Estágios avançados de consciência através da respiração holotrópica
A respiração é poderosa e muito eficaz para controlar nossas mentes, emoções e garantir a saúde do corpo físico. Porém, muitas pessoas não dão tanta importância para isso e sempre respiram no automático, deixando de usufruir dos benefícios de uma respiração controlada. Existem diferentes técnicas e uma delas é a respiração holotrópica. O termo ”holotrópico” tem origem no grego holo, que significa “todo” e trepein, que quer dizer “avançar”. Portanto, holotrópico pode ser definido como “mover-se para a totalidade”.
A terapia através da respiração holotrópica foi desenvolvida pelos pesquisadores Stanislav e Christina Grof, especialistas em terapia psicanalítica. Enquanto estudavam os efeitos do LSD, se aprofundaram em estados expandidos de consciência e como isso poderia ajudar e capacitar as pessoas a lidarem com seus traumas. Os cientistas buscavam um método para alcançar uma experiência psicodélica, com finalidade de cura e autoconhecimento.
A respiração holotrópica vem sendo usada desde 1976 por todo o mundo, com satisfatórios resultados terapêuticos que proporcionam o desenvolvimento pessoal. Através dela, os pacientes atingem um estado alterado de consciência onde traumas e sentimentos antigos são liberados.
“Respirar é a técnica mais simples e mais poderosa para proteger sua saúde”
Como funciona a respiração holotrópica?
O método combina respirações curtas e intensas com longas e profundas, também envolve música evocativa, trabalho corporal e expressões artísticas, permitindo que os pacientes ampliem sua consciência e consigam se conectar com a capacidade de cura de seu próprio psiquismo. Por isso, muitas pessoas consideram a técnica uma prática meditativa intensa.
O campo transpessoal comporta experiências nas quais não nos sentimos limitados pelo ego, tempo ou espaço e podemos nos conectar com domínios míticos, inconsciente coletivo, energias transcendentais e o cosmos. Tais experiências podem nos ajudar a achar um sentido para a vida, superar crises existenciais e despertar uma visão generosa sobre nós mesmos.
Clique aqui: Óleo essencial de eucalipto – poderoso para a respiração e muito mais
Os benefícios do método
De acordo com a Psicologia Transpessoal, nossos traumas se escondem em cantos profundos de nossa psique. Então, eles podem apodrecer, se tornando doenças físicas ou emocionais, que muitas vezes são mascaradas pelo ego.
A técnica ajuda a liberar esses traumas, aliviando dores crônica, curando depressões e melhorando condições físicas como asma, enxaqueca e tensão pré-menstrual. Também ajuda a se livrar de vícios, ter mais insights, traz clareza em áreas problemáticas da vida e proporciona maior conexão do físico com o emocional.
Alcance dos estágios avançados de consciência
Através da respiração holotrópica, é possível atingir estágios avançados de consciência que levam a uma conexão com seu eu interior e com o universo. Não é simples explicar esses estados de conexão com palavras, porque ultrapassam barreiras da mente e são experiências únicas e pessoais para cada um.
Saiba mais :