Praticar exercícios físicos em casa para ir além da queima de gordura
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
O exercício físico é um dos mais importantes aliados no tratamento e prevenção da depressão e ansiedade. De acordo com a personal trainer Isa Bessa, o exercício causa o aumento de neurotransmissores como a endorfina e dopamina que são responsáveis pela sensação de bem-estar. E que tal começar a praticar atividades em casa? “O recomendável para quem quer começar a praticar exercícios físicos em casa é ir devagar”, ensina a personal.
Clique Aqui: Como manter as funções cerebrais em dia com exercícios feitos em casa?
A profissional já começa com uma dica importante. “Se exercite com atenção e em qualquer movimento que sinta dor aguda, pare! De preferência procure orientação de um profissional competente. Na internet existem vários que colocam a forma correta e dica de exercícios”, recomenda. Para começar a treinar em casa, o básico seria um colchonete adaptado ou tapete, uma cadeira e roupa confortável. E, claro, não se esqueça de beber muita água.
Emagrecer apenas treinando em casa pode ser um desafio, principalmente se não for acompanhado de uma dieta equilibrada e de orientação profissional. “Seria errado de minha parte dizer que todos podem reduzir peso corporal apenas ao começar a se exercitar em casa, pois estaria mentindo. Depende da alimentação da pessoa, principalmente. Se a alimentação estiver regulada, com certeza é possível sim ter redução de peso com os exercícios em casa!”, esclarece a personal.
A profissional dá algumas dicas para quem quer começar a treinar em casa e queimar gordura:
- Não tente imitar o treino de quem já está acostumado a treinar em casa.
- Se você não treinava antes de começar a treinar em casa, vá com calma. Não precisa treinar todos os dias, comece com uma frequência semanal de dois ou três dias.
- Dê atenção aos alongamentos e exercícios de core (musculatura interna do tronco e abdômen).
- Abdominal não faz perder a barriga.
- Não existe perda de gordura localizada.
- A maioria das dores de coluna são causadas pela falta de movimento geral
A professora Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, 41, começou a praticar exercícios físicos por orientação médica e pela necessidade de buscar uma melhora na qualidade de vida. Atualmente, ela faz atividade física funcional em casa.
“A partir da pandemia eu passei a treinar de forma on-line, em casa. Por ser de um grupo de risco, não me sinto segura para voltar pra academia. Precisei comprar alguns aparelhos de ginástica e minha personal adapta os treinos para as possibilidades e espaço que eu tenho em casa. Gosto muito de treinar dessa forma, me adaptei muito bem”, comenta a professora. Ela acredita que a prática promove seu bem-estar físico e mental.
Isa Bessa ressalta que o importante é se movimentar. “Movimento é vida. Você não precisa ir em uma academia para se exercitar! Exercício não é estética, exercício é saúde física, mental e colabora para o bem-estar geral”, afirma. E você, faz exercícios em casa?
Assista: 5 exercícios para queima de gordura
Saiba mais :