Espiritismo é uma religião? Entenda os princípios da doutrina de Chico Xavier
A doutrina espírita se propõe assim a estabelecer um estudo profundo, porém muito abrangente de todos os conceitos religiosos, filosóficos e científicos da humanidade em uma ótica de certa forma mais neutra e sem preconceitos entre si.
A comunicação entre o material e o espiritual
O espiritismo se constrói, principalmente, e de maneira diferente das demais religiões, na possibilidade de comunicação entre o mundo material e o espiritual; esse é um dos principais pilares do espiritismo, de modo que, segundo o próprio Allan Kardec e relatos do médium e filantropo Chico Xavier, apesar das questões religiosas e aplicações terem sido deduzidas pelo estudioso, os princípios e a essência do espiritismo foram transmitidos pelos próprios chamados “espíritos de luz”.
Outro pilar fundamental do espiritismo é seu caráter não materialista, pregando com muito afinco a caridade e a compaixão ao próximo. O espiritismo considera este mundo como um estado passageiro e como um estado não natural do espírito. Segundo os espíritas e nomes como Chico Xavier, nossa forma natural não é material, mas sim espiritual, de maneira que nos ligamos a um corpo físico em uma espécie de jornada de aprendizado.
Uma doutrina? Uma religião? Ou ambos?
Para entender esse conceito seguido pelo médium Chico Xavier é preciso desmistificar alguns ideais religiosos e o que é uma religião propriamente dita.
O espiritismo, além de uma doutrina, é também uma religião pois a esta faz parte de seus estudos e conceitos. No entanto, o espiritismo se difere em muitos aspectos do conceito padrão de religião, a começar por sua estrutura onde não está presente nenhum tipo de hierarquia, dogmas ou qualquer tipo de culto ou cerimônia religiosa. O espiritismo inclusive não incentiva nem recomenda nenhuma forma cega de fé, já que prega justamente o equilíbrio entre seus conceitos.
O espiritismo ainda se considera inserido simultaneamente como ciência e filosofia, por contemplar um estudo igualitário entre elas, trazendo ideias organizadas de maneira sistemática pela análise de fatos, assim como discute assuntos que fogem a experiência física, como a existência de Deus e princípios universais.
Portanto, o espiritismo de Allan Kardec e Chico Xavier é visto mais amplamente como uma crença do que como uma religião, tentando unir todo o conhecimento material de maneira lógica com o conceito espiritual.
Leia também:
- A obra de Chico Xavier: Mediunidade e Ensinamentos do Pós-vida
- As frases célebres de Chico Xavier e os seus Ensinamentos
- A Doutrina Espírita e os Ensinamentos de Chico Xavier