Você gosta de filmes de terror? Conheça 7 histórias macabras envolvendo clássicos do cinema
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Você gosta de filmes de terror? Se diverte vendo esse estilo de produção? Se sua resposta é sim, deve ser porque você não se assusta fácil ou pensa que eles são inofensivos e não passam de histórias, de ficção. Mas a realidade não é bem essa…
Enquanto alguns clássicos eram filmados, muita coisa ruim aconteceu. Como se as maldições das histórias ganhassem vida, e, em alguns tornassem vidas. Nos bastidores de algumas filmagens teve gente que até morreu. Conheça a história dos filmes de terror em que a filmagem foi cercada de tragédias, acidentes, aparições misteriosas e fenômenos sobrenaturais!
Clique Aqui: Como você seria num filme de terror de acordo com o seu signo
A lista maldita
-
O Exorcista
Vamos começar por esse clássico, que quase todas as pessoas já assistiram. Na minha opinião, ele continua sendo um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos! Eu era adolescente quando assisti a versão remasterizada e confesso que fiquei alguns meses sem dormir.
Conhecido como o filme “mais amaldiçoado da história”, um total de nove mortes foram associadas à produção. Para começar, o set de filmagens pegou fogo terrivelmente e atrasou a produção em meses. Curiosamente, somente o quarto da menina “possuída” não foi atingido pelas chamas. Se fosse só isso, poderíamos dizer que foi apenas um acidente. Mas tem mais: algumas pessoas diziam ouvir gritos e ver vultos no local onde eram feitas as filmagens, outros relataram ter pesadelos durante a noite.
E temos as mortes: uma sequência bizarra de óbitos de pessoas envolvidas no filme (ou parentes próximos) aconteceu durante as filmagens de O Exorcista. Nada menos do que nove pessoas ligadas ao filme morreram, incluindo os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros, o avô de Linda Blair, um segurança no set e um especialista em efeitos especiais. Chegaram a chamar um padre de verdade para benzer o local… De meter medo? Sem dúvida!
-
Invocação do Mal e Annabelle
Esses dois filmes têm histórias bem assustadoras para contar, seja na ficção ou nos acontecimentos de bastidores durante as filmagens. Em Invocação do Mal, a família verdadeira que conta a história chegou a visitar o set de filmagem, com exceção da matriarca, que já estava aterrorizada o suficiente e não quis se meter com essas coisas de novo. Segundo relatos, durante essa visita, um vento misterioso surgiu do nada sobre a família. Ao mesmo tempo em que isso aconteceu, a matriarca que estava em casa teve um mal súbito, caiu e foi parar no hospital. Além disso, o hotel em que parte da equipe estava hospedada sofreu um incêndio, também muito misterioso. E, para completar, Vera Farmiga, que interpreta Lorraine no filme, disse ter presenciado algo bem sobrenatural: enquanto lia os scripts, ela diz que surgiram na tela de seu computador 3 marcas de arranhão, que depois sumiram. Após algum tempo, ela diz que essas mesmas marcas apareceram em sua coxa. Aqui eu já teria corrido deste trabalho e me enfiado em alguma igreja ou centro espírita, para tirar essa urucubaca de mim!
Aproximadamente um ano depois, começaram as filmagens de Annabelle. O diretor diz ter visto em uma das janelas da casa onde filmaram a mesma marca de arranhões. Teve também um outro incidente muito estranho: uma luminária caiu do teto, bem em cima da cabeça do zelador do local. Um acidente? Pode ser. Mas, na história, um zelador era morto pelo demônio naquele mesmo cômodo. Credo!
Mesmo os menos crentes ficaram muito assustados com tudo e, para as continuações dos filmes, não abriram mão de pedir a um padre que benzesse os locais de filmagem. Só por garantia né…
-
A Profecia
Se você já teve coragem de assistir esse filme, sabe o quanto ele é assustador. Além do próprio demônio, ele envolve uma criança. Não sei você, mas eu tenho mais medo de crianças endemoniadas do que do próprio demônio! O filme conta a história do anticristo, a criança que nasceria com a marca da besta (666) e seria o príncipe das trevas na Terra, filho do próprio tinhoso.
Antes mesmo das filmagens começarem, o elenco do filme já começou a sofrer intercorrências perigosas. Um dos atores, durante seu caminho para o local das gravações, foi atingido por um raio dentro do avião em que viajava. Com o produtor aconteceu a mesma coisa, poucas semanas depois: seu avião também foi eletrocutado. Este mesmo produtor, chamado Mace Neufeld, sofreu também uma outra passagem muito assustadora quando o hotel em que estava hospedado sofreu um ataque terrorista. Outros incidentes durante a filmagem incluem cães usados no filme que ficaram descontrolados e atacaram os treinadores, mas, até aqui, nenhuma morte, até que o adestrador de animais que participava das produções foi atacado mortalmente por um tigre. Depois disso, temos o acontecimento mais macabro de todos: dois meses após a estreia do filme, em 6/6/76, o profissional de efeitos especiais John Richardson estava dirigindo com sua assistente e se envolveu em um acidente. Ele sobreviveu, mas a assistente perdeu a vida decapitada. E aqui é que a nossa espinha gela: uma placa que estava nos arredores do acidente tinha escrito “Ommen, 66,6km” – “omen” significa profecia em inglês e é o título original do filme. E vemos também a sequência 666.
-
Bebê de Rosemary
Eu nunca tive coragem de assistir esse filme e não me arrependo disso. A história é macabra e o que aconteceu durante as filmagens também é. Vamos lembrar que a história trata de uma mulher grávida que descobre que seu marido fez um pacto com um grupo de satanistas, em que o “preço” era o bebê que ela carregava, que seria filho do próprio Satã. Para começar, o produtor William Castle sofreu de alucinações após o fim das gravações. Adoecido por causa de pedras nos rins, ele tinha certeza que estava sendo perseguido por Rosemary no hospital, que tentava matá-lo com uma faca. Deus nos livre.
Um compositor envolvido com o filme sofreu uma queda que resultou em danos cerebrais profundos, um longo estado de coma e, por fim, a morte. Mas o pior dos casos é o que aconteceu com o diretor do filme, Roman Polanski. Ele namorava com a atriz Sharon Tate, que estava grávida de 8 meses quando foi brutalmente morta a facadas por seguidores de Charles Manson. Isso aconteceu poucas semanas após o término das filmagens.
-
Poltergeist
Esse também confesso que não assisti, pois, morria de medo. Até a chamada comercial da franquia me assustava. Pois bem, além do filme ser bastante sinistro, as filmagens também não ficaram atrás. O filme conta a história de uma família que se muda para uma casa que havia sido construída em cima de um cemitério indígena. É claro que os espíritos dos mortos não gostaram nada dos novos vizinhos, e começaram a atormentar essa família. Dizem que o problema começou quando o diretor e o roteirista decidiram usar esqueletos humanos verdadeiros para uma das cenas…
Durante as filmagens, ocorreram alguns contratempos mas nada muito relevante. Foi depois do lançamento do filme que uma sequência de mortes bem incomum aconteceu: a jovem Dominique Dunne foi assassinada em 1982, apenas alguns dias antes de completar 23 anos e no mesmo ano do lançamento do filme. Já Heather O’Rourke, que interpretou Carol Anne, faleceu seis anos depois de uma estenose intestinal mal diagnosticada, com apenas12 anos. Dois atores que trabalharam nas sequências dos filmes também morreram repentinamente de doenças ou em decorrência de cirurgias.
-
O Corvo
Nesse filme, temos o ator Brandon Lee interpretando um músico que ressuscita após ser assassinado na véspera de seu casamento. Brandon Lee começou a fazer o filme, mas não pode terminar. Ainda durante as filmagens, ele foi atingido por uma bala na cabeça, durante uma cena. Era para terem sido usadas balas de festim, mas ninguém sabe explicar o que aconteceu e porque uma bala verdadeira estava dentro da arma que seria usada na cena. Ele foi morto na frente de seus companheiros de trabalho, enquanto trabalhava.
Teria sido uma fatalidade, se Brandon Lee não afirmasse ser amaldiçoado e que morreria muito em breve, assim como seu pai, Bruce Lee. Bruce também morreu em circunstâncias misteriosas enquanto filmava Jogo da Morte. Maldição familiar?
-
O Exorcismo de Emily Rose
Esse filme nos apresenta a história de uma personagem possuída por uma legião de demônios. A pior informação que você pode ter sobre esse filme, é que ele é baseado em fatos reais. Aí já complica assistir, mas, se você tiver essa coragem, boa sorte. A história real aconteceu na Alemanha, na cidade de Leiblfing, onde uma menina chamada Anneliese Michel, a verdadeira Emily Rose, se tratava de esquizofrenia e de outras doenças psíquicas ou de obras demoníacas. Jamais saberemos. O fato é que ela passou por nada mais nada menos que 67 sessões de exorcismo ao longo de 11 meses, antes de falecer por desnutrição. Durante as sessões, ela se contorcia, tentava resistir às rezas, falava em línguas inteligíveis e proporcionava todo o espetáculo que se espera de um exorcismo.
Como se a história real não fosse suficientemente assustadora, o set de filmagens também parece ter sido alvo de energias malignas. A atriz Jennifer Carpenter relatou que durante as filmagens viveu algumas experiências paranormais bem estranhas. Além disso, ela disse que nesta época todas as noites o rádio dela ligava sozinho, sem qualquer explicação. Tenho pavor de coisa que liga sozinha! Já aconteceu com você?
Qual a explicação para esses acidentes e aparições?
É claro que estamos falando de histórias, portanto, elas não são reais. Esses acontecimentos não indicam que aquela história é verdadeira, ou que aquela maldição ganhou mesmo vida. Não. O que acontece é que os filmes são capazes de transmitir ideias através da emoção, e isso causa um impacto energético tanto em quem assiste, quanto em quem participa dessa produção.
Não precisamos ir muito longe: você já deve ter ouvido algum ator ou atriz dizer que, após interpretar um personagem mais pesado em uma novela, precisa de um tempo para se desfazer do personagem após o fim da trama. Ou que em algumas cenas a emoção é tão forte que chega a afetá-los na vida real após as filmagens. Alguns fazem até terapia para conseguir lidar com as emoções que certos personagens despertam neles.
Quando falamos de filmes de terror, acontece o mesmo. Imagina a energia que é liberada no ambiente? Positiva é que não é. As cenas, a própria história, até mesmo os cenários ajudam a formar essa egrégora “maldita” no local. É um prato cheio para espíritos de baixa densidade se aproximarem e fazerem a festa. Algumas pessoas podem ter um passado espiritual tão negativo, que atraem consciências realmente muito trevosas. E o resultado é esse mesmo: acidentes, aparições, contratempos e até mortes.
Para sorte de quem curte o estilo, quase ninguém acredita nesse tipo de coisa e a possibilidade de acabar lidando com as trevas não impede ninguém de filmar. Mesmo com tantos exemplos reais, com o passar do tempo essas histórias acabam virando lenda… Mas elas são reais. E quando você assiste um filme muito macabro, também está atraindo energias negativas para perto de você. É sempre bom tomar cuidado e prestar atenção nas energias, de preferência fazer algum trabalho de limpeza energética ou meditação após assistir algum filme de terror muito pesado.
Saiba mais :