Mentes brilhantes unidas pela crença
Apesar da competição e da declarada oposição entre as visões científicas e religiosas, grandes inventores e cientistas não só falavam sobre a existência de Deus, fé e cristianismo, como se declarava abertamente crentes na figura de um criador.
“Querem que vos ensine o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber”
É muito interessante ver como a narrativa metafísica pode sobreviver a materialidade da ciência, encontrando nela um complemento para a explicação da origem da vida. Nem só de ateus sobrevive a ciência e grandes figuras da história eram mais crentes do que podemos imaginar. Vamos conhecer que são esses caras?
15 cientistas que confessaram sua fé
A lista é, obviamente, muito maior do que é possível expor em um artigo. Além, de imensa, a lista é diversificada: entre as figuras temos astrônomos, físicos, cosmólogos, botânicos, matemáticos, químicos e naturalistas da humanidade. Um time de peso, de pessoas que fizeram diferença na história e que, mesmo atuando na esfera científica, não abandonaram a crença em algo superior.
“A vida sem ciência é uma espécie de morte”
-
Johannes Kepler
Kepler foi um dos maiores astrônomos da história e era também matemático e astrólogo. Nascido na Alemanha em dezembro de 1571, Johannes Kepler fez uma revolução científica sozinho, sendo responsável pela formulação das três leis fundamentais da mecânica celeste ou Leis de Kepler.
Sobre Deus, Kepler diz: “Deus é grande, grande é o seu poder e infinita a sua sabedoria. Louvai-o, céu e terra, sol, lua e as estrelas com sua própria linguagem. Meu Senhor e meu Criador! A magnificência de tuas obras que eu quero anunciar aos homens na medida em que a minha inteligência limitada possa compreender.”
-
Nicolau Copérnico
Copérnico nasceu na Polônia, em fevereiro de 1473. Foi astrônomo, matemático, cónego da igreja católica, jurista e médico. Copérnico é o responsável pela teoria heliocêntrica do Sistema Solar, o que se provou totalmente verdadeiro conforme se atestou com os avanços científicos.
Sobre Deus, diz Copérnico: “Quem vive em estreito contato com a ordem, mais realizado é, e a sabedoria divina faz-nos sentir mais estimulados para as aspirações mais sublimes. Quem não adora o arquiteto de todas estas coisas?”
-
Isaac Newton
Newton é o fundador, o pai da física teórica clássica. É também uma personalidade de imensa importância na história, pois o que foi pensado por ele permanece quase inalterado até a atualidade. Nascido na Inglaterra em 1643, além de físico, Newton era também alquimista, filósofo natural, teólogo e matemático.
Sobre Deus, Newton diz: “O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um vasto oceano. O arranjo maravilhoso e a harmonia do universo não poderiam senão sair de um ser onisciente e onipotente.”
-
Carl Linneo
Carl Nilsson Linnaeus é o fundador da botânica sistemática, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, considerado o “pai da taxonomia moderna”. Linneo nasceu na Suécia em 1707, e era botânico, zoólogo e médico.
Sobre Deus, diz Linneo: “Eu vi passar perto de mimo Deus eterno, infinito, onisciente e onipotente e eu prostrei-me de joelhos em adoração.”
-
Volta
Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta nasceu em 1745, na Itália. Foi um grande físico, químico e pioneiro na descoberta das noções básicas da eletricidade.
Sobre Deus, diz Volta: “Eu confesso a minha fé santa, católica, apostólica, romana. Agradeço a Deus que me deu esta fé e tenho toda a intenção de viver e morrer nela.”
-
Ampere
André-Marie Ampère nasceu na França, em 1775. Foi físico, filósofo, cientista e matemático, que fez importantes contribuições para o estudo do eletromagnetismo e postulou a lei fundamental da corrente elétrica.
Sobre Deus, Ampere diz: “Quão grande é Deus, e quão pequena é a nossa ciência que parece uma pequenez!”
-
Cauchy
Augustin-Louis Cauchy nasceu na França, em 1789, e o matemático responsável pela introdução do rigor na análise matemática.
Sobre Deus, diz Cauchy: “Eu sou cristão, ou seja, acredito na divindade de Cristo, como todos os grandes astrônomos e todos os grandes matemáticos do passado.”
-
Gauss
Um dos maiores matemáticos e físicos alemães, Carl Friedrich Gauss era também astrônomo. Nascido em abril de 1777, Gauss contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos números, estatística, análise matemática, geometria diferencial, geodésia, geofísica, eletroestática, astronomia e óptica.
Sobre Deus, Gauss diz: “Finalmente, quando chegar a nossa última hora, será grande e inefável a nossa alegria ao vermos que em todo o nosso trabalho, apenas vislumbramos a infinitude do Criador.”
-
Liebig
Justus von Liebig foi um célebre químico e inventor alemão, nascido em 1803. Liebig deixou um legado extraordinário para a humanidade: seus experimentos possibilitaram a criação de fertilizantes químicos, sabão, explosivos, alimentos desidratados e inúmeras fórmulas e processos para a química orgânica.
Sobre Deus, Liebig diz: “A grandeza e sabedoria infinita do Criador só se irão realmente revelar a quem fizer esforços para tirar as suas ideias do grande livro da natureza.”
-
Charles Darwin
Charles Robert Darwin nasceu em fevereiro de 1809, na Inglaterra. Darwin era naturalista (o que hoje seria equivalente a um biólogo) e deixou uma contribuição muito valiosa com a concepção da Teoria da Evolução das Espécies, que se tornou o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na biologia.
Sobre Deus, Darwin diz: “Eu nunca neguei a existência de Deus. Acho que a teoria da evolução é perfeitamente compatível com a crença em Deus. O argumento máximo da existência de Deus parece-me que é a impossibilidade de demonstrar e compreender a imensidão do universo, sublime em todas as medidas, e que os homens tenham sido fruto do acaso.”
“O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são.”
-
Thomas Edison
Thomas Alva Edison foi o inventor mais criativo e fértil que já viveu na Terra, responsável por patentear mais de 1200 criações. Nasceu em fevereiro de 1847, nos Estados Unidos, e foi também um grande empresário e ficou conhecido por inventar a lâmpada incandescente.
Sobre Deus, Edison diz: “O meu maior respeito e minha máxima admiração vai para todos os engenheiros, especialmente o maior de todos: Deus”.
-
Angelo Secchi
Pietro Angelo Secchi nasceu em 1818, na Itália, e foi um astrônomo ilustre. Padre e cientista, sua contribuição para o mundo científico está nas inovações em espectroscopia astronômica, sendo um dos primeiros a afirmar com autoridade que o Sol é uma estrela.
Sobre Deus, Secchi diz: “Ao olhar para o céu chego a Deus num ápice.”
-
Robert Mayer
Julius Robert von Mayer nasceu em novembro de 1814, na Alemanha, e foi um grande cientista naturalista. Também médico, Mayer foi responsável pela Lei da conservação da energia, um dos fundadores da termodinâmica.
Sobre Deus. Mayer diz: “Acabo a minha vida com a convicção que brota do fundo do meu coração: a verdadeira ciência e a verdadeira filosofia não podem ser outra coisa senão uma propedêutica da religião cristã.”
-
Galileu Galilei
Galileu Galilei é frequentemente lembrado por seu conflito com a Igreja Católica, apesar de sua proximidade com ela. Nascido na Itália em fevereiro de 1564, Galileu era físico, matemático, astrônomo e filósofo, ficando famoso (sofrendo posteriores represálias) com a publicação em 1663 sobre seu entendimento do sistema solar.
Acreditava não só em Deus, como na bíblia, sobre o que diz: “a Bíblia não pode errar”.
-
Albert Einstein
Por último e não menos importante, podemos citar Albert Einstein, o cientista mais importante do século XX. Sua orientação metafísica é discutível, pois parece ter transitado entre o ateísmo e a crença ao longo de sua vida. Nascido em 1879, suas contribuições mais importantes à ciência foram feitas quando Einstein tinha entre 25 e 35 anos e são inestimáveis.
Sobre Deus, diz Einstein: “Deus não joga dados”; “Deus é a lei e o legislador do Universo”; “A luz… é a sombra de Deus”; “Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes.”
Gostou da lista de cientistas believers? Deixe nos comentários se você conhece mais alguma mente brilhante que acreditava em Deus ou seguia alguma religião.
Saiba mais :