A jornada das mães solo: apoio espiritual para mães que criam seus filhos sozinhas
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Na busca pela perfeição na vida das mães solo, o apoio espiritual se faz necessário
Não há nada tão desafiador que a sensação de abandono e não pertencimento. As decisões seguem sem rumo, como se estivéssemos apenas sobrevivendo – a viver de fato. Segundo pesquisas realizadas em maio de 2023, cerca de 11 milhões de mulheres são mães solo no Brasil – ou seja, se responsabilizam, sozinhas e integralmente, pela criação de seus filhos.
Quando pensamos nessa dinâmica, não imaginamos tudo que está por trás: os medos, as culpas, o equilíbrio da vida financeira, as inseguranças, a falta de confiança – uma vez que foi confiado em outro alguém a entrega, o amor, a reciprocidade e, não houve o retorno disso tudo. Sem falar, é claro, das inúmeras desistências da sua própria vida pessoal em prol do bem-estar e da qualidade de vida da criança. Mas, se pensarmos de forma um pouco maior, devemos culpabilizar o destino, as circunstâncias ou é respirar fundo e seguir em frente?
Apoio espiritual em quatro passos para mães solo
Segundo pregam algumas religiões, o fato de acreditarmos que “o fardo só é maior para quem consegue carregar” vem gerando uma legião de mães solitárias exaustas. E isso não tem nada a ver com fraqueza – mas, talvez, exista sim, uma falta de entendimento da sociedade que elas merecem sim, cair e levantar, quantas vezes forem necessárias. Com isso, nos dias atuais, a busca pelo autoconhecimento e por uma espiritualidade mais independente está cada vez mais presente.
Ferramentas e rituais (momentos de conexão divina) entram cada vez mais na realidade de uma busca pelo conforto e acolhimento que, muitas vezes, não são encontrados entre amigos, família e comunidade. Tirar um tempo no dia para encontrar apoio espiritual vem se tornando cada vez mais uma prática que pode contribuir para uma saúde mental e emocional mais saudável.
Meditar
Desligar a mente para se concentrar no aqui e agora faz com que tenhamos a verdadeira noção do que estamos vivenciando. Pensar demais no passado, buscar respostas que não existem ou projetar demais o futuro só aumenta a sensação de desespero e de falta. Colocar uma música calma e analisar o que se pode fazer hoje, somente, é essencial para darmos um passo de cada vez em tudo – além, é claro, de ouvir o que a intuição quer dizer.
Conexão com o divino
Seja acendendo uma vela para o anjo da guarda ou conversando com uma força superior, seja ela qual for e da maneira que for, é um ato de crença e coragem. Pedir ajuda não é fraqueza – e quando estamos nessa força, não há nada que pare uma mulher com fé. Por isso, seja uma vez por dia ou por semana, separe um momento para entregar seus pedidos e agradecimentos, pois eles serão atendidos e aceitos no tempo correto.
Rituais de autoestima
É um fato dizer que mães solo sempre acabam se deixando para depois ou por último na lista enorme de prioridades. Mas, a verdade é que isso precisa mudar de forma urgente, é essencial a mãe ter um momento de autocuidado com ela. Fazer pequenos rituais, como executar algo que goste e que se sinta bem, mostra que não está se deixando para depois. É possível se cuidar, se amar e se acolher, apesar da rotina desgastante.
Reprogramação
É muito comum entre as mães solo a culpabilização de tudo que acontece, além do excesso de autocrítica na maternidade. Parece que nunca é suficiente, nunca é o melhor. Porém, por mais que se queira sempre o melhor, existe aquela voz interior que não cansa de alertar sobre os erros, principalmente. Esqueça. Fazer o que é possível, dentro das condições que possui é o verdadeiro sentido que pode ser dado. Por isso, sempre que for necessário, respire fundo e tente manter a mente equilibrada para que não haja enganos sobre si mesma.
Saiba mais :