Halloween: de onde vêm as bruxas, vassouras e abóboras?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Halloween é muito comemorado com decorações assustadoras por todos lugares e fantasias de monstros, isso sem falar no famoso “gostosuras ou travessuras”, um passatempo muito comum entre as crianças que costumam passear fantasiadas, pedindo doces aos outros moradores e fazendo travessuras aos que não os tenham para dar.
O Halloween é uma festa que começou nas Ilhas Britânicas. Imigrantes irlandeses levaram essa tradição para os Estados Unidos e, a partir daí, a data comemorativa começou a se espalhar pelo mundo todo, com modificações, simbolismos e elementos da cultura pop.
Halloween: a essência da sua origem
Sua origem, entretanto, se deu devido ao festival celta pagão “Samhain”, que tinha como principal objetivo o culto aos ancestrais. Pela roda do norte, o Samhain é comemorado no dia 31 de outubro e, pela roda do sul, no dia 1º de maio.
O Samhain é um dos quatros grandes Sabbats celtas pagãos. É considerado o mais importante de todos — algo como o “Ano Novo Pagão”, como a noite mais poderosa do ano. É o festival onde se lamenta a morte do Grande Deus Ancião, mas, também se comemora o nascimento da criança que se encontra no ventre da Grande Deusa Anciã, com a promessa de dias melhores e esperança.
Em meio a outros povos e crenças, acreditava-se que, nesta noite, espíritos eram vistos e sentidos, assombrando a todos que participavam das festividades. Por isso, o Halloween era considerado uma noite de medo, magia, bruxaria e de acontecimentos ruins — pois o “véu” que separava o mundo dos vivos e dos mortos estaria mais sutil, permitindo que entidades e desencarnados transitassem livremente entre nós.
Símbolos e lendas do Halloween
Hoje em dia, a data se tornou uma oportunidade de festas e diversões, além de magias e rituais para aqueles que desejam aproveitar do poder e da energia nessa noite tão incrível! A seguir, vamos conhecer alguns elementos que ficaram famosos no Halloween, e as lendas por detrás deles.
Bruxas
As bruxas são as personagens mais representadas na época do Halloween. De acordo com as histórias conhecidas, as bruxas apareciam voando em suas vassouras, fazendo poções em caldeirões e lançando feitiços e magias. Apesar de as histórias mencionarem bruxas boas, nas festividades elas são tratadas apenas como seres maléficos, ligação com maus espíritos, monstros e demônios, que se divertem com o sofrimento alheio.
Vassoura
Esse objeto possui alguns significados para Halloween. O primeiro é sobre o poder feminino em varrer de tudo o que é negativo e o segundo é sobre o poder mágico da bruxa, que voa sobre ela e também consegue descobrir se há espíritos por perto. Por isso as vassouras são colocadas atrás da porta, do lado de dentro da casa — e se ela cair sozinha, é porque tem companhia.
Gato Preto
Infelizmente, no Halloween, o gato preto foi por muito tempo sinônimo de azar e má sorte quando cruzava o caminho de alguém, por isso muitas pessoas evitavam (e algumas ainda continuam com essa mentalidade) contato com o bicho nessa época. O gato preto também está conectado à bruxaria, pois diz a lenda que uma bruxa poderia se transformar no animal. Além disso, os bichanos eram considerados membros da família delas, fiéis confidentes e ajudantes.
Jack, A Lanterna
Abóboras esculpidas com algum tipo de luz dentro, você já deve ter visto alguma por aí! Esse costume começou com a lenda de Jack.
A história começou na Irlanda. Jack era um menino traiçoeiro que gostava de pregar peças nos outros. Em meio às suas “travessuras”, enganou o diabo por duas vezes, permitindo libertá-lo apenas se o deixasse em paz por dez anos e que, quando morresse, não teria a alma levada pelo coisa ruim.
Passados alguns anos, Jack morreu, mas não foi aceito nem no Reino de Deus e nem no Inferno. O diabo, então, amaldiçoou o rapaz a viver na escuridão do mundo, apenas com uma queima de carvão para iluminar seu caminho. E, para preservar a chama, Jack a colocou dentro de um nabo esculpido.
Para se protegerem de Jack e de outros espíritos ruins, os irlandeses também começaram a esculpir rostos em nabos e colocar a lanterna dentro deles, deixando-os próximos às portas e janelas.
Escadas
Passar debaixo de uma escada dá azar. Essa superstição começou no Egito, por conta do formato das pirâmides. Os egípcios acreditavam que qualquer lugar que tivesse o formato de um triângulo deveria ser respeitado. Uma escada encostada na parede, portanto, forma um triângulo e seria desrespeito passar por debaixo dela.
Gostosuras ou Travessuras
É uma crença Celta em que a população acreditava que, para acalmar espíritos malignos, era necessário deixar comida para eles. Portanto, com o passar do tempo, moradores de ruas começaram a pedir alimentos para eles e em troca fariam orações para seus falecidos e para que apenas espíritos bons fossem presentes no local.
Mas ao passar dos séculos, o costume mudou mais ainda, e acabou se tornando uma brincadeira de criança para conseguir guloseimas. E os adultos que se negassem a dar os doces, sofrem as consequências com peças e travessuras.
Fantasia de monstros
Antigamente, as pessoas se viam na necessidade de vestir com pelos, máscaras, ou peles de animais para parecerem assustadores e afugentar os espíritos do mal que assombravam os vivos. E foi então que surgiu a brincadeira de vestir de fantasia de monstros.
Morcego
Os morcegos são animais noturnos, na crença popular, estão associados à morte, ao medo e à bruxaria. Assim como acreditava-se que as bruxas se transformavam em gatos pretos, também havia a crença que os vampiros se transformavam em morcegos.
Velas
As velas são objetos muito comuns nas decorações justamente porque, no passado, acreditava-se que a vela iluminava o caminho dos espíritos, servindo de guia até o mundo dos mortos. E o fogo ilumina afastando a escuridão e o frio. Caso o fogo pegue uma coloração azulada, indica que há fantasmas por perto.
Saiba mais:
- Halloween: como assim as bruxas estão à solta?
- Simpatia das 7 velas no Halloween
- Simpatia de Dia das Bruxas para arrumar um namorado