Erva-mate: 4 benefícios cruciais para a saúde
Os benefícios óbvios e imediatos da erva-mate são o aumento da energia e o aumento da clareza mental, do estado de alerta, do foco e da concentração.
Alguns dos benefícios do mate para a saúde que se seguem são menos conhecidos, pelo menos para aqueles que não vivem em uma parte do mundo que bebe mate.
Benefícios do mate para a saúde:
-
A erva-mate proporciona um aumento suave de energia
A erva-mate é bem conhecida por proporcionar um aumento de energia descrito como suave, limpo e calmo.
Em comparação com os outros estimulantes mais usados no mundo – café, chá, cacau e guaraná – a erva-mate supostamente proporciona o aumento de energia mais equilibrado.
Os bebedores de erva-mate experimentam um estado de alerta semelhante ao do café, mas sem os efeitos colaterais do café. Raramente interfere no sono e não causa o nervosismo da cafeína. Atletas usam para melhorar o desempenho físico.
-
Ajuda na fadiga mental e física
É útil para pessoas que sofrem de fadiga mental ou física ou da síndrome da fadiga crônica. Você pode se deparar com a afirmação de que a erva-mate não contém cafeína, mas isso não é verdade. Ela contém mais do que o chá, mas menos do que o café.
Você pode ouvir que a erva-mate contém mateína em vez de cafeína. O efeito é semelhante ao da cafeína mesmo sendo diferente do café. Uma teoria é que a mateína é provavelmente apenas cafeína ligada a um tanino ou fenol na folha crua. Pelo menos por enquanto, a mateína é simplesmente outro nome para a cafeína.
-
A erva-mate melhora as funções mentais de todos os tipos
Todos querem ser tão inteligentes, produtivos, focados e criativos quanto possível, e a erva-mate pode ajudá-lo a ser assim. A erva-mate contém uma quantidade moderada de cafeína, a droga psicoativa mais usada no mundo. Os benefícios da cafeína que melhoram as funções cerebrais são conhecidos entre todos.
-
Tem grande influência na sua memória, humor e o estado de alerta
A erva-mate deixa você mais motivado e produtivo, estimulando a produção do neurotransmissor dopamina. A erva-mate contém dois compostos relacionados, a teobromina e a teofilina. Esses dois alcalóides trabalham juntos para fornecer efeitos estimulantes únicos e suaves, como também acontece no café, no chocolate e no chá.
A erva-mate encontrou um nicho de seguidores entre as pessoas que buscam otimizar o desempenho mental com qualquer coisa que lhes dê uma vantagem. Seja ela tradicional da sua cidade ou não, pode experimentar e dar a sua opinião.
Saiba mais :