Fatos psicológicos que vão surpreender você
O homem já foi à lua, a ciência já evoluiu no tratamento de diversas doenças e os avanços tecnológicos nos surpreendem a cada dia. Mas em pleno século XXI, pouco sabemos sobre o nosso cérebro.
A psicologia humana ainda permanece cheia de mistérios. Como o nosso cérebro funciona e como definimos nossos padrões de comportamento. Descubra 15 fatos psicológicos incríveis sobre como nossa mente funciona!
15 fatos psicológicos que vão surpreender você
-
Pessoas inteligentes não têm muitos amigos
Quem possui um QI alto não sente a necessidade de fazer muitos amigos. Isso porque o seu cérebro se preocupa em ocupar o tempo com outras tarefas que julga mais importantes do que “perder tempo” com atividades que envolvam socialização. Mas se você faz parte desse grupo, uma atitude inteligente seria arranjar tempo para as amizades. Pesquisadores já comprovaram que ter amigos faz bem para a saúde da mente e do corpo.
-
Olhos nos olhos
Se você sente dificuldade em manter sua atenção e interesse em uma conversa mais longa, tente manter um contato visual com a pessoa. O bate papo “olho no olho” faz com que você mostre para o outro que está prestando atenção ao que ele diz e o estimula a continuar falando para evitar o fim do diálogo.
-
Felicidade tem preço
Quantas vezes já ouvimos que dinheiro não compra a felicidade? Mas saiba que ele compra, sim! Isso não quer dizer que pessoas ricas são automaticamente mais felizes. É que a felicidade vem quando utilizamos o dinheiro para agradar os outros. Nossos amigos, familiares, instituições de caridade. O pensamento altruísta é a grande chave para alcançar a felicidade!
-
Medo de ser feliz
Todo mundo busca a felicidade, certo? Nem sempre! Existem pessoas que simplesmente sentem medo de serem felizes. Normalmente o motivo é explicado ao analisar o passado dessa pessoa: Traumas ou grandes tragédias durante o período em que se sentiam felizes.
Isso faz com o que o cérebro delas associe a chegada da felicidade à possibilidade de sofrer tudo novamente.
-
Escrever em um diário faz bem à saúde
Pessoas que têm como costume escrever sobre seu dia a dia numa agenda ou diário podem achar que o hábito não influencie na saúde física. Mas na verdade, pessoas que sofrem com problemas de depressão, ansiedade, ou de distúrbios do sono e alimentação, fazem com que o sistema imunológico seja fortalecido e níveis de estresse são diminuídos.
Além disso, ao colocar o que sente no papel você consegue enxergar situações e atitudes de uma maneira mais clara e isso proporciona uma chance de refletir e até mesmo de mudar comportamentos que não estejam te ajudando.
-
Aquela música insistente que não sai cabeça
Você está desempenhando tarefas e de repente começa a cantarolar um trecho de uma música repetidas vezes durante o dia. Isso é irritante, não é mesmo? Mas é possível se livrar dessa “tortura” de uma maneira muito simples: basta ouvir a canção chiclete por inteiro!
Quando escutamos o trecho de uma música, o nosso cérebro absorve essa parte da letra e passa a repetir a mensagem. Por isso, ao colocar a canção para tocar até o fim faz com que a mente entenda como um processo que chegou a sua conclusão.
-
Perder o celular é muito estressante
Pesquisas mostraram que perder um celular pode ser bem estressante para algumas pessoas. O medo de perder o aparelho é comparado ao medo de um ataque terrorista! Claro que existem situações que provocam ainda mais estresse como a morte de alguém que amamos, ou uma doença grave, por exemplo.
-
Leve seu cão para um encontro
O cão é mesmo o melhor amigo do homem! Você sabia que, se levar seu animal de estimação para um encontro, as suas chances de conquista aumentam bastante? A presença dos bichinhos faz com que você se sinta mais confiante e, dessa forma, se torne mais atraente para a pessoa que quer conquistar.
-
Somos fofoqueiros
Pode parecer um tanto exagerado, mas pesquisas mostraram que cerca de 80% do que conversamos é pura fofoca. E não existe aquela história de que a mulher é mais fofoqueira do que o homem. Os dois possuem a mesma porcentagem. Mas ao contrário do que possa parecer a primeira vista, fazer fofoca não é algo ruim. Ela é responsável por fortalecer os laços sociais.
-
Vitória da autoestima
Se você é daquelas pessoas que gostam de esportes e têm um time favorito sabe da alegria que é quando ele conquista uma vitória. É bom para o time e muito bom para você também! O seu humor melhora e permanece assim por aproximadamente dois dias e a sua autoestima vai parar nas alturas.
-
Seus planos são segredo
Muita gente fala que, se temos planos, é melhor não comentar com ninguém para que eles aconteçam. Seria um exagero? Ou um caso de mal olhado? Nada disso! Ao dividir nossas ideias, metas, planos com os outros, jogamos nossas pretensões direto no lixo.
Isso acontece porque, ao verbalizar o que queremos realizar, nosso cérebro interpreta que já as realizamos. E acredite: convencer nossa mente de que ela está errada é uma tarefa muito difícil.
-
Desenhe para se lembrar
Quando você precisa memorizar algo é natural que pegue uma folha de papel e escreva tudo o que acha importante. O próximo passo costuma ser ler e reler inúmeras vezes o que escreveu para conseguir guardar aquele conteúdo. Mas essa não é a maneira mais eficaz.
Estudos comprovaram que desenhar é a melhor ferramenta para quem quer memorizar alguma coisa. Não é preciso ser um gênio do desenho: qualquer esboço que faça sentido para você é o suficiente. Faça o teste!
-
Quanto mais cansado, mais criativo
Precisa ter uma ideia criativa, mas a inspiração não vem? Simples: fique cansado. Pode parecer uma loucura, mas quando estamos realmente exaustos o nosso cérebro funciona de uma forma menos eficiente. Isso faz com que ele deixe de se “preocupar” em filtrar pensamentos que parecem não ter a mínima lógica.
Então as portas para a criatividade se abrem e você tem a chance de aproveitar esses pensamentos e transformá-los em projetos de sucesso.
-
Esqueça o plano B
Quando pretendemos realizar alguma coisa ou tomar uma decisão mais séria, costumamos pesar os prós e contras. Para nos proteger de algo que possa dar errado, criamos outras alternativas de ação, o chamado “plano B”.
Se você quer começar algo novo, não crie outras opções. Isso faz com que você diminua a possibilidade de sucesso já que passa a pensar que tem outras coisas que pode tentar e assim, você não coloca o esforço devido no que realmente quer.
-
Sonhar com desconhecidos
Com certeza você já acordou e lembrou de um sonho em que muitas pessoas que estavam nele eram totalmente desconhecidas. E então você imagina que o seu cérebro criou aqueles rostos que apareceram enquanto seu corpo estava descansando.
Saiba que isso é impossível: nosso cérebro não é capaz de formar novos rostos. As pessoas que apareceram em seu sonho são de carne e osso e você esbarrou com elas em algum lugar. Você nem precisou prestar muita atenção nelas. Em poucos segundos o seu cérebro memoriza o rostos para os quais olhou.
Saiba mais :