Os jogos mentais das mulheres inseguras
A insegurança muitas vezes leva as mulheres a agirem de forma irracional ou problemática. Em muitos casos, isso pode se tornar patológico. Os jogos mentais de pessoas inseguras nem sempre são óbvios, mas eles podem ser identificados e consertados.
O mais importante é prestar mais atenção quando alguém aparece e nas suas ações, pois com um olhar atento você pode descobrir outras atitudes que lhe indicarão que é uma pessoa insegura. Reconhecer com que tipo de pessoa você está lidando é fundamental para saber como agir em relação a ela.
Clique Aqui: Os jogos mentais dos homens inseguros
Como funcionam os jogos mentais das mulheres inseguras?
-
Manipulação emocional
As mulheres inseguras precisam ter controle sobre as emoções das outras pessoas ao seu redor. Para isso, muitas vezes usam certas ferramentas, como vitimizar-se e culpar os outros pelo seu sofrimento.
Em última análise, elas tentarão o tempo todo manter os outros focados nelas e nos seus dramas, porque não confiam no seu próprio valor.
-
Uso da sua beleza física como ferramenta
Muitas vezes as mulheres mais bonitas são as menos confiantes, e isto não é mera coincidência. É que muitas mulheres inseguras cuidam demais de sua aparência física porque não confiam em suas outras qualidades pessoais. Portanto, é comum que estas pessoas procurem valorizar mais a sua beleza física para chamar a atenção e serem olhadas.
Claro que uma mulher que cuida de si mesma não significa que ela tenha problemas de auto-estima. Mas quando o interesse em parecer bem e atrair as pessoas ao seu redor com seu físico é muito evidente, ela pode esconder alguém muito inseguro por trás disso tudo.
-
Agir de uma forma extremamente maternal
Outro jogo mental usado por mulheres inseguras é tornar-se um pouco mãe de todos, especialmente quando estão em um relacionamento. Isso é freqüentemente chamado de Síndrome de Wendy, e envolve mulheres que se tornam extremamente superprotetoras.
No final, a sua insegurança as leva a acreditar que, para manter as pessoas ao seu lado, eles devem cuidar delas o tempo todo. Elas criam um vínculo que se baseia mais na necessidade do que no afeto, e isso nunca será completamente saudável, nem para elas, nem para as pessoas que estão no relacionamento.
-
Controle com a desculpa do cuidado
Em relação ao ponto anterior, como parte dos jogos mentais das mulheres inseguras, geralmente aparece o controle das outras pessoas escondido por trás dos cuidados. Assim, com a desculpa de fazer coisas para o bem do outro, elas procuram ter total controle sobre suas ações.
Quando isto ocorre na dinâmica maternalista, isto pode passar despercebido, especialmente para o casal que se acostuma a estar sob os “cuidados” da mulher insegura.
Como agir diante dos jogos mentais das mulheres tóxicas?
O mais importante ao detectar alguns desses jogos mentais, é entender o que as torna inseguros. Uma vez identificado o problema, você verá que é possível trabalhar sobre isso. Muitas vezes é necessário o auxílio de um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra. Alguns desses jogos são baseados em traumas passados e precisam de ajuda para serem curados. Mas é claro, a pessoa que tem esse problema é quem deve tomar a decisão de mudar no final das contas.
Portanto, se uma mulher insegura é identificada em alguma dessas atitudes, a primeira coisa a fazer é abrir um canal de diálogo sobre o que está acontecendo e buscar soluções.
Saiba mais :