O poder está em você: espiritualidade para parar de fumar
Você fuma? Alguém que você ama fuma? Pois esse é o momento de parar. A pandemia de coronavírus adoece os pulmões, e fumantes têm mais risco de desenvolver quadros mais graves da doença. É o momento perfeito para trazer aquela força extra para você largar esse hábito!
Para abandonar um vício, a espiritualidade pode ser uma grande aliada. Use a espiritualidade para parar de fumar! Quer saber como? Nós te contamos!
Clique Aqui: Fumar pode atrapalhar a mediunidade – saiba porquê
O primeiro passo
Apesar de cada vez menos comum entre os brasileiros, o cigarro ainda é hábito para 9,3% da população. Já fumamos muito mais no passado. As campanhas contra o tabagismo parecem ter tido algum sucesso no Brasil, o que mostra também como é possível parar. O grande ponto é entender que cigarro é um hábito, e, como todo hábito, é necessária uma reeducação de comportamento para ultrapassá-lo. Por isso, antes de qualquer dica é preciso dizer que a maior força que temos no mundo é a vontade. Fumar é um hábito que traz muitos malefícios para a saúde, mas que é extremamente difícil de abandonar. Só quem fuma sabe a dura batalha que enfrenta quem decide parar de fumar. Quem consegue é quase um herói!
“Deixar de fumar é a coisa mais fácil do mundo. Sei muito bem do que se trata, já o fiz cinquenta vezes”
Muitas pessoas têm ajuda, mas vemos que muitas das que pararam simplesmente resolveram assim. Tomaram uma decisão irreversível e aguentaram as consequências disso. Superaram a vontade louca de acender um cigarro após o almoço ou durante uma conversa com amigos. Inclusive a nossa vontade também influencia muito a espiritualidade. Quando oramos, é a nossa intenção que é lida pelo Universo. Quando acendemos uma vela também. A vontade transforma, a vontade move montanhas. E o que é a fé senão uma vontade incontrolável de que Deus exista?
Se você quer parar de fumar, alimente essa vontade. Tente controlar sua vontade, não compre cigarros. Evite lugares e pessoas que estimulem esse vício, evite sentimentos que levem ao cigarro. E peça ajuda da espiritualidade! Quando pedimos, a ajuda vem. Acredite.
Oração para parar de fumar
Essa oração é poderosa. Ela envia aos céus nosso pedido de ajuda e pode ser feita quantas vezes for necessária. Antes de dormir, ao acordar ou quando aquela vontade incontrolável de fumar chegar. Ore. Peça.
“Ó Deus, Criador de todas as coisas, Vós destes ao homem a inteligência que o torna capaz de conhecer a natureza da flora e as qualidades da vegetação.
Destes também ao homem a vontade livre para aceitar o que é bom e rejeitar o que lhe faz mal.
Eu sei que o fumo prejudica a minha saúde, que fecha os pulmões, que ataca o coração,
que desequilibra o meu sistema nervoso. Mas a minha vontade é tão fraca!
Eu quero deixar o fumo e não posso !
Jesus, eu me lembro de Vossas palavras: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15, 5c).
Talvez eu esteja confiando só em mim, em vez de confiar em Vós.
São Paulo, dizia: “Tudo posso naquele que me conforta” (FL 4, 13).
Então eu também, com a Vossa ajuda, posso deixar de fumar.
Do enfarte do coração, livrai-me, Senhor !
Do câncer do pulmão, livrai-me, Senhor !
Do vício do fumo, livrai-me, Senhor !
De todo pecado, livrai-me, Senhor !
Amém.”
Meditação
A meditação serve de ferramenta para quase tudo na vida. É realmente um presente dos deuses essa prática, que pode ser tornar uma jornada de desenvolvimento espiritual. Aliás, é o que ela é: um estilo de vida que acaba por despertar a mente, o espírito. E como o cigarro é um hábito que tem picos de vontade, a meditação é perfeita para ajudar a ultrapassar esses momentos difíceis. Ela é uma ferramenta de reprogramação emocional que nos ajuda a reeducar os nossos hábitos. Por isso, ela pode ser uma chave para quem deseja parar de fumar. O que a meditação faz é dar esse auxílio à reeducação do comportamento, pois, ela consegue ajudar muito no gerenciamento do impulso de fumar.
“A ação perfeita é o fruto da meditação perfeita”
Há estudos que mostram a eficácia da meditação na luta contra o tabagismo. Entre eles, um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos selecionou sessenta estudantes, 27 fumantes e 33 não-fumantes. Eles foram divididos em dois grupos e testaram o poder do mindfulness, uma das técnicas da meditação. O primeiro grupo foi submetido a sessões de relaxamento, enquanto o segundo participou de sessões de meditação. O experimento durou duas semanas, com aproximadamente dez sessões de trinta minutos cada. Eles registraram seus hábitos em relação ao cigarro e tiveram aferido o nível de dióxido de carbono em seus pulmões. Ao final, o resultado apontou que aqueles que fizeram as sessões de meditação conseguiram reduzir em 60% o consumo de cigarros.
Se você precisa de ajuda para parar de fumar e não sabe por onde começar, comece pela meditação. Há várias formas de meditar, várias técnicas, incluindo meditação guiada. A internet está cheia de tutoriais e vídeos explicativos sobre o assunto. É só começar!
Técnicas de respiração
A maneira como respiramos é totalmente errada. Parece idiota dizer isso, mas é verdade. Tanto é que basta uma respiração mais profunda para sentirmos a diferença no corpo e na mente.
No físico, a respiração é fundamental para manter o bom funcionamento dos pulmões e de todo o corpo, sendo essencial para o nosso bem-estar. O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue necessária para as reações metabólicas do organismo, e servindo como via de eliminação dos gases residuais como o gás carbônico. A respiração também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e a liberar água. Respirar corretamente gera inúmeros benefícios ao organismo, como, por exemplo, a melhora da digestão, eliminação das toxinas que se formam no corpo, equilíbrio das funções orgânicas, fortalecimento dos organismos debilitados e combate da ansiedade, depressão e obesidade. Respirar lentamente pode ajudar a acalmar e a relaxar o organismo, diminuindo a frequência dos batimentos cardíacos.
“Orar não é pedir! Orar é a respiração da Alma!”
No espiritual os ganhos são ainda maiores. Respirar é vida. A cada vez que inspiramos, colocamos para dentro de nós a energia vital do Universo. Não é à-toa que respiração é o maior indício de vida, a condição para que ela exista. E como o hábito de fumar está muito ligado à ansiedade, as técnicas de respiração são perfeitas para ajudar a largar o cigarro. Você pode fazer elas isoladamente, ou adicioná-las às práticas de meditação. Aqui vão duas técnicas que têm resultados incríveis:
Respiração Quadrada
Inspire por 4 segundos, segure o ar por 4 segundos, expire por 4 segundos e fique sem ar por 4 segundos – sempre pelas narinas, coluna ereta, olhos fechados ou concentrando-se sobre um único ponto.
Respiração Acelerada
Deve ser feita sentada, sempre pelas narinas bombeando o oxigênio como um fole. Fazer séries de 30 segundos – 4 a 10 séries por dia.
Simpatias para deixar de fumar
As simpatias também podem ajudar. Só a força da intenção que colocamos nelas têm um efeito incrível sobre a nossa energia. Se você gosta de simpatias, use a abuse delas!
Sal grosso – um poderoso aliado
Essa simpatia é simples e você só precisa de sal grosso. Tudo que você precisa fazer é guardar sete pontas de cigarros que você fumou em um saco plástico, junto com um punhado de sal grosso. Enterre tudo em um vaso de comigo-ninguém-pode, pensando que nada mais vai impedir você de abandonar esse vício.
Ajuda do anjo da guarda
Na primeira sexta-feira do mês, guarde as bitucas de três cigarros e jogue-as em água corrente (pode ser no vaso sanitário), pedindo ao seu anjo da guarda que acabe com o seu vício. Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
Cigarro no lixo
Compre um maço de cigarros e, antes de acender o primeiro, diga: “Almas protetoras, eu dedico este fogo a vocês e peço-lhes que me ajudem a realizar meu desejo, que é parar de fumar”. Então, acenda o cigarro, dê apenas uma tragada e pense no seu desejo. Apague bem e jogue no lixo junto com o restante do maço.
Óleos essenciais e Aromaterapia
O cheiro é um dos nossos principais sentidos. A aromaterapia utiliza óleos essenciais para trazer bem-estar físico e mental para a vida das pessoas e mostra a forte ligação entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Depois disso, o cérebro reage às propriedades aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém. Por isso, usar óleos essenciais para parar de fumar pode ser uma ótima saída para combater os sintomas da falta de nicotina.
Um estudo publicado em 1984 pelo Laboratório de Pesquisa em Nicotina da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostrou que a inalação pela boca de óleo essencial de pimenta-preta reduz muito o desejo de fumar pois imita a sensação sentida pela inalação do tabaco. Combinações de aromas como bergamota e laranja, ou laranja e lavanda ou hortelã pimenta e gerânio funcionam muito bem contra o cigarro e podem ser usados em aromatizadores. Coloque um algodão dentro dele e pingue duas gotas de cada, uma vez ao dia. O aroma será sentido durante o dia todo.
Florais – surpreenda-se!
Os florais também podem ajudar a largar de vez o cigarro. A terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais, que são indicados para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções. As essências podem ser feitas em farmácia de manipulação. Para isso, basta pedir que elas sejam preparadas a 30% brandy. O ideal é ingerir quatro gotas, quatro vezes ao dia. Como eles são muito poderosos e conseguem mexer profundamente com as nossas emoções, é recomendado que florais sejam tomados com algum acompanhamento terapêutico.
Os florais mais eficientes contra o tabagismo são: Saint Germain, Allium, São Miguel, Cidreira, Curculigum, Laurus Nobilis, Mangífera, Arnica Silvestre, Abricó e Amygdalus.
Fortaleça sua força e autoestima
Nossa mente tem muita força e podemos usar essa força para parar de fumar. Acredite em si mesmo. Acredite que você pode abandonar o cigarro. Pense em algumas das coisas mais difíceis que você já fez em sua vida e perceba que você tem coragem e determinação para deixar de fumar. Cabe a você.
Você também pode fazer uma lista. Escreva porque você quer parar de fumar: viver mais, sentir-se melhor, pela sua família, para economizar dinheiro, encontrar um amor com mais facilidade, ver seus filhos crescer, etc. Você sabe o que é ruim sobre o tabagismo e sabe o que ganhará ao desistir. Coloque no papel para lê-lo diariamente e faça isso. Leia todos os dias e lembre a você mesma todas as razões que você tem para parar de vez com o cigarro.
“Vós sois budas”
A força está em nós. O poder está em nós. Descobrir isso faz parte do despertar, da nossa evolução espiritual! Use seu poder. Desperte seus dons interiores. Use da sua espiritualidade para parar de fumar!
Saiba mais :