Família: o lugar perfeito para perdão
Se você precisa exercitar o perdão, a família é o lugar perfeito para você começar. Não existe família perfeita. Aliás, ninguém é perfeito. Não temos pais perfeitos, nem somos filhos perfeitos. Como amigos, também deixamos a desejar e, quando namoramos, certamente não vamos ser abençoados com a única pessoa perfeita na face da Terra.
“O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte”
Temos queixas uns dos outros, e as relações humanas são construídas com uma certa dose de conflito. A todo momento ferimos, e também nos sentimos feridos, abandonados, negligenciados, desrespeitados. E a única forma de manter essas relações saudáveis é exercitando o perdão. Entra o perdão, sai a magia e o ressentimento. E, em uma família, quando tem perdão de menos vai ter briga de mais. Ao invés de ser um espaço de amor, ela vai virar uma arena, um reduto de mágoas e traumas emocionais que podem atravessar vidas. Sem perdão a família adoece. E, uma família doente vai deixar você doente também.
Os pais não são entidades, são seres humanos
A primeira coisa que precisamos entender sobre a nossa família, especialmente os nossos pais, é que eles são pessoas absolutamente normais que se casaram e tiveram filhos. A mãe é só uma mulher que engravidou, com toda sua carga emocional, traumas, conflitos, desejos e frustrações. A sociedade tende a santificar a mãe e transformá-la em uma entidade, uma santa, uma visão que não é nada saudável. Primeiro porque coloca um peso nas mães que elas não precisam carregar, e segundo porque essa transformação em entidade desumaniza a mãe, tira dela sua identidade. E esse tipo de percepção também contribui para que relacionamentos abusivos não sejam entendidos dessa forma.
Sim, mães podem ser abusivas. Elas são apenas pessoas. E quando a sociedade nos obriga a internalizar a ideia de que as mães não erram nunca, que elas têm sempre razão e sempre querem o nosso bem, quando se estabelece uma relação tóxica e abusiva entre uma mãe e um filho, fica muito complicado para que as pessoas percebam essa dinâmica, ou validem o que aquela criança ou adolescente está relatando. Não raro, esse filho vai passar como louco, problemático, mentiroso, até que cresça e tenha condições físicas e intelectuais para se defender. Um caso muito comum onde vemos isso acontecer é quando as mães possuem o transtorno das mães narcisistas. Esse transtorno é o melhor exemplo de como as mães são apenas pessoas, que nem sempre estão agindo da melhor forma ou querem o bem do filho acima de tudo. E não enxergar como elas realmente são, dando a elas a chance de evoluírem, é tirar também dos filhos a possibilidade de perdoarem. Se não há erro, não existe perdão!
Clique Aqui: Nosso egoísmo pode atrapalhar o desencarne de um familiar?
Desculpe seus pais
Desculpe seus pais, perdoe seus irmãos, releve os atos dos seus primos, compreenda seus avós. Abrace e aceite seu filho, do jeitinho que ele for. Se tem uma coisa que a vida me mostrou, é que a família é o nosso melhor, é um tesouro, um presente, onde evoluímos, amamos e somos amados. Claro, como já citado antes, existem famílias onde só há dor. Mesmo nesses casos, o perdão é necessário, mas para essa minoria, a família não será o presente da vida mas sim os espinhos dessa caminhada. Mas, ainda assim, essa pessoa vai encontrar pelo caminhos pessoas que vão fazer esse papel. E mesmo que não seja de sangue, essas pessoas vão ser sim como uma família.
“Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida”
A maioria das pessoas tem famílias difíceis, mas comuns. Normais. Quando somos adolescentes, até amamos os nossos pais, mas achamos que a coisa mais importante do mundo são os amigos. Ficamos cegos, fazemos de tudo por eles. Mas o tempo mostra que não só eles são muito poucos, como mesmo aqueles velhos e bons amigos quando crescem vão ter a vida deles, a família deles, os problemas deles, o caminho deles. Você não vai mais ter essa relação com eles, essa intimidade, essa oportunidade de dividir cada segundo da sua vida. Eles vão ter mais o que fazer, e você também. E quem fica mesmo sempre o seu lado? Sua família. E quantas vezes perdoamos um amigo, mas não os nossos pais? Quantas vezes é sua melhor amiga quem te trai, mas quem você não perdoa mesmo é sua irmã?
A família foi feita para amar e perdoar. Os amigos, às vezes parece que existem para invejar. Tanto é que você certamente já ouviu o conselho que diz que você não pode contar seus sonhos para os outros, senão, eles não se realizam. Que você só deve revelar algo depois de ter realmente conquistado, para não encher os olhos dos outros. Que amigos são esses para quem não podemos contar nossos feitos, nossos sonhos? Quem são essas pessoas que também escondem de nós os seus planos? Para quem é preciso fazer marketing pessoal a todo instante? Quando tudo vai bem, sua casa está cheia. Quanto mais dinheiro e fama você tiver, mais os “baba-ovo” vão te paparicar, aproveitar do que você tem a oferecer. E quem não faz isso? Sua família de verdade. Sua mãe, seu pai, um irmão. Sua tia. Há exceções, mas quase sempre são essas pessoas que vão brindar as suas conquistas com todo o coração, e chorar a sua dor também com todo o coração. E fazem isso com todos os defeitos que têm, como todas as imperfeições que você também tem. Eles merecem o seu perdão. Você também merece perdoá-los.
O perdão é um dos objetivos da encarnação
Quanto mais estudo, mais vejo que não há outro objetivo para um encarnado do que aprender a amar. E não há amor possível sem o perdão. Toda essa evolução espiritual, o despertar da consciência, enfim, tudo isso que conhecemos por espiritualidade se resume na capacidade de amor incondicionalmente os nossos irmãos, e o perdão é o caminho que nos conduz a essa condição mais elevada. Por isso nascemos e renascemos, encontrando e reencontrando nossos desafetos do passado. Eles são pais, mães, filhos, maridos, colegas de trabalho… Enfim, nossos inimigos estão por toda a parte e, especialmente quando nos incomodam, é que nos fazem crescer. Justamente porque se ficarmos presos na vingança, no ódio, não progredimos e continuamos encontrando outra vez o mesmo problema, até que esse padrão seja quebrado através do perdão.
“Só quem entende a beleza do perdão pode julgar seus semelhantes”
Quando perdoamos abrimos mão do nosso ego, ao menos por alguns instantes. Mostramos que compreendemos que todos aqui eram, e que o mundo não gira em torno do nosso umbigo. Mostramos humildade, uma noção de fraternidade que se aproxima do amor incondicional que Jesus tentou nos ensinar. Tolerância, aceitação, misericórdia… São esses os atributos que vêm junto com o perdão. Quando perdoamos, o maior beneficiado somos nós.
Clique Aqui: Perdão, otimismo e tolerância reduzem o risco de infarto
Cordel sobre o perdão
Esse cordel mostra para o coração o valor do perdão. É de autoria de Braulio Bessa, um mago das palavras que consegue provocar uma inundação de lágrimas nos mais áridos desertos emocionais.
Há quem diga que quem bate
Sempre esquece
Quem apanha
É quem se lembra da ferida
Depois vira uma cicatriz para toda a vida
Muitas vezes em alguém
Quer nem merece
Nessa hora o cabra pensa
Ah se eu pudesse me vingar
E descontar essa maldade…
E o ódio lhe assalta a liberdade
Lhe tornando cego, amargo e ignorante
A vingança só dura um instante
E o perdão dura uma eternidade
Acredite e tenha sempre esperança
Que a justiça tenha sempre precisão
Na balança 20 gramas de perdão
Pesam mais que 20 kilos de vingança
Há quem diga que?
Quem perdoa também cansa
Pois pergunte isso a Deus por caridade
Já pensou se ele cansasse de verdade?
Se tornando vingativo e intolerante
A vingança só dura um instante
E o perdão dura uma eternidade
O perdão talvez possa lhe curar
Muitas vezes consola quem chorou
É uma chave que liberta quem errou
E quem teve a ação de perdoar
Quem perdoa tem o dom de transformar
Já que basta uma gota de bondade
Pra lavar o coração da humanidade
Só assim o homem pode ir a diante
A vingança só dura um instante
E o perdão dura uma eternidade
Perdoar talvez seja um recomeço
Não entenda isso como esquecimento
Siga em frente!
Que Deus faz o julgamento
Cada um paga a conta no seu preço
A justiça nunca erra o endereço
Mesmo cega só enxerga a verdade
Perdoar não o faz fraco ou covarde
O faz forte, o faz livre e tolerante
Porque a vingança só dura um instante
E o perdão dura uma eternidade.
Saiba mais :