Iansã Umbanda: a orixá do vento e das tempestades
A Orixá Iansã é representada com uma alfange (foice), a calda de um animal nas mãos e o chifre de um búfalo na cintura. Nas crenças do Candomblé, foi esposa de Ogum e posteriormente, de Xangô. Xangô era seu verdadeiro amor e roubou-a de Ogum. Nas crenças de iorubá, Xangô foi casado com três de suas irmãs, as deusas dos rios: Oyá, Oxum e Obá. Conheça mais características sobre a Iansã Umbanda.
Iansã foi batizada por Xangô, seu nome significa “a mãe do céu rosado” ou “a mãe do entardecer”. Ele dizia que Iansã era bela como o entardecer ou como um céu rosado. A Orixã Iansã é a senhora dos espíritos mortos, dos eguns. Saiba um pouco mais sobre esta orixá.
Características da Orixá Iansã
A Orixá Iansã é uma deusa guerreira, senhora dos ventos, raios e tempestades. Ela comanda os espíritos mortos com um rabo de cavalo, conhecido como Eruexim – um dos seus símbolos. Iansã deve ser saudada em trovoadas, não pelos raios em si, mas porque ela era esposa de Xangô, o senhor da justiça, e ele não deixaria o raio cair em quem lembrasse do nome de sua esposa.
Iansã é bem diferente das figuras femininas centrais da Umbanda e está mais próxima dos terrenos consagrados aos homens, pois ela participa das lutas nos campos de batalha e está longe do lar, não gosta de afazeres domésticos. A Orixá Iansã possui muita sensualidade, está sempre apaixonada, mas não costuma ter mais do que um parceiro ao mesmo tempo. É conhecida como a Orixá do arrebatamento da paixão. A orixá Iansã é dramática, se zanga facilmente e tem triunfos decisivos.
Leia também: Orixá Oxóssi – o rei das florestas e da caça
Os filhos da Orixá Iansã
Os filhos da Iansã Umbanda são carismáticos, alegres, chamam a atenção por sua postura física e são muito atraentes. Eles gostam de ser mimados, paparicados e de ter a atenção de todos. Podem ser temperamentais e explodem por motivos banais. São sinceros e não temem perder suas amizades pelo o que falam. Costumam ser aventureiros, o que faz os apaixonados por eles sentirem-se inseguros. Adoram jogos de sedução e não gostam de pessoas carentes.
São pessoas com grande energia e força, se dedicam inteiramente ao trabalho. Costumam ter atitudes inesperadas, desde a ira até a vontade de comemorar a vida sem nenhum motivo específico. Os filhos da Orixá Iansã são ao mesmo tempo ciumentos, autoritários, dóceis e intempestivos.
Leia também: Orixá Ogum – senhor da guerra e coragem
O culto à Iansã Umbanda
As comemorações para a Iansã Umbanda são realizadas em 4 de dezembro. O dia da semana consagrado a ela é a quarta-feira; suas cores são rosa, vermelho e marrom; seus símbolos são o chifre de boi, espada e eruexin; sua saudação é: Epahei Oyá! (Pronuncia-se: eparrei oiá!).
Yansã é sincretizada com Santa Bárbara, santa da Igreja Católica, que também é protetora contra raios, tempestades e trovões. Santa Bárbara foi morta por seu pai, ao se converter ao catolicismo. Após sua morte, um raio atingiu a cabeça do executor. Além da similaridade da proteção contra os fenômenos naturais, ambas seguram uma espada em suas representações.
Artigo Completo dos Orixás: Orixás da Umbanda: conheça as principais divindades da religião
Saiba mais :