Inverno: veja como manter os cabelos perfeitos na estação mais fria do ano
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Hair Stylist explica como combater o ressecamento nesse período
Samira Paiva, de AnaMaria Digital
Você sabia que a chegada do inverno pode significar mudanças para os nossos cabelos? Isso porque, com os baixos níveis de umidade no ar, água quente no banho e a constante necessidade de utilizar o secador para evitar aquele resfriado, os cuidados com os fios, por vezes, são deixados de lado por algumas mulheres.
Mas isso tem seu preço: pontas secas, opacidade e raiz oleosa são apenas alguns dos sinais de que as quedas nas temperaturas estão afetando as suas madeixas. Portanto, é necessário ter em mente que, para mantê-las sempre nutridas, fortes e com aquele aspecto saudável, alguns cuidados são indispensáveis.
Se, assim como outras mulheres, você fica confusa em como manter os fios sempre perfeitos na época mais fria do ano, fique ligada nessas cinco dicas que nós e Luiz Cintra, Hair Stylist no The Art Salon, separamos para você.
Cuidado com a água quente
Quem aí não adora usar e abusar da água quentinha durante o inverno? Sem dúvidas, o banho pode ser um dos momentos mais relaxantes do dia quando se trata de uma época tão gelada como essa. Tenha cuidado, porém, pois a alta temperatura do chuveiro pode danificar, e muito, os cabelos. Isso porque, além de tirar as impurezas, a água quente acaba removendo outros nutrientes necessários para a manutenção do fio.
“A temperatura muito quente é a verdadeira vilã. Conforme a água esquenta o fio do cabelo, essa temperatura vai aumentando e isso faz com que a cutícula do cabelo, que é a fonte do calor e responsável por essa abertura, vá se abrindo. E, conforme você vai lavando, além de tirar as impurezas do cabelo, como a sujeira, oleosidade e poluição, você acaba perdendo um pouco mais das vitaminas, dos minerais, da queratina e da composição do cabelo em si. Além dos pigmentos e da coloração, é claro”, explica o profissional.
Mas, fique calma! Não é preciso abrir mão completamente da água quente, afinal, no frio isso é quase impossível. No entanto, Cintra sugere um bom truque que você pode aplicar quando estiver finalizando o banho: se possível, para dar aquela última enxaguada no cabelo e tirar o excesso do condicionador, o ideal seria conseguir deixar uma temperatura um pouquinho mais para o morno, não tão quente.
“Isso é uma pequena contribuição, mas que é válida para você não finalizar o cabelo e ficar com aquela temperatura quente por muito tempo”, explica.
De olho na periodicidade
“Hoje não dá mais tempo, amanhã eu lavo!” Quem nunca usou essa frase em um dia corrido ou até mesmo de preguiça? O que você precisa entender é que os cabelos necessitam de uma boa periodicidade para serem higienizados, pois, uma vez sujos por muito tempo, podem desenvolver patologias, como caspa e oleosidade.
“Eu sempre aconselho lavar o cabelo de três a quatro vezes na semana, isso vai dar, aproximadamente, dia sim outro não. Talvez o dia que você fique mais tranquila, não faça nenhum exercício físico ou nem saia muito, dá para ficar dois dias sem lavar”, propõe Cintra.
Além disso, o Hair Stylist ressalta a importância de buscar um profissional adequado, que indicará os melhores produtos para o seu tipo de fio: “Para cada tipo de cabelo é indicado um tipo de shampoo, então o mais interessante é fazer uma consulta com seu cabeleireiro para ele ver a real necessidade do seu couro cabeludo e do fio”.
Basta passar o shampoo duas vezes durante o banho, de acordo com qual o seu tipo de cabelo. “Assim, você terá um equilíbrio legal, deixando ele limpo, mas sem exagerar na limpeza do couro cabeludo”, ressalta.
Tente um shampoo a seco
Sabe quando o cabelo acorda naqueles dias e você quase não tem tempo para arrumá-lo? Para essas ocasiões, temos o tão querido shampoo a seco, uma nova opção que virou febre entre as mulheres e promete resultados exuberantes, que disfarçam o aspecto oleoso e sujo dos fios. Ele nada mais é que um shampoo em forma de spray, cujo objetivo é devolver a maciez, brilho e movimento das madeixas sem, necessariamente, passar por uma lavagem.
Apesar de ser prático para o dia a dia, Cintra pontua que ele não substitui a higienização completa: “Indico ele para ser usado de forma esporádica. Em alguma eventualidade, por exemplo, se você precisa ir para algum lugar de última hora ou um evento que não vai ter tempo de levar o cabelo, aí você faz o uso desse artifício”.
O produto vai te ajudar a prolongar a lavagem por mais um ou dois dias, dependendo do seu tipo de cabelo, mas não é para exagerar na dose. “A boa lavagem no chuveiro é a mais indicada mesmo”, diz o Hair Stylist.
Para aplicá-lo, basta separar o cabelo em algumas mechas e vaporizar o produto a uma distância de aproximadamente 25 centímetros de distância da cabeça. Em seguida, você deve aguardar de dois a cinco minutos para, enfim, fazer a escova.
Use acessórios com moderação
Quem não adora incrementar os looks de inverno com acessórios que, além de bonitos, te deixam ainda mais aquecida? Quando a proposta é essa, vale pegar alguns chapéus, toucas e até mesmo bonés que prometem trazer estilo ao visual. Só que esses itens devem ser usados com moderação para não danificar ou até mesmo quebrar os fios do cabelo.
“O uso esporádico de uma touca, chapéu ou algum acessório do tipo não vai atrapalhar, por exemplo, o crescimento do cabelo. Seu uso excessivo e, principalmente, com o cabelo molhado, porém, pode dar um pouquinho de dor na cabeça, abafar e ajudar na criação de fungos, caspas, descamações e também aumentar a oleosidade do fio”, explica o profissional.
Ou seja: o uso esporádico é tranquilo, mas tem que tomar cuidado com o uso excessivo e de forma nenhuma usar com o cabelo molhado, viu!
Não deixe o protetor térmico de lado
Não é segredo para ninguém que, por vezes, o secador foi considerado um grande inimigo dos fios, devido a sua alta temperatura. No entanto, vez ou outra você precisa fazer o uso desse acessório no inverno, afinal, ninguém quer dormir de cabelos molhados, não é mesmo? Assim, para que você possa usá-lo de maneira adequada e sem agredir as madeixas, surgiram os protetores térmicos, cujo intuito é ajudar a preservar a estrutura e saúde dos fios.
Cintra ressalta que seu uso, seja para secar os cabelos ou modelá-los com chapinha e secador, é indispensável no dia a dia, seja para agilizar ou deixar o cabelo mais bonito. “Atualmente, temos muitos finalizadores que são protetores térmicos, os chamados leave-in, que, além de proteger do calor, proporcionam ao fio brilho e maciez”, lembra Cintra.
Além disso, fique atenta com a forma de manusear o secador. O legal é não deixá-lo tão perto do couro cabeludo para evitar queimaduras e até mesmo ressecamento dos fios. “Então, o legal é você cuidar bem do seu cabelo, hidratar e usar esses protetores térmicos. Além disso, é importante usar o secador de forma correta, sempre respeitando uns dez centímetros do fio e não deixar ele muito quente perto do cabelo e na mesma mecha sem mexer”, propõe o profissional.
Hidratação é indispensável
Seja em algum tipo de cronograma capilar ou no dia a dia, a hidratação é e deve ser considerada uma etapa importantíssima no momento da lavagem dos fios. Especialmente para as madeixas com coloração e mechas, esse cuidado devolverá a umidade e oleosidade que suas pontas tanto necessitam, tirando aquele aspecto de ressecamento.
“A hidratação nos fios é recomendada como se já fosse um hábito semanal. Eu digo isso, porque a cliente precisa dar uma assistência e usar uma máscara de tratamento em casa, além de lavar e condicionar o cabelo de forma coerente com o seu tipo de cabelo”, afirma o Hair Stylist.
Para Cintra, o ideal é manter os cuidados em casa, mas sem deixar de lado os tratamentos profissionais do salão de beleza: “O interessante é ela ir ao salão de uma a duas vezes por mês também, mas isso vai depender do tipo de cabelo, é claro. Geralmente, uma mulher com luzes e coloração precisa de mais cuidados do que uma pessoa que tem o cabelo natural, por exemplo, mas as duas necessitam de cuidados”.
Saiba mais :