O que você está fazendo de errado na missa e não sabia
As missas normalmente têm uma ordem determinada, pois o reino de Deus é um reino de ordem, no entanto, nem todo mundo segue essa ordem. É normal que depois de tantos anos e com a adesão de novos padres que as coisas se percam um pouco. Explicamos então nesse texto o que você está fazendo de errado na missa e não sabia.
-
Dizer amém depois do Pai Nosso
É normal dizer o amém depois que terminamos de rezar o Pai Nosso, mas quando estamos em grupos fechados de oração ou a realizar uma oração pessoal. Durante uma missa, no entanto, é diferente. Uma vez que o Pai Nosso está integrado numa oração maior, depois que dizemos “livrai-me de todo o mal” não devemos dizer Amém, já que o sacerdote deve continuar a oração.
-
Dizer partes que são apenas do sacerdote
Quem nunca repetiu com o padre a parte “Por Cristo, com Cristo e em Cristo…” durante uma oração eucarística? Apesar de acharmos que devemos seguir o sacerdote, essa parte em específico deve ser apenas dita por ele, enquanto os fiéis devem apenas finalizar com o Amém.
-
Ajoelhar ou não durante a consagração?
Esta questão não é muito difícil, já que pode ser facilmente encontrada no IGMR, que diz claramente no número 43 que “…ficarão de joelhos, a não ser por motivo de saúde, lugar estreito, pouco espaço devido à grande quantidade de pessoas ou outras causas razoáveis que o impeçam, durante a consagração”. A não ser que problemas de saúde o impeçam de o fazer, ajoelhar é o mais correto, ou uma reverência quando o sacerdote o fizer.
-
Saudar as pessoas no rito da paz
Apesar de acharem o contrário, saudar as pessoas durante o rito da paz, ou abraço da paz, é opcional. Você não precisa percorrer toda a igreja atrás de pessoas conhecidas para abraças, basta saudar quem está do seu lado fazendo apenas uma reverência à celebração.
-
Comungar em Jejum
Muitos não sabem, mas para receber a eucaristia é preciso fazer um jejum de alimentos sólidos pelo menos a uma hora antes. Pode consumir água e remédios. O certo seria não comungar em caso de não cumprimento dessa regra. Faz parte do fiel viver esse jejum.
Saiba mais :