Harmonia e meditação – conheça os benefícios do Jardim Zen
Possivelmente, quem acompanhou as novidades esotéricas ao longo dos anos 90 e 2000 viu na casa dos pais e parentes um pequeno e simpático jardim zen, comercializado com a proposta de acalmar os ânimos e proporcionar mais harmonia a quem o possui.
Entretanto, ainda que o frisson sobre o produto tenha se acalmado, o jardim zen continua tendo uma excelente receptividade pelos que creem nesses efeitos calmantes. Mas seria apenas esse o benefício trazido pelo pequeno jardim?
Os benefícios da prática com o jardim zen
Utilizado como forma de meditação há mais de três mil anos, o jardim japonês, ou jardim zen, consiste em um pequeno retângulo em madeira, recheado por uma fina areia e composto por algumas pedras em sua extensão. Como forma de interagir com o jardim, o usuário recebe um pequeno rastelinho, capaz de realizar desenhos sobre a areia, cobrir ou descobrir as pedras que lá estão.
Em adição aos seus efeitos calmantes, relaxantes e meditativos, o jardim zen reúne diversos benefícios a quem dedica uma pequena parcela do seu tempo para movimentar e desenhar em seu próprio jardim zen. Atuando diretamente em seu estado de espírito, ao praticar no jardim, todas as suas aflições, emoções, desequilíbrios e demais impactos serão transferidos para a areia na forma dos desenhos que realizar.
Se desejar mais harmonia para sua vida, fluidez dos acontecimentos e uma mente serena, faça desenhos em formas arredondadas, em alusão às ondas do mar. Evite formas pontiagudas ou triangulares, pois podem se relacionar à espinhos, causando dor.
São apenas cinco minutos. Passar esse período contemplando seu jardim zen pode ser capaz de revigorar e equilibrar a sua vida e pensamentos. Se estiver vivendo um impasse, esse momento pode auxilia-lo a tomar decisões difíceis. De modo geral, as formas e desenhos produzidos no jardim podem estimular sua intuição, imaginação, criatividade, sensibilidade e ainda promover uma maior capacidade meditativa a uma nova mente aberta.
Se estiver muito estressado, deixe o rastelo ou garfo de bambu de lado e mexa na areia com os dedos, deixando os desenhos fluírem de acordo com suas emoções no momento.
De modo geral, não importa o tamanho do seu jardim zen. Eles podem ser grandes, compostos por esculturas ou musgos, ou de formato mini, feitos de maneira caseira dentro de recipientes apropriados. O que importa é a sua receptividade aos efeitos dessa fantástica técnica de equilíbrio e evolução espiritual.
Saiba mais :