Ganesha: o deus da sabedoria, fortuna e superação
Ganesha é um deus da fortuna
Simboliza o intelecto, a sabedoria e a fortuna para os védicos e hindus.
Segundo essas religiões, Ganesha, primogênito de Shiva e Parvati, é considerado um dos mais simbólicos deuses de suas crenças, sendo muito cultuado pelas pessoas que vivem de negócios e comércios, já que atrai fortuna, sorte e perspicácia para tomar boas decisões.
Caracterizado sempre com cores fortes como amarelo e vermelho; com uma cabeça de elefante, mas corpo de ser humano, quatro braços, apenas uma presa e montado sobre um rato, cada uma dessas características mostra uma simbologia distinta, que analisada a partir da semiótica da cultura hindu tem significados muito importantes.
A cabeça de elefante em Ganesha representa sua grande sabedoria, perspicácia e equilíbrio mental, ou seja, a suprema realidade humana. Assim como seus grandes olhos (que servem para ver além do que nos é dado enxergar e podermos aguçar nossa sabedoria sempre) e grandes orelhas (para ter atenção e humildade de escutarmos os outros nas dificuldades, tristezas e problemas).
O corpo de homem representa a presença do ser humano na Terra, sua luta, os obstáculos que deverá percorrer e a paciência a ser desenvolvida para alcançar seus objetivos.
Possuir uma única presa simboliza que houve uma perda e outra em nome dos sacrifícios necessários à obtenção de prosperidade, felicidade e bem-estar; já que ele a teria quebrado ao escrever o livro sagrado Mahabharata.
A presença do rato tem uma simbologia de sabedoria, já que está ligada ao seu transporte (vahana), além de transmitir talento e inteligência ao ser meticuloso e minuciosamente observador em suas missões.
O pequeno machado que ele carrega simboliza a necessidade de cortar vínculos com o mal; as flores trazem a mensagem de doar-se sem medidas e ser grato sempre, enquanto os laddoos representam a recompensa pelo esforço e missão cumprida ao longo do caminho.
Deus também muito ligado à quebra de obstáculos, o vinayaka, Ganesha é considerado um expoente da consciência e da lógica humana. E é por isso que o mantra ligado a esse deus é um dos mais afamados na religião hindu, já que o descreve como um som primordial, como a entidade suprema e superior que nos rege.
Justamente por essa razão seu mantra Om Gam Ganapataye Namaha (“eu Te saúdo, Senhor das tropas”) é um dos mais utilizados e conhecidos mundialmente.
Ganesha é o deus do sucesso, que remove obstáculos, que faz prosperar os caminhos de quem intercede a ele, sempre muito lembrado e devotado no hinduísmo, além de ter se expandido e alcançado mesmo ao público não hindu mundo afora com sua figura marcante e carregada de mistério e simbologia.
Saiba mais :