4 jogos psicológicos que fazemos inconscientemente
Desde a antiguidade, grandes pensadores já se inquietavam sobre a mente e como defini-la, sobretudo as suas funções. Mas, você já ouviu falar sobre os jogos psicológicos que ela realiza por si só?
Jogos psicológicos: de onde nascem?
O nosso cérebro, hoje em dia, está acostumado a fazer diversas tarefas, sobretudo as que envolvem a procrastinação. Na maioria dos casos, ele também nos engana.
“É a própria mente de um homem, e não seu inimigo ou adversário, que o seduz para caminhos maléficos”
Conheça abaixo 4 jogos psicológicos que fazemos sem nos darmos conta:
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Efeito Google
Esse jogo psicológico funciona como uma memória externa que temos. Hoje, como a busca on-line é muito mais fácil, o nosso cérebro se adequa diferentemente. Para informações mais simples, acabamos esquecendo devido à facilidade com a qual a conseguiremos pela internet.
Assim, esquecemos às vezes o nome de um amigo de longa data pois podemos lembrá-lo facilmente entrando no Facebook.
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Efeito Déjà-vu
Vindo diretamente do francês, que significa “já visto”. Este efeito acontece – ainda misteriosamente – quando temos uma espécie de visão ou premonição de algo que já fizemos ou que já vimos antes. Na maioria dos casos, a gente nem se lembra do porquê pensamos nisso, visto que na maioria das vezes a gente nunca passou por aquele lugar ou nunca fez tal coisa!
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Efeito Líder de Torcida
Quando vemos uma pessoa com alguém mais bonito ou no meio de pessoas bem aparentadas, o nosso cérebro naturalmente acha que essa pessoa também é bonita ou também sabe se vestir bem. Essa é mais uma artimanha para não cairmos no estereótipo de que pessoas bonitas só andam com pessoas bonitas e pessoas feias vivem em meio aos feios. Essa binaridade é um dos jogos psicológicos mais perigosos e que mais nos atinge.
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Efeito Propaganda
Esse é talvez um dos mais tristes porque nos dias de hoje vem sendo muito persuasivo para com as nossas crianças, com o futuro de nossa nação.
Acontece quando o nosso cérebro absorve positivamente algum produto que vemos na TV ou em outras mídias. Pelo modelo que o apresenta estar sorrindo e ser bonito, acreditamos que aquele produto é bom e será útil em nossa vida. Entretanto, boa parte das propagandas que vemos não nos acrescentam em nada, nada além de um cartão estourado e de síndromes consumistas.
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