Home Office: conheça oito plantas que podem melhorar seu desempenho no trabalho
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Com o advento do Home Office, cada vez mais pessoas estão desfrutando da comodidade de trabalhar a partir de suas casas. No entanto, o ambiente doméstico nem sempre oferece as condições ideais para uma produtividade máxima. É aqui que as plantas entram em cena. Além de trazerem beleza natural aos espaços internos, elas também podem desempenhar um papel crucial na melhoria da produtividade e do bem-estar dos trabalhadores remotos.
Quando chega o momento em que se percebe que o ambiente está morto, algumas mudanças precisam ser feitas. Algumas plantas trazem alívio para lugares assim. Letícia Carvalho, arquiteta e paisagista, separou oito plantas que podem melhorar sua produtividade no home office, e lembra também que se existe uma planta saudável em um ambiente, existe também uma pessoa saudável. Ambas precisam de luz e ventilação. Confira a lista:
Plantas que podem melhorar seu desempenho no trabalho
Jiboias
As Jiboias são ótimas plantas para quem está começando a conhecer esse meio. Têm rega descomplicada (duas vezes por semana em épocas quentes, uma no inverno), aguentam o sol e a falta dele, por isso podem ser colocadas em ambientes internos ou externos. Na questão de energia, em alguns lugares do Brasil, as chamam de “planta encantada” pois filtram a negatividade.
Home Office – Peperômias
As Peperômias são plantas sem flores que gostam muito de água, por isso, a rega deve ser feita a cada dois dias ou no verão, todos os dias. A espécie não pode tomar sol, por isso, deve ficar em um lugar arejado com luz indireta. Segundo o Feng Shui, técnica milenar chinesa que tem por objetivo harmonizar pessoas e ambientes, as peperômias trazem sabedoria.
Lírio da paz
O lírio da paz é uma planta muito conhecida por sugar más energias de pessoas e ambientes, além disso, é muito forte e sobrevive em ambientes internos ou externos, por isso, é muito comercializado nos mercados. Deve ser regado de três a quatro vezes por semana.
Samambaias
As samambaias podem ter folhas longas e precisam ser cultivadas em ambientes com luz indireta e pouco vento. A rega ideal é feita todos os dias com pouca água, pois essas plantas gostam de solo úmido. As samambaias também purificam o ar absorvendo as energias negativas.
Home Office – Costela-de-Adão
Essa planta de grande crescimento é muito resistente e sobrevive bem em locais de luz indireta. No verão, a rega deve ser feita duas vezes por semana, já no inverno, apenas uma. Renomeada pela filosofia Feng Shui, essa planta é conhecida por atrair sorte e é símbolo de longevidade.
Espada-de-São Jorge
É uma espécie forte que sobrevive em ambientes externos ou internos, gosta de umidade, mas pode ficar por bastante tempo sem água. O ideal é regá-la sempre que a terra estiver seca ao toque. A espada-de São Jorge é uma planta que afasta energias negativas.
Marantas
Popularmente conhecidas como Urubás, as marantas são plantas que não toleram luz direta e gostam de regas pequenas todos os dias. Essas plantas também afastam energias negativas do ambiente.
Home Office – Pleomele
A Pleomele ou Dracena reflexa é a planta ideal para locais com aparelho de ar-condicionado. Resistente ao ar frio e pouca iluminação, deve ser regada duas ou três vezes por semana, com direito a borrifadas de água nas folhas. Atrai boas energias, força e resistência.
A paisagista completa que para quem não está habituado aos cuidados com plantas, vasos autoirrigáveis são ideais, além disso, para melhorar o desempenho, a arquiteta reforça que é bom ter várias espécies sempre em seu campo de visão durante o expediente. Um local reservado para elas perto de onde se trabalha é o ideal, além disso, toda a questão da energia de cada uma delas pode ser individual para cada um. Letícia diz que as memórias são ótimas fontes de renovação. Uma planta que lembre momentos felizes, dias tranquilos e infância é sempre bem-vinda.
Saiba mais :