Como identificar e escolher os cristais: um guia completo
Segundo o provérbio budista “nós somos o que pensamos”, e é por isso que ter uma intenção é o verdadeiro ponto-chave na hora de trabalhar com cristais. Mas por onde começar? Alguns pesquisam em livros, outros online, e um terceiro grupo vai em busca dos experts em lojas místicas. Nesse guia ajudamos você a identificar e escolher os cristais certos para ajudar você.
Para quem está pouco familiarizado, pode ser um grande desafio identificar e escolher o cristal ideal para a fase da vida que está passando — ou para o objetivo que deseja atingir —, mas a seguir, disponibilizamos um guia que pode te ajudar a eliminar algumas dúvidas.
Como identificar e escolher pedras e cristais
O que torna um cada cristal único e especial é a sua composição dinâmica, baseada em padrões altamente estruturados de moléculas chamadas reticuladas. À medida que o padrão se repete, de novo e de novo, são criadas formas e facetas com tipos específicos de simetria.
Na identificação das pedras, os cristais são categorizados em vários tipos de formas, que influenciam em suas propriedades estéticas e energéticas.
Cristais como a Pirita, Diamante e Fluorita são treliças cúbicas criadas a partir de três eixos iguais formados em um cubo. A estrutura equilibrada fornece a esses tipos de pedras uma energia naturalmente harmoniosa, capaz de ampliar tudo ao seu redor.
Os cristais também podem ser hexagonais, como a Esmeralda ou a Água-Marinha, que são moldados em quatro eixos de simetria de seis lados. Outros cristais, como a Apofilita e a Zircônia são tetragonais, uma forma que se assemelha a duas pirâmides de quatro lados unidas na base.
Alguns cristais não são tão uniformizados. No reino mineral, os cristais ortorrômbicos têm três eixos desiguais que formam uma lança alongada, como o Peridoto e o Topázio. As formas mais assimétricas de cristais são do tipo triclínico como a Labradorita e a Howlita Turquesa, enquanto os cristais trigonais têm uma forma de losango alongada.
Identificando cristais por cor
As cores são outro método bastante comum de identificação de cristais. De fato, muitos especialistas os classificam de acordo com a coloração, devido ao seu vínculo com propriedades curativas específicas.
A cor azul, por exemplo, tem uma qualidade gentil e suave, enquanto o vermelho está associado à energia, paixão e desejo. No mundo das pedras preciosas, as cores também estão ligadas a certos tipos de cristais e à forma como são usadas para chakras específicos.
A identificação dos cristais por cor pode ser um desafio para alguns exemplares como a Calcita, a Fluorita, a Turmalina, entre outros, pois eles possuem cores diferentes. Nesse caso, o mais indicado é consultar um livro ou outro guia que os categorize por cor e inclua uma foto de amostra.
A seguir, apresentamos uma breve lista dos cristais mais amplamente disponíveis, a fim de guiar sua escolha na direção certa.
Preto: associado ao poder, proteção e mistério, as pedras negras geralmente disponíveis incluem a Obsidiana, Turmalina Negra, Hematita, Azeviche e Ônix.
Azul: uma cor tranquila e relaxante, cristais azuis são excelentes para o equilíbrio físico e emocional. Os exemplares comumente encontrados nesta categoria são a Angelita, Água-Marinha, Ágata Azul, Quartzo Azul, Celestita, Sodalita, Howlita Turquesa e Lápis-Lazúli. Os cristais azuis também incluem a Ágata Blue Lace, Apatita, Azurita, Calcedônia Azul e Crisocola.
Marrom: associado à terra e às árvores, as pedras marrons ajudam a absorver energia negativa. Aproveite as vibrações de cura das pedras como Quartzo Fumê, Jaspe Marrom, Bronzita, madeira petrificada e Olho de Tigre.
Amarelo e Dourado: a cor do Sol em sua plenitude ao meio-dia, pedras amarelas e douradas representam otimismo e alegria. Traga mais luz à sua vida com o Topázio Dourado, Citrino, Âmbar, Olho de Tigre e Jaspe Amarelo. Pedras douradas também são um símbolo de poder e riqueza, como a Pirita e o Ouro.
Verde: ative e limpe o Chakra Cardíaco com pedras verdes, que exercem um efeito de cura e equilíbrio emocional. Traga boa sorte e prosperidade para a sua vida com a Amazonita, Esmeralda, Aventurina ou Quartzo Verde, Fluorita Verde, Jade e Malaquita, os amuletos da sorte do reino mineral.
Laranja: diante dessa cor forte, as pedras alaranjadas despertam a paixão em seu espírito. Capture a essência do Sol com a Calcita Laranja, Aragonita, Cornalina, Pedra do Sol e Cobre.
Rosa: a cor do amor e da compaixão, pedras cor de rosa como a Rodocrosita e o Quartzo Rosa são energizadoras e abrem o coração. Outras pedras incluem a Lepidolita, Turmalina Rosa e Safira Rosa.
Cinza: cor da luz da Lua, as pedras cinzas ou pratas refletem a expansão do Universo, o que lhes confere qualidades protetoras. Pedras cinzentas como a Hematita e a Pedra da Lua têm um acabamento prateado que evoca um céu noturno estrelado, bem como um sutil e poderoso fluxo de luz que ajuda a limpar o espírito.
Roxo: cor da iluminação e da intuição, pedras roxas como a Ametista, a Fluorita e a Charoíta têm um brilho mágico. Elas também ajudam a equilibrar as emoções com vibrações relaxantes e calmantes. A estrutura cristalina das pedras roxas as torna poderosos amplificadores energéticos, especialmente quando combinadas com outras pedras do Chakra Cardíaco.
Vermelho: cor da paixão e da energia da força vital, pedras vermelhas como o Rubi, Olho de Tigre Vermelho, Jaspe Vermelho e Granada têm uma energia de aquecimento e aterramento que ajuda a estabilizar o Chakra da Raiz.
Branco: representando a pureza e a transformação, pedras brancas como a Selenita e o Quartzo Leitoso são excelentes ferramentas de cura, especialmente quando incorporadas a rituais específicos.
Identificar e Escolher os Cristais – Selecionando uma pedra por Chakra
Cristais e pedras preciosas também estão associadas aos chakras, que são centros energéticos específicos em nosso corpo. Existem sete chakras principais, cada um deles ligado a determinados comportamentos e emoções, e é por isso que os cristais são eficazes para limpar e ativar essas vias energéticas.
Chakra Coronário: localizado no topo da cabeça, é onde a iluminação e a transcendência acontecem. Para momentos onde são necessárias afirmações perante a vida, pedras roxas como a Ametista são excelentes companheiros espirituais. Também são favoráveis ao Chakra Coronário as pedras brancas, como a Selenita e o Quartzo Leitoso.
Chakra Frontal: situado entre as sobrancelhas, o terceiro olho está associado à intuição e sabedoria do Eu Superior. Pedras de cor índigo como Lápis-Lazúli, Sodalita e Fluorita ajudam a despertar a inspiração criativa, abrindo as portas para a sabedoria interior.
Chakra Laríngeo: o centro energético da garganta auxilia para uma comunicação clara e eficaz, o que sugere pedras para serem utilizadas em colares. Quando gemas azuis como Lápis-Lazúli e Água-Marinha tocam a pele, ajudam a equilibrar esse Chakra, melhorando a autoexpressão e a linguagem da alma.
Outras pedras como a Angelita, Sodalita e Apatita Azul também estão associadas ao Chakra Laríngeo, oferecendo-lhe suporte e a energia necessária para falar a verdade, utilizando-se de uma comunicação amorosa.
Chakra Cardíaco: quando esse centro energético é limpo e ativado, o corpo energético passa a irradiar amor, em todas as suas formas. Essa energia positiva e cheia de luz atrairá influências positivas para sua vida, fortalecendo os relacionamentos que você já nutre. Para a cura do Chakra Cardíaco, inspire sentimentos de amor e compaixão com o auxílio de um Quartzo Rosa, Aventurina ou Quartzo Verde ou Rodocrosita.
Chakra Plexo Solar: as pedras de cor amarela são excelentes para equilibrar o Plexo Solar, graças às cores brilhantes e alegres que estimulam o otimismo e a motivação. Mantenha o foco e a confiança, pois com o Citrino, Jaspe Amarelo, Quartzo Rutilado e Pirita ao seu lado, você poderá conquistar o sucesso em tudo o que se propuser a fazer.
Chakra Sacro: em desequilíbrio, esse chakra pode fazer você se sentir deprimido ou letárgico. Em contrapartida, se esse centro energético estiver hiperativo, você poderá se sentir extremamente emotivo. Coloque tudo em equilíbrio com a Cornalina, Calcita Laranja, Aragonita, Pedra do Sol e Olho de Tigre, as pedras da inspiração, excitação e motivação.
Chakra Básico: sinta-se sempre ancorado e aterrado com as pedras Granada, Jaspe Vermelho, Quarto Fumê, Ônix e Hematita. Use-as sobre a pele como acessórios ou tenha algumas delas espalhadas pela casa, e você começará a perceber um renovado senso de confiança.
Ver Todas as Pedras e Cristais na Loja Online
Buscando uma pedra com base na Astrologia
Quando você combina cristais com astrologia, atingimos o potencial de levar sua sabedoria interior a um nível energético totalmente novo. Neste último coquetel energético, experimente usar esses cristais em combinação com seu signo astrológico e deixe-os guiá-lo em sua jornada épica.
-
Áries
Complemente a natureza ardente e apaixonada dos arianos com a Cornalina, uma pedra solar de cor brilhante e alaranjada que aumenta a criatividade e bloqueia vibrações negativas. O Citrino também é muito favorável para o criativo e ambicioso signo, com sua capacidade de aumentar a clareza mental e o propósito.
-
Identificar e Escolher os Cristais – Touro
A Pirita traz abundância e prosperidade, o que complementa o lado prático dos taurinos. Eles também são ambiciosos e sensuais, o que torna a Cornalina também uma excelente pedra, por suas propriedades que aumentam a confiança. Como uma pedra de poder pessoal, o Peridoto ajudará o Touro a seguir o desejo que reside em seu coração.
-
Gêmeos
As propriedades do Quartzo Fumê ajudam a manter em equilíbrio a personalidade dinâmica de Gêmeos, conectando o signo ao seu Eu Superior. Já uma pedra do Chakra Cardíaco, a Jade traz harmonia à mente e emoções, que tendem a oscilar bastante de sérias e super expansivas.
-
Câncer
A sonhadora e mágica Pedra da Lua pode ajudar a destacar a natureza sensível e intuitiva do signo de Câncer. O Jaspe Vermelho também favorecer o emotivo signo, aumentando sua resistência. A enigmática pedra Abalone reconecta esse amoroso representante do zodíaco com as marés do oceano.
-
Identificar e Escolher os Cristais – Leão
O orgulhoso Leão adora ser o centro das atenções, e é por isso que a Granada é uma excelente pedra — acende a paixão ardente no coração desse signo insaciável. O Olho de Tigre manifesta sentimentos de confiança e força interior, enquanto a Cornalina aumenta a criatividade e o poder pessoal.
-
Virgem
Inteligente e minucioso, o virginiano receberá uma dose extra de confiança e determinação com o Jaspe Vermelho, que possui um forte efeito estabilizador e de aterramento no Chakra Básico. Esse também é um signo que tende a ser excessivamente crítico, e por isso poderá usar uma Cianita para equilibrar esses impulsos. Como amuleto de boa sorte, você pode usar uma Jade, que traz abundância e prosperidade.
-
Libra
Para os librianos, Lápis Lazúli auxilia na tomada de decisões, o que faz com que o signo permaneça focado, mesmo quando várias direções chamam a sua atenção. Os librianos buscam harmonia, e por isso o Citrino é muito benéfico — acrescentando um raio de Sol e otimismo ao espírito. A Labradorita também pode ser muito útil para proteger o signo de vampiros energéticos.
-
Escorpião
Um tanto quanto sombrio e imprevisível, o Escorpião precisa de pedras calmantes como a Ametista para equilibrar as emoções. A Malaquita também pode ajudar a acelerar a cura emocional, enquanto o Citrino traz um impulso de luz e alegria ao Chakra Cardíaco.
-
Identificar e Escolher os Cristais – Sagitário
A mente curiosa desse signo pode se beneficiar com uma dose de Bronzita em sua vida, especialmente por sua energia intensa, que incentiva transformações espirituais. A energia de aterramento e estabilidade do Citrino também ajuda o signo de Sagitário a se reconectar com suas raízes.
-
Capricórnio
Ambicioso e determinado, esse signo precisa de uma energia que estimule sua força vital, como a Granada, uma pedra vermelha que revigora o Chakra Básico. A qualidade etérea da Azurita também ajuda a equilibrar a natureza às vezes excessivamente prática e conservadora dos capricornianos.
-
Aquário
Sociável signo de Ar, os aquarianos podem de divertir com a Água-Marinha, uma pedra que impulsiona o espírito de comunidade, incentivando uma comunicação clara e eficaz. A natureza teimosa desse signo também pode se beneficiar com o Jaspe Amarelo, que ajuda a cicatrizar velhas feridas emocionais, as quais estão bloqueando o Chakra Cardíaco.
-
Identificar e Escolher os Cristais – Peixes
Um signo de água como Peixes poderá se conectar à Água-Marinha, que estimula o Chakra Cardíaco. Para os mais sensíveis, a Crisocola trabalha as questões do coração, pois encoraja a expressão das emoções. A Ametista também é uma ótima aliada para rejuvenescer o espírito.
Encontrando uma pedra baseada na intuição
No processo de cura com cristais, costuma-se dizer que a pedra o encontra, e não o contrário. Às vezes, a maneira mais fácil de encontrar o melhor cristal para suas necessidades é seguindo sua intuição.
Se os seus olhos forem atraídos por um cristal específico, você poderá se surpreender ao descobrir que suas propriedades curativas são exatamente as que você precisa na sua vida.
Saiba mais :