Expiação ou provação? Em qual tipo de encarnação você está?
Quando olhamos em volta e analisamos a vida das outras pessoas, vemos que existem diferenças brutais entre as experiências que os espíritos vivenciam na Terra. Alguns vivem um verdadeiro inferno, enquanto outros parecem ter sido escolhidos para usufruir o que a vida tem de melhor para oferecer.
“A pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem provação”
Seria isso uma injustiça? Uma forma de Deus abençoar os justos e castigar os filhos que contrariam suas leis? Não, absolutamente. Além do carma em si, ou seja, as consequências da Lei da Causa e Efeito, existem tipos diferentes de encarnações, com propostas e objetivos também diferentes. Quer saber qual é o seu tipo de encarnação? Descubra aqui!
Roda de Samsara: nascer e renascer
Nascer, viver, morrer. Essas são verdades incontestáveis sobre a natureza da experiência humana na Terra, onde a única certeza que temos é que, um dia, vamos morrer. Para começar a falar sobre os tipos de encarnação, vamos recorrer ao conhecimento indiano e budista que chama esse ciclo de morte e renascimento de Roda das Encarnações, ou, Roda de Samsara.
Para aqueles que percebem a vida e a morte como uma experiência, a Roda de Samsara traz um enorme conhecimento sobre a condição espiritual daqueles que se encontram encarnados na Terra. O conceito foi criado pelos hindus e budistas, chegando até nós, ocidentais, na segunda metade do século XX. O termo expressa a roda da vida e da morte, ou seja, o fluxo incessante dos renascimentos através dos mundos e as diferentes experiências que temos ao longo das várias encarnações na matéria.
É uma ideia semelhante ao carma e reencarnação, onde uma consciência que está vivendo uma experiência no agora já teve outras vidas no passado. Os conceitos que tratam da Roda de Samsara podem ter nomes diferentes, mas, provavelmente a analogia mais adequada entre esse conceito e o universo espiritualista seria a Lei da Causa e Efeito, que nos coloca como responsáveis pelos efeitos que nossas ações têm nos outros e no mundo. Qualquer fenômeno, processo ou ação que um ser vivo cometa, causa efeitos e consequências. Isso é a Roda de Samsara: ciclos reencarnatórios que permitem que os espíritos vivam diferentes experiências na matéria e experimentem o poder, o subjugamento, a riqueza, pobreza, saúde, enfermidade, enfim, vivenciem todos os aspectos positivos e negativos que uma encarnação em atmosferas mais densas pode oferecer. Em cada uma dessas possibilidades o espírito adquire conhecimento e fica mais próximo da verdade, de Deus, ou do Eu Superior como alguns costumam chamar. E são esses ciclos que fazem com que uma encarnação, portanto, seja mais ou menos difícil, mais ou menos feliz, com maior ou menor grau de dificuldade. Podemos programar uma existência onde as situações que se apresentam são um carma, um resgate ou uma oportunidade de trabalhar e aprimorar alguma característica de nosso espírito.
Clique Aqui: Religiões que acreditam em reencarnação
Os tipos de encarnação: encarnação e a provação
Segundo o conhecimento que encontramos nas obras da doutrina espírita, podemos dizer que existem dois tipos de encarnação: e expiatória e a e provação. Independente de qual ciclo você esteja vivenciando na Roda de Samsara, sua experiência sempre vai ser composta por uma expiação ou uma provação. Aliás, essa é a essência do planeta Terra, um local de provas e expiações. Uma escola. Mas, afinal, qual é a diferença entre esses dois tipos de encarnação?
“A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A expiação é pena imposta ao malfeitor que comete um crime”
Vamos começar com a expiação. A palavra expiação vem do latim expiatione, e tem como significado o ato ou efeito de expiar, no sentido de experiência ou vivência. Mas essa vivência tem uma conotação de castigo, penitência, cumprimento de pena. No entanto, sabemos que Deus não castiga ninguém e o sofrimento pelo qual estamos sendo passando é fruto dos nossos próprios erros. Nesse caso, erros cometidos em vidas passadas. A expiação, em essência, representa uma contenção temporária da liberdade individual, necessária à reeducação do espírito que, melhor utilizando o livre arbítrio, reajusta-se às determinações das leis divinas. Nas expiações, o espírito vê-se aprisionado pelo uso indevido do livre arbítrio, que foi usado para prejudicar outras pessoas. Então, para que não prejudique mais ninguém, incluindo si mesmo, esse espírito renasce sob processos de contenção que, obviamente, produzem sofrimentos. Por isso, em alguns casos a encarnação mais parece uma prisão para o espírito, que vai expiar os mais diversos problemas ligados à saúde, miséria, violência, etc. Porém, qualquer que seja o sofrimento quando é ultrapassado com resignação, resiliência, paciência e entendimento, o espírito sai dessa experiência purificado em um nível evolutivo muito elevado de entendimento espiritual e liberto dos vícios e imperfeições da matéria. Muitas pessoas se sentem injustiçadas e não conseguem compreender essa visão, pois pensam que não há sentido em “pagar” por erros que elas sequer se lembram. Mas essas mesmas pessoas quase sempre acham injusto pagar por qualquer erro que seja, e mesmo na vida atual sempre vão arrumar alguma desculpa para se eximir da responsabilidade que possuem pelos seus atos. Essas são as que mais precisam abrir a mente para as leis divinas, e perceber que o que elas entendem por castigo é na verdade cura e uma nova oportunidade para acertar. A expiação é, sem dúvida, a alavanca que move o espírito ao caminho da perfeição.
“A lei das provas é uma das maiores instituições universais para a distribuição dos benefícios divinos”
Já uma encarnação de provação é diferente. Ela não tem esse caráter de resgate que possui a expiação, estando mais próxima do que entendemos por teste, avaliação, verificação. Ela acontece, portanto, quando cessam as expiações e o espírito já adquiriu conhecimento suficiente para alterar seus padrões de comportamento e ter reações diferentes quando “apertado” pelos problemas e dificuldades da vida na matéria. A prova é como uma corrida de obstáculos, onde a premiação final é um impulsionamento imenso do progresso humano. As provas sempre existirão, mesmo para espíritos superiores, que, aliás, atraem para si as mais difíceis provações. Basta prestar atenção nas hagiografias dos santos ou nas histórias de vida de grandes mestres como Jesus ou nosso querido Chico Xavier. Muitos tiverem uma vida dura, cheia de abusos, abandono, doenças e dor. Mas não eram expiações, mas sim provações, desafios evolutivos. As provações são difíceis, sem dúvida, mas a ideia é justamente testar as qualidades morais e desenvolvemos nossa inteligência e ética espiritual.
Mas nem toda provação vai trazer sofrimento. Algumas provas têm o objetivo de nos fazer adquirir novos conhecimentos e resultados em relação a sua evolução. Uma provação pode trazer ao espírito encarnado mais paciência, tolerância, amor e fé, dentre tantas outras qualidades e virtudes.
Clique Aqui: 7 erros do pensamento espiritual
Ninguém está livre das provações
Se você acha sua vida difícil em comparação a de outras pessoas, saiba que ninguém está livre das provações. Absolutamente ninguém escapa da essência do próprio planeta, especialmente essas pessoas que pensam estarem aqui para serem felizes e realizadas em seus desejos, já que o Universo existe para dar a elas o que elas querem. Primeiro, devemos sempre dizer que, em tempos de redes sociais e das vitrines que as páginas pessoas viraram, não podemos nunca esquecer que nada daquilo é verdadeiro. Ninguém é feliz o tempo inteiro e todas as pessoas possuem problemas. E, se você for usar a rede social como parâmetro para avaliar sua vida, vai adoecer sua mente e seu espírito. O que existe ali são pessoas transformadas em produtos, validadas pela quantidade de seguidores e likes que recebem em uma foto. E não há nada de mal em compartilhar a vida, mas é preciso compreender como funcionam as redes e rejeitar comparações e qualquer tipo de pressão que te faça diminuir suas próprias conquistas em relação ao que os outros estão ostentando nas redes.
Dito isso, é fato que realmente algumas pessoas possuem mais facilidades na vida. Negar isso também é um pensamento tão falso quanto pensar que a felicidade plena e constante que encontramos nas redes é verdadeira.
“A quem muito foi dado, muito será cobrado; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”
Tem pessoas que nasceram ricas, inteligentes, bonitas e saudáveis, em uma família unida onde quase não existem conflitos. Essas pessoas precisam empreender pouco esforço para que as portas da vida se abram, pois, praticamente já nascem em um contexto onde tudo está pronto. Claro que sempre vai haver algum esforço, pois, mesmo quem herda uma fortuna familiar se não souber lidar com ela e fazê-la render e durar, vai acabar sem nada. Sempre vai haver esforço e obstáculos, mas é impossível comparar a vida de alguém que nasce em uma periferia dentro de um lar disfuncional com as facilidades daqueles que possuem tudo desde que abrem os olhos para o mundo. Infelizmente, parece que são essas as pessoas que mais clamam por mérito no Brasil, e não conseguem enxergar seu lugar no mundo e os privilégios que possuem. Pois bem, esse tipo de pensamento mostra que essas pessoas estão falhando na prova que escolheram para si. Muitas delas escolheram o ciclo da riqueza de Samsara, pois, no passado, vivenciaram as amarguras da miséria e gostariam de contribuir com a melhoria do mundo através da energia do dinheiro. Mas, quando aqui chegam e renascem sem a memória de outras vidas, elas caem nas ilusões da matéria e nos vícios da encarnação, se fecham em seus privilégios e desejam cada vez mais poder e riqueza, construindo vidas que giram apenas em torno de si mesmas. Esquecem do próximo, muitas vezes exploram esse próximo para conseguir mais e mais.
A Terra é um planeta escola, e ninguém pode fugir das suas lições. Seja uma vida de provação ou expiação, sempre vão haver testes. Mesmo aquelas pessoas que parecem só usufruir e desfrutar, também estão passando pelas provas da vida na matéria e serão chamadas a responder por seus atos, sua conduta e a contribuição que deixaram ao mundo. E, como vemos na bíblia, quanto mais recebemos, mais seremos cobrados.
Saiba mais :