Feridas emocionais: como esquecê-las?
Esquecer uma ferida na alma é uma das coisas que parecem ser mais complicadas. Entretanto, alguns passos precisam ser pensados para que isto torne-se realidade. Feridas emocionais podem estar em nossa vida em diversas formas, como traumas passados, lembranças recorrentes, arrependimentos, etc.
Seria bom se estas feridas se apagassem com o tempo e não causassem todo este transtorno em nossa vida. Muitos não sabem, mas às vezes a depressão, a ansiedade, a obesidade, entre outros males, podem ser efeitos de uma vida de retenção, onde estas feridas emocionais ficaram presas em nós, nunca cicatrizando e nunca dando espaço para a paz.
Feridas emocionais: por que precisamos nos despedir?
Como já dissemos acima, é necessária uma vida de paz. Vários problemas podem ser ocasionados devido a feridas que não curamos na alma. Por mais difícil e complexo que seja o seu problema, tudo é possível quando nos dispomos mental e fisicamente às mudanças.
Clique Aqui: O aroma ideal para cuidar das suas feridas emocionais
Reconhecendo as feridas emocionais
O primeiro passo é conhecer o que você tem e, após, reconhecer a causa. Se hoje você sofre com algo, como depressão, tristeza, uma sensação de algo não resolvido, isto pode ser algo do passado que você anda remoendo.
Volte no tempo e pense no que é, no que foi e em como tudo aconteceu. Por mais dolorosa que seja a lembrança, é preciso que saibamos revê-la para uma cura completa. Pense em tudo o que você fez ou naquilo que sofreu. Pensa na pessoa que ocasionou isto, na situação. Saiba que hoje você pode ficar melhor e em paz. Isto, se souber reconhecer o cenário de sua dor.
Feridas emocionais: devo perdoar?
Esta pergunta é muito frequente e nem sempre a resposta será positiva. Se você não estava errada na época, e continuando não estando até os dias de hoje, não há necessidade de perdão. Por muitas vezes somos a vítima de tal ação e não nos damos conta, fazendo com que a nossa alma se atrofie, enquanto o causador de tudo isto está bem e levando sua vida.
É necessário perdoar a si mesmo por infligir tal mal e saber que o passado se foi e que agora você pode se recompor, pois você é uma pessoa forte. Pense em sua família, em seus amigos, nas pessoas que te amam e nos diversos pontos positivos que compõem sua essência.
Quando você se der conta de sua grandeza, o desgosto e a tristeza passados serão nada e, logo, você poderá deixá-los para trás. Reconheça que não vale a pena e tome apenas suas ações como experiências. Você, no fundo, é uma pessoa que precisa ser entendida. Não se culpe!
Feridas emocionais: e as consequências?
Sim, elas existem, mas desaparecem quando a aceitamos e as tomamos como aprendizado em nossas vidas. Tudo o que você já sofreu te fez ser alguém diferente nos dias de hoje. Se você tem efeitos na mente e no corpo por causa disto, reconheça-os plenamente.
Se é raiva e ódio que você sente, extravase-os completamente. Grite o quanto for necessário, chore e se expresse o quanto for necessário. Às vezes precisamos apenas de nos liberarmos destes sentimentos, para que – reconhecendo-os – possamos aprender a dizer adeus a eles.
Se você sente pena ou culpa, se pergunte o porquê disto e veja se é realmente isto que você deveria sentir agora. Muitas vezes, a culpa e a pena aparecem justamente quando nós fomos as vítimas. Nos sentimentos culpados por algo que não fizemos e a pena nunca é de nós mesmos, mas sempre de um outro.
Reflita sobre estas questões e separe muito bem os sentimentos das feridas emocionais. A sua mente precisa estar sã para que o seu físico a siga em evolução.
Clique Aqui: Lua Cheia de morango – especial para curar feridas emocionais
Recuperação: isso terá um fim?
A boa resposta é que sim, isto terá um fim. Mas, não necessariamente, este será puro e rápido como queremos. Traumas são lembranças ruins que tendem a perdurar um bom tempo. Não é à toa que fazemos milhões de esforços para apaga-los de nossa mente.
Em muitos casos, reconhecendo-o e sabendo viver com ele já serão dois motivos para uma vitória em sua vida. Você ficará em paz e em constante aprendizado.
Mas, não importa em qual caso, sempre será um processo lento e que exigirá muito de você. A recuperação é difícil e várias recaídas podem acontecer. Às vezes, quando você menos espera, você pode se achar fraca, pensando que tudo vai voltar e que tudo isto de nada vale. Mas não se desespere. É apenas a sua mente mostrando que você ainda está debilitada.
Mantenha-se firma, tudo isto vai passar e, quando você menos esperar, sua vida terá voltado aos eixos e todo o mal que te aflige te deixará para todo o sempre!
Saiba mais :