Feng Shui: como escolher um logo com boas energias para sua empresa
Você sabia que é importante harmonizar as energias da logo da sua empresa com as suas pretensões de negócio? Atualmente o Feng Shui para empresas é um dos focos mais procurados da técnica chinesa de harmonização. Ela é realmente eficaz para atrair boas energias ao seu negócio.
Feng Shui logo da empresa
Quando alguém vai montar uma empresa, precisa definir a sua logo: a sua marca, sua identidade, a imagem que vai fazer os clientes associarem ao seu negócio. Além de transmitir a ideia correta e ficar marcada na memória do cliente, a sua logo precisa ter a energia que você deseja para o seu negócio. Não adianta ter uma logo eficiente em termos de vendas que não transmite a energia correta. O Feng Shui para Empresas garante a correta circulação de energias para fortalecer a marca, os funcionários, os proprietários e atrair vida longa ao negócio.
4 dicas importantes para harmonizar o logotipo do negócio
Antes de analisarmos as diretrizes do logotipo da empresa, certifique-se de descobrir o principal elemento do Feng Shui do seu negócio, pois este é um ponto de partida útil no design da logo. Existem quatro diretrizes principais do Feng Shui quando se trata do design de logotipos de negócios e outros recursos visuais de marketing. Essas diretrizes são baseadas em princípios essenciais do Feng Shui, como: a teoria dos cinco elementos, a teoria do yin-yang e a combinação harmoniosa de vários elementos para expressar energias específicas.
Leia também: Numerologia Empresarial: O sucesso em números
1- A cor
A cor é luz e ela afeta profundamente o comportamento humano. O uso da psicologia das cores é utilizado no marketing há anos para atrair sucesso às empresas pois o comportamento humano face a cada tonalidade é semelhante. Por exemplo: o vermelho é uma cor estimulante e vibrante, enquanto o azul e o verde são calmantes, suaves. Portanto, é preciso saber usar com sabedoria as cores da sua logo, não se deve usar uma cor simplesmente por acha-la mais bonita. Por exemplo, a logo de um spa não ficaria bem em vermelho, pois o vermelho é uma cor ativa, de estilo yang, que vai contra o ideal calmo e relaxante da essência yin de um spa.
As cores dos elementos de Feng Shui
No Feng Shui, além de levar em conta a psicologia das cores, leva-se também a cor que representa cada elemento. Os elementos do Feng Shui são: água, terra, fogo, metal e madeira. É recomendável que você escolha cores ligadas ao elemento que representa o seu negócio, por exemplo: se o seu negócio é de comida – elemento fogo. Se o seu negócio é de tecnologia – elemento metal. Se o seu negócio é de jardinagem – elemento terra ou madeira. Se o seu negócio é de saúde – elemento água. E assim por diante. Veja as cores representativas de cada elemento:
- Fogo – vermelho, laranja, rosa ou branco
- Água – azul ou preto
- Madeira – verde, marrom ou dourado
- Terra – marrom, tons de terra e amarelo
- Metal – branco, cinza e tons pastéis.
2- O design
O design (desenho, em inglês) são as formas predominantes na logo do seu negócio. Assim como as cores, os elementos do Feng Shui também são utilizados para equilibrar as energias no design. Cada forma é uma expressão de um elemento do Feng Shui. A relação de formas (e cores) com elementos específicos é fácil de entender se você as associar à sua presença na natureza.
Por exemplo, o elemento madeira é melhor expresso por formas retangulares, porque esta é a forma que mais se assemelha à energia crescente de uma árvore, uma planta, uma flor, etc.
O elemento fogo é representado melhor por formas triangulares, estrelas, etc., porque é a expressão visual que mais se assemelha energia flamejante do deste elemento. Para ajudá-lo com as melhores escolhas para o design do logotipo da sua empresa, aqui está a expressão básica dos elementos do Feng Shui em formas:
- Terra – quadrado
- Metal – redondo
- Água – ondulado
- Madeira – retangular
- Fogo – triangular
Muitos logotipos são feitos por uma combinação de formas, e para fazer isso é preciso estar atento aos elementos que combinam. Por exemplo, se o seu negócio é de móveis. Então, certamente ele é representado pelo elemento madeira. O elemento madeira é alimentado pela terra e pela água (é só lembrar que as árvores nascem da terra e se alimentam da água), por isso as formas destes dois outros elementos são bem-vindos na sua logo. Mas o fogo e o metal são elementos que danificam a madeira (com os incêndios e as serras elétricas, por exemplo), por isso, é melhor evitar as formas que representam estes elementos. Não fique muito preso à normas, use a criatividade, escolha alguns logotipos que gosta e depois analise aquele que melhor combina os ideais de cores e formas do Feng Shui para equilibrar o seu negócio.
3- Imagens e símbolos
É comum haver o uso de imagens e símbolos na logo comercial. O nível básico do Feng Shui mostra como combinar bem as letras do nome da empresa com a imagem escolhida para ilustrar. Algumas associações são óbvias: a cara de um animal feliz para uma logo de petshop, assim como flores para a logo de uma floricultura fazem sentido, são bem-vindos e trazem bom Feng Shui. Expressam de forma objetiva o ideal de negócio, sem adivinhação. Mas há algumas menos óbvias e que são um sucesso. A marca da Nike, por exemplo. Simples, energética, dá ideia de movimento, fluida e marcante, é olhar para a logo e associá-la à marca.
Com a maçã da Apple (Macintosh), a mesma coisa. Símbolo perfeito, moderno (utilizando das cores do elemento metal, branco e cinza), simples (realçando o ideal de simplicidade e intuitividade do uso dos aparelhos). Ao contrário, está por exemplo, uma marca de tinta que põe como símbolo uma lata despejando tintas em cima de um globo. Péssimo Feng Shui. Associa à bagunça que a tinta faz ao despejar, ou a cobertura do mundo com tinta tóxica, má ideia.
Por isso, ao utilizar imagens e símbolos, pense na impressão que ele traz ao seu utilizador. Verifique se ele faz com que seu cliente se sinta bem ao vê-lo, traz energia positiva, se é representativo do que você faz e traz imagem agradável ao se lembrar dela. Teste todas as reações possíveis com pessoas que representam o seu público alvo para ver qual imagem e símbolo é mais favorável.
4- Direções e medidas
Ao chegar a esta dica, você já analisou as cores, formas e símbolos que deve utilizar na logo da sua empresa. Agora o tamanho e sinalização que ele será utilizado também devem entrar no jogo. É preciso harmonizar a quantidade de energia que a sua logo irá gerar para o ambiente. O outro importante critério do Feng Shui é a direção da logo de acordo com seus elementos harmoniosos. Ao analisar o Baguá do local, você descobre que cada direção possui um elemento específico de Feng Shui que precisa ser nutrido e protegido. Se você não conhece muito sobre os baguás, não se preocupe, nós vamos dar as diretrizes.
- As cores do elemento fogo – logo localizada na parte norte do estabelecimento
- As cores do elemento madeira – logo localizada na parte oeste ou noroeste
- As cores do elemento terra – logo localizada a sudoeste ou a nordeste do estabelecimento
- As cores do elemento água – logo localizada na parte sul do estabelecimento
- As cores do elemento metal – logo localizada a leste ou sudeste do estabelecimento
Jamais coloque a logo do seu estabelecimento no chão ou gravado em tapetes. Você certamente não quer que as pessoas fiquem pisando ou limpando os sapatos em cima do símbolo que deveria te trazer prosperidade. Coloque seu logo no alto, acima da cabeça, numa posição de superioridade. Adeque o tamanho da logo ao tamanho do espaço, nem grande demais nem pequeno demais. É preciso equilíbrio.
Esperamos que estas 4 dicas sobre os fundamentos do Feng Shui para o design de logotipos empresariais ajudem você a encontrar a harmonia para sua empresa. Boa sorte!
Saiba mais :