoga só faz sentido quando o levamos para fora do tapetinho. Yoga é muito mais do que uma atividade física. Trabalha o ser humano como um todo: mente, corpo e espírito. Yoga não nos torna melhores do que os outros, e sim melhores para os outros. Isso transforma qualquer vida.
“Yoga só faz sentido quando o levamos para fora do tapetinho.”
2
Mesmo que outras pessoas não tenham a mesma vocação para seguir o caminho do Yoga, você acredita que a prática pode nos levar a um processo de autodescobrimento, inclusive nos guiando a um propósito de vida — como aconteceu com você?
A prática de yoga nos leva a um destino único: mergulho profundo dentro de nós mesmos. Estando lá não temos para onde escapar, a única saída é cada vez mais para dentro. Isso significa que o yoga nos proporciona o verdadeiro autoconhecimento que tanto se fala. Conhecemos a nossa verdadeira essência, lá onde tudo começou. Contatamos quem somos de verdade, antes de todos os títulos, capas e máscaras que usamos para sobreviver na sociedade.
É um processo de se despir de tudo, de olhar para dentro mesmo.
O que acontece é que, estando lá, nos deparamos com verdades que nem sempre são tão agradáveis assim. É aí que o yoga nos encoraja a encarar e aceitar todas as nossas sombras, com amor e sem julgamento. Aprendemos a aceitar que somos feitos de luz e sombra, e que está tudo bem.
Costumo dizer que a prática de yoga é um caminho sem volta, então pense bem se você quer mesmo seguir essa viagem. Esse autoconhecimento, aliado a muito trabalho e estudo, me ajudou a identificar o meu verdadeiro propósito. Por coincidência meu caminho foi o yoga, o que não necessariamente será o de outras pessoas.
3
Enquanto advogada, quais eram suas maiores dificuldades mentais e emocionais, e como foram superadas pela prática da meditação e do Yoga?
O exercício da advocacia não é muito gentil com a nossa saúde mental. Raramente um cliente senta na sua frente com um sorriso no rosto, boas energias e trazendo boas notícias. Conviver com problemas diariamente e ter que solucioná-los, mesmo não sendo seus, não é tarefa fácil e exige muito preparo mental e emocional, se você não quiser ficar doente.
A prática de yoga me ajudou a levar a advocacia com mais leveza, encarar os problemas de forma impessoal e resolvê-los de maneira racional. É uma mudança de chave mesmo, saímos do piloto automático e deixamos de ser seres reativos, dominados pelos comandos da mente doentia e desgovernada.
Engana-se quem pensa que a mente está ali e não precisa de cuidados especiais. Se você hoje exerce uma atividade na qual se considera “expert” e um profissional reconhecido, experimente incluir práticas de yoga e meditação na sua vida. Depois me conte como é ser um profissional expert, reconhecido e muito mais feliz.
Se você hoje exerce uma atividade na qual se considera “expert” e um profissional reconhecido, experimente incluir práticas de yoga e meditação na sua vida.
4
Segundo a sua experiência, por qual razão as pessoas costumam procurar pela meditação ou Yoga?
Geralmente as pessoas procuram yoga e meditação quando já estão em um estágio de depressão, ansiedade, dificuldade de concentração, entre outros quadros negativos. Talvez isso aconteça porque os depoimentos de pessoas que já praticam demonstram o quanto o yoga ajuda a superar esses desafios.
Meditação e yoga deveriam ser prescritos como forma de prevenção de doenças mentais e físicas, porque são comprovadamente práticas com poderes medicinais. Se eu pudesse me dar um conselho, teria sido o de praticar yoga desde a minha adolescência. Muito sofrimento teria sido evitado.
5
Falta de tempo ainda é uma desculpa que muitos adotam para adiar novos hábitos. Como você aconselharia as pessoas que desejam começar a meditar, mas ainda estão presas a esse estigma?
As pessoas sempre dão desculpas quando o assunto é promover saúde. Mas quando a doença chega, o tempo milagrosamente aparece, afinal, a cura passa a ser prioridade.
Se saúde mental e física for prioridade para você, comece a praticar yoga e meditação hoje mesmo. A prática deve ser simples e você já tem a ferramenta perfeita para começar: seu corpo. Procure um profissional certificado que lhe dará segurança para uma prática sadia e eficaz.
6
E quanto ao Yoga, existe alguma limitação ou contraindicação para quem deseja iniciar a prática?
O yoga é para todos. Qualquer pessoa pode praticar. O único requisito é TER UM CORPO. Se você tem um, já pode começar.
Você pode praticar yoga até deitado. As pessoas confundem o yoga com atividade física, o que não é. Isso acontece em razão de imagens que vem sendo espalhadas nas redes sociais, fazendo uma ligação do yoga com práticas acrobáticas, que exigem um alto grau de força e flexibilidade. O yoga cuida do ser humano de forma holística, buscado equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
O que precisa estar bem claro é que yoga é meditação. Em uma aula completa de yoga praticamos diversas técnicas que foram criadas com um único objetivo: meditação. Isso significa que você não precisa praticar todas as técnicas, podendo adaptar a prática de acordo com suas limitações e objetivos. Yoga sem meditação não é yoga.
Yoga sem meditação não é yoga.
7
Podemos dizer que estamos passando por um período de “revolução” nas empresas nos últimos anos, onde a demanda por aulas de Yoga e meditação aumentou consideravelmente. Qual é a sua percepção sobre esse crescimento?
Considero esse crescimento maravilhoso. Isso significa que as empresas estão conscientes de que a saúde mental dos funcionários é essencial para a saúde do ambiente de trabalho. Além disso, as pessoas tem a oportunidade de entrar em contato com a filosofia, podendo gerar um interesse maior em aprofundar a prática. Assim o yoga tende a se disseminar cada vez mais.
8
Ainda que esse cenário esteja mudando rapidamente, muitas empresas ainda são céticas no que diz respeito a técnicas “holísticas” para a produtividade e bem-estar de seus colaboradores. O que você pode nos dizer para desmistificar a prática da meditação e do Yoga no ambiente profissional?
Yoga não é religião. Tampouco misticismo. Não importa se você tem ou não alguma crença, você pode praticar yoga. O que trabalhamos no yoga é o desenvolvimento da espiritualidade no sentido de percebermos a força que temos dentro de nós. Aprendemos a reconhecer deus em tudo, nas coisas, nas pessoas, qualquer que seja o significado de deus para você. Despertamos um sentimento de unicidade com o universo.
Essa consciência melhora significativamente a nossa forma de nos relacionar com as pessoas e com o meio ambiente. De forma natural melhoramos tudo a nossa volta, incluindo o ambiente de trabalho. O que yoga nos ajuda a desenvolver a fé em nós mesmos e no mundo.
9
Quais os benefícios que a prática do Yoga e da meditação podem trazer à vida profissional ou acadêmica?
Praticar yoga nos proporciona inúmeros benefícios. Especificamente à vida profissional e acadêmica, você desenvolverá maior capacidade de concentração, equilíbrio, foco nas atividades, clareza mental na tomada de decisões. Você aprenderá a controlar a sua mente e não ser mais dominado por ela.
Conseguirá afastar aqueles pensamentos repetitivos e inoportunos que atrapalham seu desempenho nas atividades. Se estiver dentro das suas possibilidades e se for da sua vontade, o yoga te proporcionará um corpo mais flexível, forte, equilibrado, o que significa saúde e qualidade de vida.
10
E quanto às doenças físicas como LER, DORT, dores de cabeça e nas costas, por exemplo, elas podem ser prevenidas ou amenizadas com posturas de Yoga?
O yoga é comprovadamente terapêutico e pode estar aliado à medicina tradicional quando a doença já está instalada. Quanto à parte preventiva, quem pratica yoga com orientação profissional, dificilmente sofrerá com as doenças citadas. Alertamos sempre que o aluno é auto responsável por conhecer suas limitações, eventuais doenças pré-existentes, contra indicações médicas, etc., e informar o professor a existência de qualquer aspecto limitante.
O yoga é comprovadamente terapêutico e pode estar aliado à medicina tradicional quando a doença já está instalada.
11
Em tempos tão imediatistas, especialmente aqueles que sofrem de ansiedade podem se sentir frustrados quando não enxergam resultados logo nas primeiras aulas. Existe um tempo mínimo até que esses efeitos sejam perceptíveis? Como encorajar a constância nessas práticas?
A prática de yoga é individual. Não existe um tempo padrão para que os resultados apareçam. Cada ser humano tem as suas características próprias, limitações e possibilidades. Não temos o hábito de ter espelhos nas salas de yoga, porque a prática de cada aluno é única.
O espelho acaba levando o aluno a prestar atenção no que está do lado de fora dele, a comparar a sua prática com a prática dos outros, a ser crítico com a estética e a esquecer de olhar para dentro. O professor está ali para orientar e corrigir o que for necessário. É bonito perceber o quanto as pessoas são diferentes e evoluem cada uma no seu tempo.
12
Existe uma cada vez maior variedade de “estilos” disponíveis dentro do Yoga, inclusive misturando outras modalidades. O que você pensa sobre essas diferentes abordagens? Acredita ser algo favorável para que as pessoas se encontrem dentro de suas personalidades ou imagina que essa gama possa prejudicar o verdadeiro propósito da técnica?
A meu ver, a diversidade de linhagens tem lado positivo e negativo. A parte boa é que o praticante pode experimentar os diversos estilos até encontrar o que mais se identifica. Esse aspecto contribui para que cada vez mais pessoas pratiquem yoga, o que é maravilhoso. O aspecto negativo tem relação com o risco de que novas linhagens não cultivem o sentido filosófico do yoga desde sua origem, o que acabará por desvirtuar o seu verdadeiro propósito.
O yoga é uma prática milenar e sua base deve ser mantida e respeitada. Sou adepta às práticas clássicas. Mas não sou contra a diversidade de estilos, desde que a essência do yoga seja mantida e não se transforme em uma prática de culto ao corpo físico.
O yoga nos ajuda a desenvolver a fé em nós mesmos e no mundo.
Biografia
Alice Mendonça é professora de Yoga formada pela Premananda Yoga School – Escola Internacional de Yoga. É professora de yoga com certificação Internacional da @yogaalliance e também professora do Art Fitness – Studio Sabrina Lermen que fica em Joinville/SC. Trabalha como Personal Yoga, aplicando práticas personalizadas de acordo com os objetivos e potenciais de cada aluno. Percorre comunidades com as Palestras “Yoga – Qualidade de Vida” e “Técnicas de Meditação – Adulto e Infantil”.