Exercício para tomar decisões – para pessoa indecisa
Quando somos uma pessoa indecisa e nos vemos diante de uma situação de dúvida, é como se ocupássemos simultaneamente diversos lugares e, ao mesmo tempo, não estivéssemos em nenhum deles. Então, nos sentimos enfraquecidos pela divisão causada pelo dilema. As indecisões sugam nossas energias, o que torna ainda mais difícil enxergar com clareza para tomar uma decisão consciente. O exercício para tomar decisões é uma boa alternativa em casos como este. E é sobre ele que vamos falar neste artigo.
A indecisão é um conflito entre as partes discordantes de nós mesmos. Estas partes funcionam como uma divisão de nosso ego, as imagens que construímos de nós mesmos. Temos um eu-vaidoso, um eu-criança, um perfeccionista, orgulhoso etc. Assim como estes “eus” se apoiam, também se chocam algumas vezes.
A primeira coisa que deve ser feita é identificar qual parte de nós está em conflito. Apenas esta parte está sofrendo com uma determinada questão. Para o nosso “eu completo” não existem problemas ou divisões. Pergunte a si mesmo: o que esta parte almeja? O que ela rejeita? No que esta parte está apegada?
Praticando exercício para tomar decisões
Se você é uma pessoa indecisa, que sofre sempre que precisa tomar uma decisão, seja ela muito importante ou não, o exercício para tomar decisões pode te ajudar. O primeiro passo é descobrir quais sentimentos que estão em conflito e impedem sua tomada de decisão. Para isso, faça a si mesmo as perguntas a seguir:
– Qual a parte dentro de mim que está em conflito? Qual delas está sofrendo?
– O que cada um de meus “eus” deseja? Como cada um deles está agindo?
– Do que temo ter que me despedir? Do que não quero abrir mão?
– O que eu repudio e não quero ver?
Depois de responder estas perguntas a si mesmo, busque silenciar sua mente. Você pode meditar, fazer uma caminhada ou contemplar a natureza. Após silenciar, observe atentamente o seu corpo, seus barulhos e respostas.
Caso você ainda não consiga desenvolver essa consciência corporal, treine sua percepção usando essa técnica: por cinco minutos, antes de dormir e após acordar, fique atento à sua respiração e observe todas as sensações físicas que surgirem no seu corpo (frio, calor, tensão, dor, formigamento, arrepio, suor, etc.). Repita o ritual diariamente.
Finalize o exercício para tomar decisões escrevendo em pedaços de papel as opções de escolha que você tem. Embaralhe os papeis e coloque-os no chão, com a parte escrita para baixo, de forma que você não saiba o que representa cada um. Estando concentrado, vazio de preconceitos e intensões, olhe para cada papel e observe o que acontece com seu corpo, para onde ele se move. Você pode testar se colocando sobre cada um dos papeis para perceber as sensações físicas e emoções que surgem. Veja em qual deles você se sente melhor, mais seguro, estável e forte. Então, vire o papel para saber a resposta.
Saiba mais :