Gua Sha para Rejuvenescer e Harmonizar o Corpo
Se você está familiarizado com técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, provavelmente já ouviu falar em Gua Sha. Citada em livros clínicos desde 220 d.C., a técnica busca realizar uma “limpeza” interna do paciente por meio da raspagem da pele. Ficou curioso para saber mais? Conheça os benefícios e o funcionamento desse tratamento.
Gua Shas na Loja WeMystic
Compre o seu Gua Sha de pedra natural na loja WeMystic e eleve o seu ritual de beleza diário!
O que é e como funciona o Gua Sha?
O termo é composto por duas palavras, onde “Gua” significa raspar, escovar ou arranhar, e “Sha” tem um sentido composto para areia e enfermidade. Portanto, quando se está doente ou qualquer outro problema de saúde, a técnica faz uso da raspagem da pele a fim de encontrar “grãos de areia” — ou bloqueios energéticos cristalizados — a serem varridos.
Sua complexidade pode ser descrita como uma forma de acupuntura sem agulhas, massagem sem as mãos e sangria sem sangue. O Gua Sha é um tratamento completo e direcionado e que consiste em massagear determinadas regiões do corpo, combinando a raspagem de um objeto específico sobre a área trabalhada.
Dizemos objeto específico pois são diversos os materiais utilizados para realizar essa raspagem. Alguns dos objetos mais comuns são o chifre de búfalo, Gua Sha de Jade, Gua Sha de Quartzo Rosa, pires, madeira, moeda, colher de porcelana, dentre outros. A escolha não é aleatória, e considera a finalidade terapêutica no momento, podendo essa raspagem ser mais profunda ou sutil.
Através do objeto escolhido, a técnica visa estimular a superfície da pele, mobilizando o Qi (energia vital) e o Xue (energia do sangue), eliminando a energia ruim e toxinas acumuladas. Pois bem, toda essa complexidade traz inúmeros benefícios, sendo a técnica indicada para o tratamento de doenças e problemas como:
- Enxaqueca;
- Reumatismo;
- Fadiga crônica;
- Dores nas costas;
- Problemas digestivos;
- Asma;
- Desordens metabólicas;
- Hipertensão;
- Deficiências no sistema imunológico;
- Toxicidade no sangue;
- Sinusites;
- Dores musculares.
Mesmo quando o paciente não apresenta quaisquer problemas de saúde, o Gua Sha atua como prevenção. De um modo geral, permite a melhora da circulação sanguínea e a oxigenação, estimula o metabolismo, elimina toxinas do corpo e fortalece o sistema imunológico. Por si só, essa combinação de benefícios já se mostra capaz de evitar uma série de doenças.
Gua Sha para fins estéticos
Na ausência de problemas de saúde, muitas pessoas procuram também a técnica para obter resultados tanto estéticos quanto de relaxamento. A fim de contribuir para a beleza, o Gua Sha atua sobre diversos aspectos, como:
- Remoção de toxinas, líquidos e sangue estagnados;
- Estímulo a produção de colágeno;
- Rejuvenescimento da pele;
- Fortalecimento das funções imunológicas;
- Redução da papada e marcas de expressão;
- Redução da celulite e medidas.
Como é feito o Gua Sha?
Com o paciente posicionado da melhor forma para abranger os Meridianos correspondentes ao seu problema, o terapeuta primeiramente aplicará um óleo especial de ação anti-inflamatória sobre a região. Em seguida, com o objeto em mãos, a vasodilatação é promovida por meio da raspagem, levando a pele a um estágio de leve vermelhidão.
Em conjunto com a raspagem, o terapeuta realiza uma massagem no paciente como forma de auxiliar na ação do objeto que está sendo trabalhado na região. Alguns profissionais realizam uma massagem antes mesmo de iniciarem a raspagem, mas esse é um processo opcional que não costuma ser praticado na China.
Gua Sha de Pedras Naturais
Os Gua Shas são produzidos a partir de pedras naturais e de acordo com a firmeza e o tipo da pedra eles podem ajudar de diferentes formas a pele.
- Quartzo Rosa: ideal para quem tem a pele sensível;
- Ametista: tem um efeito refrescante e calmante na pele, ideal para quem busca relaxamento;
- Jade: ideal para quem procura um efeito revitalizador para a pele.
- Cristal: alivia a tensão e promove o rejuvenescimento da pele, para uma sensação de calma e luminosidade interior e exterior.
- Obsidiana: ajuda a restaurar o equilíbrio e a luminosidade da pele.
- Quartzo Verde: promove a cura do corpo e da mente, enquanto revitaliza a pele e fortalece a conexão com o mundo ao seu redor.
- Olho de Tigre: realça a beleza natural da pele, proporcionando uma sensação de coragem e segurança em sua jornada pessoal.
Usar o Gua Sha dói?
Em geral, a terapia com Gua Sha não dói, muito pelo contrário. O tratamento tende a ser bastante relaxante, podendo incomodar um pouco somente quando o objeto encontra um ponto crítico.
As espátulas, por serem raspadas por várias vezes sobre a pele, podem causar hiperemia, que é um aumento da quantidade de sangue na pele. Isso pode deixar a região pigmentada e sensível, com um aspecto de irritação ou “sangue pisado”.
Quando isso acontece em um nível mais profundo da pigmentação, entende-se que ainda existe estagnação de fluídos vitais e energia nos Meridianos. Se essa pigmentação profunda não ocorre, acredita-se que a energia vital esteja fluindo naturalmente pelo corpo.
Após o tratamento, o paciente também não sente dor e não há lesão da pele. Nos casos de pigmentação, ela deve desaparecer completamente entre 2 a 5 dias.
Existem contraindicações?
O tratamento com Gua Sha é indicado para quase todos os tipos de pacientes. No entanto, existem algumas condições as quais recebem advertências. Não devem se submeter ao tratamento pessoas com:
- Feridas abertas ou não totalmente cicatrizadas;
- Tumores;
- Queimaduras recentes;
- Varizes;
- Inflamações agudas.
Gestantes podem se tratar com Gua Sha somente mediante de autorização de um obstetra e avaliação do profissional especializado na técnica.
Comprar Massageadores Faciais na loja WeMystic!
Saiba mais :