Como usar a inteligência emocional no trabalho
Todos já conhecemos um pouco da definição de inteligência emocional. Ela refere-se à capacidade de uma pessoa gerenciar e controlar suas emoções e possuir a capacidade de controlar as emoções dos outros também. Em outras palavras, eles também podem influenciar as emoções de outras pessoas. São pessoas emocionalmente bem resolvidas e capaz de aplicar várias atitudes emotivas à sua vida cotidiana.
Por que a inteligência emocional é importante para no trabalho?
A inteligência emocional é uma habilidade muito importante no ambiente de trabalho, especialmente nos espaços com muitas pessoas. Tem ainda um papel muito importante nos cargos de liderança. Alguns estudos referem que a inteligência emocional possui cinco elementos principais a serem aplicados no seu trabalho, tais como: autoconsciência, auto-regulação, motivação, empatia e habilidades sociais.
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Os 5 elementos da inteligência emocional para ser um líder
Vamos entender cada um desses elementos ao detalhe.
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O que é autoconsciência?
Se você tiver consciência do que está acontecendo, estará em uma posição melhor para entender os outros e afetar as pessoas ao seu redor. Isso também significa que você está ciente de seus pontos fortes e fracos. Quando sentir raiva, segure esse sentimento e pense no que o deixou tão zangado. Escrever um diário sempre que tiver tais sentimentos também pode ajudar.
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O que é autorregulação?
A autorregulação é o elemento da inteligência emocional em que você pensa antes de falar. É um aspecto importante onde você pode se controlar. Isso impactará os outros de maneira positiva e não negativa. Seja responsável, caso cometa um erro, e tente manter a calma em todas as situações.
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O que é motivação?
Quando você estiver motivado para realizar uma série de tarefas, estará em uma posição melhor para influenciar os outros. Trabalhe sempre rumo aos seus objetivos de forma consistente. Mostre a seus funcionários como o trabalho é realizado e conduza o exemplo. Mesmo que você se depare com um desafio, tente encontrar algo bom sobre a situação.
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O que é empatia?
Quando você é capaz de se colocar no lugar do outro e pensar em uma situação como se você sua, isso é conhecido como empatia. Todos os líderes bem-sucedidos devem saber simpatizar com os outros, se você quiser conquistar o respeito deles.
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O que são habilidades sociais?
O último elemento são as habilidades sociais e é um dos mais importantes. As habilidades sociais na inteligência emocional têm a ver com comunicar o seu ponto de vista. Você deve ser capaz de construir um relacionamento com os outros, o que torna o relacionamento mais confortável.
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