Jambo, uma fruta sagrada gerada pela Árvore da Vida
Muitos pensam que o jambo é um fruto tipicamente brasileiro. Muito popular nas regiões nordeste do País, é uma fruta bastante conhecida pela população do Brasil, mas a origem dessa planta é de outro continente. O jambo (syzygium cumini) foi trazido pelos portugueses na época das grande navegações, durante as viagens entre a América e a Ásia. De origem indiana, ele tem uma importância que vai além de dar energia aos nossos corpos. Além de ser um ótimo alimento, com muitas vitaminas e benefícios para a prevenção do envelhecimento precoce, essa fruta faz parte da cultura sagrada da Índia e é um dos símbolos da origem da vida no universo.
Jambo, um símbolo sagrado
A cultura da Índia antiga denominava o nosso mundo como Jambudvīpa, que significava “ilha do jambū”. Mas a importância dessa planta para a cultura indiana vai além, na cosmologia é considerado que o centro do mundo é o Monte Meru, Tibete, e que no topo dessa montanha sagrada está a grandiosa Árvore da Vida, o jambo.
Com isso, o jambo não é somente o Eixo do Mundo é a Árvore da Origem da Vida. O fruto produz o suco que gera um grande rio que escorre pelo Monte Meru e alimenta os mares do mundo. Assim, o jambo é o que forma a origem da vida no mundo, desde as plantas aos animais. O significado desse rio, chamado de Jambūnādī, para a cultura indiana é que ele representa o conhecimento. O movimento das águas é o símbolo das atividades da vida e sua Inteligência Ilimitada, que se manifesta em todas as formas da natureza. Em parte do Rāmāyāṇa, o grande livro épico hindu de poemas do escritor Valmiki – com vinte e quatro mil versos, o exílio de Sītā, Rāma e Lakṣamaṇa vivido na floresta, que durou quatorze anos, eles conseguiram sobreviver comendo apenas o fruto do jambo. Por isso, essa planta também é conhecida como a “Árvore dos Deuses”.
Com essas associações de Origem da Vida e Árvore dos Deuses, na Índia antiga a cor da fruta do jambo era considerado um padrão de beleza. A cor do jambo era a cor do que era belo, de tudo o que é atraente e da graça. Isso se mostra ainda mais quando vemos as representações de Śrī Rāma e do outro deus hindu Śrī Kṛṣṇa. Em ambos a da sua pele é representada pela cor da fruta do jambo.
Saiba mais :